Unidade Curricular:Código:
Química Física843QF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina de Química-Física tem como objectivo a promoção do conhecimento das diferentes abordagens quantitativas para o estudo de problemas químicos, recorrendo para isso a modelos e postulados. Adicionalmente, pretende-se aplicar os conhecimentos da química-física ao estudo dos vários sistemas químicos, com destaque para os sistemas biológicos e bioquímicos. Nesta disciplina, incidir-se-á mais na compreensão dos fenómenos físicos do que no desenvolvimento dos modelos matemáticos implícitos, pelo que se dará mais destaque às aplicações nos sistemas químicos e bioquímicos. Nesse sentido, deverão os alunos desenvolver uma mentalidade crítica em relação a diferentes conceitos por forma a valorizar a sua correcta utilização e entendimento, noutros blocos de aprendizagem e no futuro exercício profissional.
Conteúdos Programáticos:
Termodinâmica
Conceitos básicos
Linguagem termodinâmica
Tipos de sistemas e fronteiras
Princípio zero da termodinâmica.
As leis de Boyle, de Charles e Gay-lussac e dos gases perfeitos.
Primeira Lei da Termodinâmica
Trabalho e Calor
Trabalho de expansão reversível e irreversível.
Primeira lei da Termodinâmica.
Capacidades Caloríficas
Termoquímica
Segunda Lei da Termodinâmica
Variações de Entropia
Terceira Lei da Termodinâmica
Energias de Gibbs e de Helmholtz
Energias de Gibbs e de Helmholtz
Cinética Química
Lei da velocidade
Ordem de Reacção
Tempo de semi-vida
Equação de Arrhenius
Catálise química. Definição de catalisador e tipos de catalisadores.
Cinética Enzimática
Velocidade inicial de uma reacção enzimática
Velociade máxima da reacção enzimática
Equação e Constante de Michaelis-Menten
Linearização da equação de Michaelis-Menten
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina de Química-Física tem como objectivo a promoção do conhecimento das diferentes abordagens quantitativas para o estudo de problemas químicos, recorrendo para isso a modelos e postulados. Adicionalmente, pretende-se aplicar os conhecimentos da química-física ao estudo dos vários sistemas químicos, com destaque para os sistemas biológicos e bioquímicos. Nesta disciplina, incidir-se-á mais na compreensão dos fenómenos físicos do que no desenvolvimento dos modelos matemáticos implícitos, pelo que se dará mais destaque às aplicações nos sistemas químicos e bioquímicos. Nesse sentido, deverão os alunos desenvolver uma mentalidade crítica em relação a diferentes conceitos por forma a valorizar a sua correcta utilização e entendimento, noutros blocos de aprendizagem e no futuro exercício profissional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular compreende 2 componentes, teórica (T, 1h contacto/semana) e Teórico - prática (TP, 1h contacto/semana). Nas aulas T, os tópicos do sumário são desenvolvidos em aulas de contacto, atempadamente calendarizadas, recorrendo a equipamento audiovisual adequado e enfatizando os aspectos que exigem a integração de conceitos. Adicionalmente são desenvolvidas deduções e demonstrações no quadro. No final da exposição de cada tema são colocadas questões para discussão/revisão. A avaliação é efectuada através da realização de 2 testes escritos.
As aulas de contacto TP envolvem a consolidação dos conhecimentos adquiridos na componente T e a realização de exercícios de aplicação. A avaliação é efectuada através da realização de 2 testes escritos.
A aprovação à unidade curricular implica aprovação global a ambas as componentes, cuja ponderação é de 67% para a T e 33% para a TP.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A aplicação das metodologias de ensino adoptadas para a componente teórica visam a aquisição e consolidação de conhecimento no domínio técnico-científico da unidade curricular, a melhoria da capacidade de aplicação dos conceitos à resolução de problemas práticos e a orientação do aluno para a aprendizagem autónoma. A aplicação das metodologias de ensino adoptadas para a componente P visam melhorar especificamente a capacidade resolução de problemas, o treino dos cálculos termodinâmicos e a identificação dos conceitos em cenário real. Adicionalmente pretende-se também a interpretação e análise crítica de resultados e estimular os hábitos de pesquisa e de aprendizagem autónoma.
Bibliografia:
- Physical Chemistry; I.N. Levine; 4ª ed., McGraw-Hill; 1995
- Physical Chemistry; Barrow; 6ª ed., McGraw-Hill; 1996
- Physical Chemistry for the chemical and biological sciences; R. Chang; 3ª ed., University Science Books, 2000
- Physical Chemistry; P. Atkins e J. DePaula; 7ª ed., Freeman; 2001