Unidade Curricular:Código:
Toxicologia e Análises Toxicológicas I844TAT1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo desta unidade curricular é dotar os alunos de conhecimentos sobre os parâmetros da avaliação de risco dos xenobióticos, a importância da toxicocinética e dos fatores que a condicionam na atividade biológica dos xenobióticos, os principais mecanismos de toxicidade dos xenobióticos nos sistemas vivos e os ensaios in vivo e in vitro empregues na avaliação da toxicidade de fármacos e outros agentes tóxicos. Pretende-se que o aluno desenvolva o espírito crítico e reflexivo e adquira competências que permitam a atualização e o progresso no domínio científico e sua aplicação prática. Na componente prática-laboratorial pretende-se que o aluno desenvolva a capacidade de trabalho em equipa, o espírito científico e crítico e a destreza na execução e discussão dos protocolos laboratoriais.
Conteúdos Programáticos:
Relação dose/resposta. Avaliação do risco e seus parâmetros (NOEL, NOAEL, LOAEL, ADI e TLV). Antagonismo, Adição, Sinergismo e Potenciação. Tolerância. Disposição dos Tóxicos: Absorção, Distribuição, Metabolismo, Excreção e Transporte. Reações de Fase I, Fase II e Fase III. Metabolismo Extra-Hepático. Toxicação e Destoxificação. Indução e Inibição Enzimática. Órgãos alvo dos xenobióticos. Mecanismos de citotoxicidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da unidade curricular traduz-se pela aquisição segmentada e orientada dos diversos conceitos em toxicologia fomentando o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de questões no âmbito da Toxicologia. A constante solicitação de atividades de cariz prático ajuda ao cumprimento dos objetivos estabelecidos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; (iii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula e (iv) apresentação e discussão de estudos de caso que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação contínua que consiste na realização de dois testes escritos na componente teórica e de um mini-teste individual, apresentação oral de artigo científico, um teste escrito individual e desempenho do aluno no laboratório na componente laboratorial.
Nota final = 60% Nota componente teórica + 40% Nota componente prática-laboratorial
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são concordantes com os objetivos da unidade curricular na medida em que procuram dotar os alunos de conhecimentos fundamentais em Toxicologia no que respeita ao seu âmbito, objetivos e metodologias adequadas à análise de potenciais tóxicos. Com a resolução de casos práticos pretende-se que o aluno desenvolva o espírito crítico e reflexivo e adquira competências que permitam a atualização e o progresso no domínio científico e sua aplicação prática. Além da bibliografia essencial em anexo, cada tópico será acompanhado por leituras específicas que serão debatidas nas aulas de modo a estimular a compreensão da problemática e formação de um espírito crítico.
Bibliografia:
1.Klaassen, C.D. (Ed.), Casarett & Doull´s Toxicology – The Basic Science of Poisons. 6th Edition, McGraw-Hill, N.Y., 2001.
2.Timbrell, J., Principles of Biochemical Toxicology. Taylor & Francis, London, 2000.
3.Williams, P.L. (et al.) Principles of Toxicology: environmental and industrial applications. 2nd Edition, John Wiley & Sons, inc.,2000.
4.Hayes, A.W. (Ed.), Principles and Methods of Toxicology. Fourth Edition. Taylor & Francis, 2001.
Docente (* Responsável):
Márcia Carvalho (mcarv@ufp.edu.pt)