Unidade Curricular:Código:
Avaliação do Estado Nutricional I845AEN1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
De acordo com os descritores de Dublin e as competências A a H do perfil de competências do nutricionista (Ordem dos Nutricionistas, 2016), pretende-se que o aluno:
- adquira conhecimentos e ferramentas úteis para a avaliação nutricional de populações saudáveis, de forma a mostrar que compreende a interacção entre alimentação e saúde;
- adquira conhecimentos que permitam a aquisição de competências em avaliação do estado nutricional, que para além de residirem no domínio dos conceitos e das técnicas, implicam o rigor e a conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos;
- realize a avaliação do estado nutricional de forma válida e fiável.
- desenvolva um espírito crítico.
Conteúdos Programáticos:
Composição corporal. Avaliação bioquímica. Avaliação clínica. Trabalho multidisciplinar.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A UC tem uma carga horária semanal correspondente a uma aula teórica e uma aula de prática-laboratorial (PL) de 90 minutos.
Nas aulas teóricas serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos, que serão retomados posteriormente nas aulas práticas.
As aulas práticas terão essencialmente características de seminário e de prática em forma de grupo, onde serão retomados, analisados com mais pormenor e discutidos com os alunos, os aspectos que foram objecto de informação nas aulas teóricas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A componente teórica tem por base a exposição das matérias. Os estudantes serão convidados a contribuir. Com atividades “hands-on” e intenso trabalho laboratorial será efetuado treino de manipulação do equipamento, de reconhecimento de sinais e de sintomas de alterações do estado nutricional e de opção pelas metodologias mais apropriadas. Os conteúdos serão alvo de avaliação contínua quer na componente teórica, quer na componente prática. Testes escritos e testes práticos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas PL reforçarão e permitirão complementar os conteúdos programáticos leccionados nas sessões teóricas, através de situações práticas na forma de trabalho de grupo de 3 alunos. Os conteúdos serão alvo de avaliação contínua quer na componente teórica, quer na componente prática.
Bibliografia:
- Lee R, Nieman DC (2013). Nutritional assessment. MacGrow Hill, New York. ISBN: 978-007-132636-0.
- Stewart AD et al. (2011). International standards for anthropometric assessment. The International Society for the Advancement of Kinanthropometry. Lower Hutt, New Zealand. ISBN: 0-620-36207-3.
- Silva MRG. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal – 3ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. Porto.
- Artigos científicos facultados nas aulas.
Docente (* Responsável):
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)
Rita Guerra (ritaguerra@ufp.edu.pt)