Unidade Curricular:Código:
Bioquímica Aplicada248BQAP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular tem como objectivo estabelecer correlações entre o funcionamento metabólico celular e as síndromes fisiopatológicas que envolvam alterações metabólicas. É importante que os alunos sejam capazes de explicar o aparecimento de uma doença, os seus sintomas e a sua eventual interrupção pela terapêutica, segundo as leis da bioquímica.
Conteúdos Programáticos:
1. Bioquímica do Tecido Conjuntivo (Metabolismo dos ácidos urónicos; Glicosaminoglicanas; Doenças) 2. Metabolismo dos Lípidos das Membranas (Metabolismo dos fosfolípidos e esfingolípidos; Doenças) 3. Metabolismo dos Aminoácidos (Síntese e degradação de aminoácidos; Neurotransmissores; Doenças) 4. Metabolismo das Proteínas 5. Metabolismo do Ferro (Absorção intestinal de ferro; Biossíntese e catabolismo do heme; Hemoglobina, mioglobina e outras hemoproteínas; Transporte de oxigénio e de dióxido de carbono; Doenças) 6. Metabolismo dos Nucleótidos (Metabolismo dos purina-nucleótidos; Metabolismo dos pirimidina-nucleótidos; Doenças) 7. Metabolismo dos Xenobióticos 8. Enzimas 9. Vitaminas e Coenzimas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos. A unidade curricular tem como objectivo estabelecer correlações entre o funcionamento metabólico celular e as síndromes fisiopatológicas que envolvam alterações metabólicas. Os alunos deverão ter capacidade de compreensão e aquisição de conhecimentos na área da Bioquímica estrutural e metabólica.
Pretende-se também que os alunos adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. As aulas teóricas incluem ainda a discussão detalhada, com resolução de exercícios, dos principais temas, incluindo a análise de doenças de metabolismo, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis.
As aulas práticas laboratoriais incluem a execução de trabalhos práticos de aplicação dos vários conceitos teóricos.
Teórica (80%): 2 testes (50% cada); Prática (20%): 3 mini-testes (15% cada), 3 relatórios (15% cada) e desempenho em laboratório (10%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, é importante que os alunos sejam capazes de explicar o aparecimento de uma doença, os seus sintomas e a sua eventual interrupção pela terapêutica, segundo as leis da bioquímica. Sendo assim, nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Numa segunda fase, pretendem-se introduzir algumas situações clínicas relacionadas com alterações nas vias metabólicas estudadas. Para isso, as aulas teóricas incluem ainda a discussão detalhada, com resolução de exercícios, sobre os principais temas, incluindo a análise de doenças de metabolismo, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis. Pretende-se também que os alunos adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais. Sendo assim, as aulas práticas laboratoriais incluem a execução de trabalhos práticos de aplicação dos vários conceitos teóricos.
Bibliografia:
(1) Devlin, T.M., 2006. “Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations”. 6ª edição, N.Y., Wiley-Liss.
(2) Nelson, D.L.; Cox, M.M., 2013. “Lehninger Principles of Biochemistry”. 6ª edição, N.Y., W.H. Freeman and Company.
(3) Mckee, T.; Mckee, J.R., 2008. “Biochemistry: the Molecular Bases of Life”. 4ª edição, N.Y., McGraw-Hill.
(4) Berg, J.M.; Tymoczko, J.L.; Stryer L., 2006. “Biochemistry”. 6ª edição, N.Y., W.H. Freeman and Company.
(5) Leal, F.; Cardoso, I.L., 2013. “Casos Clínicos em Bioquímica”. edições UFP.
(6) Cardoso, I.L.; Leal, F., 2013. “Manual de Exercícios de Bioquímica”. edições UFP.
(7) Cardoso, I.L. et al., 2014. “Trabalhos Laboratoriais de Bioquímica”. 3ª edição, edições UFP.
(8) Leal, F.; Cardoso, I.L., 2018. “Sistema Endócrino e Patologias Associadas”. Lusodidacta.