Unidade Curricular: | Código: | ||
Química Farmacêutica I | 843QFR1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina de Química Farmacêutica I pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre substâncias farmacologicamente activas utilizadas na terapêutica actual. O seu âmbito de aplicação abrange a descoberta, desenho, identificação e síntese de compostos biologicamente activos, estudo do seu metabolismo, interpretação do seu modo de acção a nível molecular e o estabelecimento de relações estrutura/actividade. As competências a atingir com a frequência da unidade curricular são: Conhecer os aspectos teóricos de ligação fármaco-receptor e os factores que a influenciam. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conceitos básicos: droga, matéria prima, fármaco, medicamento e especialidade farmacêutica. Classificação e nomenclatura de fármacos. Aspectos teóricos da acção dos fármacos e factores que a influenciam. Farmacocinética e metabolismo de fármacos. Desenvolvimento de fármacos: isolamento a partir de produtos naturais, estabelecimento das "estruturas líder" de série e modificação molecular. Histórico, estruturas, métodos de obtenção, mecanismos de acção e metabolismo das seguintes classes de fármacos: anestésicos gerais, anestésicos locais, hipnóticos e sedativos, agentes ansiolíticos, agentes antidepressivos, anti-psicóticos, anti-convulsivos, analgésicos fortes e anti-inflamatórios não esteroides. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular são adequados ao desenvolvimento das competências objetivadas, pois são fornecidos os conteúdos teóricos para que sejam capazes de atingir os objetivos enunciados anteriormente. Procura-se, igualmente, proporcionar um balanço sólido entre os princípios teóricos e a aplicação prática das competências na área da química, focando a resolução e discussão de problemas, de forma a permitir que os alunos desenvolvam uma visão mais clara e crítica. Pretende-se ainda capacitar os alunos para o correto manuseamento de material de uso corrente em laboratório e para a execução conveniente de operações básicas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As metodologias a utilizar são os métodos expositivo e a aplicação de conceitos na resolução de problemas nas aulas teóricas. Na prática os alunos executam protocolos laboratoriais de forma autónoma. A avaliação da unidade curricular compreende uma avaliação teórica (contínua, com dois testes escritos teóricos ou por exame final), e uma avaliação prática (desempenho do aluno no laboratório, preenchimento de uma ficha de trabalho no final de cada protocolo executado, realização de um teste escrito e elaboração de um trabalho de monografia sobre uma molécula farmacologicamente ativa). A avaliação teórica requer um mínimo de 9.5 valores; a avaliação prática requer um mínimo de 9.5 valores. As notas intermédias e finais são calculadas com 1 casa decimal e depois arredondadas ao valor inteiro. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
Jie Jack Li, Medicinal Chemistry for Practitioners, John Wiley & Sons Inc, 2021 Barreiro E, Mansour Fraga C A, Química Medicinal- As Bases Moleculares da Acção dos Fármacos, ArtMed Editora, 2008- 2ª Ed Wilson and Gisvold´s Textbook of Organic Medicinal and Pharmaceutical Chemistry, Ed. J. Block, J. Beale Jr., 12th Ed, 2011 Patrick, G.L. An Introduction to Medicinal Chemistry, 6th Edition, Oxford, 2017 |