Unidade Curricular:Código:
Avaliação do Estado Nutricional I1080AEN1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
OA1 - Adquirir conhecimentos e competências necessários para a avaliação antropométrica, da composição corporal e bioquímica de populações saudáveis.
OA2 - Adquirir competências em avaliação do estado nutricional, que para além de residirem no domínio dos conceitos e das técnicas, implicam o rigor e a conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos.
OA3 - Realizar a avaliação do estado nutricional de forma válida e fiável.
OA4 - Desenvolver um espírito crítico e aberto à mudança e a capacidade de trabalhar em grupo.
Conteúdos Programáticos:
CP1 - Antropometria: a. Uso e interpretação de indicadores antropométricos: normalidade vs. desvios à normalidade, O seu significado biológico e associação com a saúde; b. Utilidade, vantagens e limitações da antropometria na avaliação do estado nutricional; c. Indicadores antropométricos em subgrupos da população: adultos, crianças (nomeadamente curvas de crescimento) e grávidas.
CP2 - Avaliação da composição corporal - modelo dos dois, três e quatro compartimentos: a. Antropometria; b. Outros métodos de mediação da composição corporal como DEXA e bioimpedância; c. Utilidade, vantagens e limitações dos diferentes modelos e métodos.
CP3 - Avaliação bioquímica: a. Indicadores bioquímicos do estado nutricional; b. Indicadores bioquímicos para micronutrientes.
CP4 - Avaliação clínica em indivíduos saudáveis.
CP5 - Trabalho multidisciplinar e interação com outros profissionais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1 - Antropometria. Visa atingir todos os OA.
CP2 - Avaliação da composição corporal. Visa atingir todos os OA.
CP3 - Avaliação bioquímica. Visa atingir todos os OA.
CP4 - Avaliação clínica em indivíduos saudáveis. Visa atingir OA3.
CP5 - Trabalho multidisciplinar e interação com outros profissionais. Visa atingir OA4.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado aos alunos.
M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirão como ferramenta de ensino-aprendizagem.
M3 - Método expositivo nas aulas teóricas.
M4 - Método demonstrativo e interrogativo nas aulas práticas.
M5 - Aplicação das técnicas de avaliação do estado nutricional em grupo e análise do desempenho dos alunos.
Avaliação:
Componente teórica (80% da nota final):
• 2 provas de avaliação sumativas, ambas com ponderação de 40% da nota final;
• O aluno deverá obter média final igual ou superior a 9,5 valores.
Componente prática (20% da nota final):
• Desempenho na interpretação e aplicação das técnicas de avaliação;
• O aluno deverá obter classificação igual ou superior a 9,5 valores.
A percentagem mínima de frequência nas aulas é a estabelecida no Regulamento Pedagógico.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado aos alunos. Para prossecução de todos os OA. M2 - O material disponibilizado servirá de apoio para os estudos baseados em problemas que se introduzirão como ferramenta de ensino-aprendizagem. Para prossecução de todos os OA. M3 - Método expositivo nas aulas teóricas. Para prossecução de todos os OA. M4 - Método demonstrativo e interrogativo nas aulas práticas. Para prossecução de todos os OA. M5 - Aplicação das técnicas de avaliação do estado nutricional em grupo e análise do desempenho dos alunos. Para prossecução de todos os OA. A. Aulas Teóricas A1. Descrição: Exposição, na forma de “lectures”, dos conteúdos programáticos com base na literatura científica atual. O pensamento crítico dos alunos é incentivado, através da colocação de questões, assim como, a expressão fundamentada das suas opiniões. A2. Objetivo: Fornecer informação e conhecimento científico para o desenvolvimento das competências da unidade curricular. A aplicação das metodologias de ensino adotada para a componente teórica visa a aquisição e consolidação de conhecimento no domínio técnico-científico da unidade curricular, a melhoria da capacidade de aplicação dos conceitos à resolução de problemas práticos e a orientação do aluno para a aprendizagem autónoma. B. Aulas Práticas B1. Descrição: Interpretação e aplicação de técnicas de avaliação do estado nutricional em situação de grupo e individualmente. B2. Objetivo: Desenvolver aprendizagens práticas, através da avaliação do estado nutricional de indivíduos saudáveis, tendo em consideração os indicadores e técnicas internacionalmente recomendadas. Incentivar a análise crítica dos resultados sustentada na literatura científica atual. Estimular hábitos de autoaprendizagem e desenvolver o espírito de trabalho em grupo/equipa. Deste modo, a interligação e complementaridade entre as componentes desta unidade curricular proporcionam um balanço ajustado entre os princípios teóricos e a sua aplicação prática, permitindo o desenvolvimento integrado de aptidões e competências na área da Avaliação do Estado Nutricional. A abordagem dos conteúdos programáticos, articulando momentos de intervenção estruturada por parte da docente com períodos de apreciação dos alunos em torno das questões em estudo e, de trabalho individual, pretende acentuar o facto de o desenvolvimento de aptidões e competências ser um processo holístico e contínuo de aprendizagem com um forte contributo de empenho e reflexão pessoal. Adicionalmente às horas de contacto previstas, o processo de aprendizagem pode ser orientado presencialmente pelas docentes nos seus horários de atendimento, ou utilizando as ferramentas de comunicação digital institucionais (i.e., e-mail/e-learning).
Bibliografia:
• Nieman D. Nutritional Assessment. MacGraw Hill, New York, 2019 (7th edition). ISBN10: 0078021405; ISBN13: 9780078021404
• Stewart AD et al. International standards for anthropometric assessment. The International Society for the Advancement of Kinanthropometry. Lower Hutt, New Zealand, 2011. ISBN: 0-620-36207-3.
• Silva MRG. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal – 3ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. Porto.
• Frisancho AR. Anthropometric standards: an interactive nutritional reference of body composition for children and adults. Ann Arbor, 2008. ISBN: 978-0-472-11591-4.
• Heymsfield S. Human body composition. 2nd ed. Human Kinetics, 2005. ISBN 0-7360-4655-0.
• Heyward VH, Wagner DR. Applied body composition assessment. 2nd ed. Human Kinetics, 2004. ISBN 0-7360-4630-5.
• Artigos científicos, ou outra documentação, recomendados pelas docentes com particular relevância para o programa da unidade curricular.