Unidade Curricular: | Código: | ||
Química Farmacêutica II | 843QFR2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular de Química Farmacêutica II apresenta uma vertente multidisciplinar que assenta na aplicação de princípios da Química (ex. síntese orgânica, analítica, teórica e/ou química-física) ao estudo de substâncias biologicamente ativas, incluindo fármacos, produtos naturais, toxinas e drogas de abuso. A unidade curricular de Química Farmacêutica II, a qual sucede à unidade curricular de Química Farmacêutica I, pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre substâncias farmacologicamente ativas utilizadas na terapêutica atual. O seu principal objetivo é o estudo das estruturas químicas, métodos de obtenção, relações estrutura-atividade, metabolismo e aplicações de diversos grupos de fármacos. Os discentes devem adquirir as seguintes competências: - Compreender os grupos químicos precursores de um grande número de fármacos quimioterápicos (antibacterianos, antifúngicos, antivirais, antineoplásicos) e anti-hipertensores; - Compreender os princípios gerais da sua relação | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.Agentes Quimioterápicos: 1.1.Introdução 1.2.Anti-sépticos e desinfetantes 1.3.Antibacterianos de uso sistémico: 1.3.1.Sulfonamidas 1.3.2.Quinolonas 1.3.3.Antibióticos beta-lactâmicos 1.3.4.Tetraciclinas 1.3.5.Aminoglicosídeos 1.3.6.Macrólidos 1.4.Antifúngicos: 1.4.1.Antibióticos poliénicos 1.4.2.Derivados imidazólicos 1.4.3.Alilaminas 1.4.4.Equinocandinas 1.5.Antivirais: 1.5.1.Estratégias da quimioterapia antiviral 1.5.2.Classificação dos antivirais quanto à estrutura química 1.5.3.Fármacos inibidores da DNA polimerase viral 1.5.4.Fármacos anti-HIV 1.5.5.Fármacos anti-Influenza 1.6.Antineoplásicos: 1.6.1.Fármacos que atuam diretamente no DNA: 1.6.1.1.Agentes alquilantes 1.6.1.2.Agentes quelantes 1.6.2.Fármacos com intervenção na síntese do DNA – antimetabolitos 1.6.3.Fármacos com intervenção na fase mitótica 2. Agentes Anti-hipertensivos: 2.1.Modificadores do eixo renina-angiotensina-aldosterona 2.2.Diuréticos 2.3.Bloqueadores dos canais de cálcio | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos definidos para a UC de Química Farmacêutica II encontram-se objetivamente centrados nos aspetos mais relevantes da descoberta, obtenção e desenvolvimento de fármacos pertencentes a um conjunto selecionado de grupos farmacoterapêuticos, procurando compreender e refletir sobre os processos de descoberta, obtenção e desenvolvimento desses grupos de fármacos, as relações estrutura-atividade, os mecanismos de ação e os mecanismos de resistência a nível molecular. O conteúdo PL permite que o aluno adquira uma base experimental capaz de tornar possível o controlo químico de produtos farmacêuticos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica das aulas teóricas: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de alguns conceitos, orientação do estudo autónomo por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre questões atuais e pertinentes. Forma de execução pedagógica das aulas prático-laboratoriais: preparação, execução e discussão dos protocolos prático-laboratoriais previstos. Avaliação: Teórica- Dois testes de avaliação sumativa, 2 h (50% cada da classificação final). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores. Prática- Dois testes de avaliação sumativa, 2 h (30% cada da classificação final) + execução dos protocolos experimentais e preenchimento das respetivas fichas (40%). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino adotadas no processo de ensino/aprendizagem permitem uma integração plena dos conteúdos programáticos definidos para cada uma das componentes da UC (T e PL), o que se torna desejável face aos conhecimentos, aptidões e competências a adquirir. | |||
Bibliografia: | |||
1 - Patrick, G.L. An Introduction to Medicinal Chemistry, 6th Edition, Oxford, 2021.ISBN-13:978-0198749691. 2 - Avendaño C. e Menéndez, J.C. Medicinal Chemistry of Anticancer Drugs, 2nd Edition, Elsevier Science, 2015. ISBN: 9780444626493. 3 - Avendaño C. Introduccion a la Química Farmacêutica, 2nd Ed, McGraw-Hill Interamericana, 2001. ISBN-13:978-8448603618. 4 - Farmacopeia Portuguesa IX – Edição oficial, INFARMED, Lisboa, 2008. 6 - Farmacopeia Britânica, British Pharmacopoeia Organisation, Londres, 2002. 7 - Souto, R.; Pimenta, A. e Catarino, R. Manual Prático de Análise Química, 1ª Edição, Lusodidacta, 2018. |