Unidade Curricular: | Código: | ||
Química Farmacêutica Orgânica I | 1202QFO1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina de Química Farmacêutica Orgânica I pretende dotar os alunos de conhecimentos sobre substâncias farmacologicamente activas utilizadas na terapêutica actual. O seu âmbito de aplicação abrange a descoberta, desenho, identificação e síntese de compostos biologicamente activos, estudo do seu metabolismo, interpretação do seu modo de acção a nível molecular e o estabelecimento de relações estrutura/actividade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conceitos básicos: droga, matéria prima, fármaco, medicamento e especialidade farmacêutica. Classificação e nomenclatura de fármacos. Aspectos teóricos da acção dos fármacos e factores que a influenciam. Farmacocinética e metabolismo de fármacos. Desenvolvimento de fármacos: isolamento a partir de produtos naturais, estabelecimento das "estruturas líder" de série e modificação molecular. Histórico, estruturas, métodos de obtenção, mecanismos de acção e metabolismo das seguintes classes de fármacos: anestésicos gerais, anestésicos locais, hipnóticos e sedativos, agentes ansiolíticos, agentes antidepressivos, anti-psicóticos, anti-convulsivos, analgésicos fortes, anti-inflamatórios não esteróides, anti-inflamatórios esteróides e hormonas esteroídicas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular são adequados ao desenvolvimento das competências objetivadas, pois são fornecidos os conteúdos teóricos para que sejam capazes de atingir os objetivos enunciados anteriormente. Procura-se, igualmente, proporcionar um balanço sólido entre os princípios teóricos e a aplicação prática das competências na área da química, focando a resolução e discussão de problemas, de forma a permitir que os alunos desenvolvam uma visão mais clara e crítica. Pretende-se ainda capacitar os alunos para o correto manuseamento de material de uso corrente em laboratório e para a execução conveniente de operações básicas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As metodologias a utilizar são os métodos expositivo e a aplicação de conceitos na resolução de problemas. A avaliação da unidade curricular integra, além de uma avaliação contínua, o desempenho do aluno no laboratório. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
Avendaño C., Introducción a la Química Farmacéutica, Mcgraw-Hill, 2004. Barreiro E, Mansour Fraga C A, Química Medicinal- As Bases Moleculares da Acção dos Fármacos, ArtMed Editora, 2001 Wilson and Gisvold´s Textbook of Organic Medicinal and Pharmaceutical Chemistry, Ed. J. Block, J. Beale Jr., 2004 Patrick G. L., An Introduction to Medicinal Chemistry, 3rd Ed, 2005, Oxford University Press Andrejus Korolkovas, Joseph H. Burckhalter, Química Farmacêutica- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1988 Thomas, Gareth, Fundamentals of Medicinal Chemistry, Wiley, England, 2003 Patrick, Graham, An Introduction to Medicinal Chemistry, Oxford University Press, 1995 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carla Matos (cmatos@ufp.edu.pt) Rita Catarino (ritacat@ufp.edu.pt) |