Unidade Curricular: | Código: | ||
Química Física | 843QF | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 39 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina de Química-Física tem como objectivo a promoção do conhecimento das diferentes abordagens quantitativas para o estudo de problemas químicos, recorrendo para isso a modelos e postulados. Adicionalmente, pretende-se aplicar os conhecimentos da química-física ao estudo dos vários sistemas químicos, com destaque para os sistemas biológicos e bioquímicos. Nesta disciplina, incidir-se-á mais na compreensão dos fenómenos físicos do que no desenvolvimento dos modelos matemáticos implícitos, pelo que se dará mais destaque às aplicações nos sistemas químicos e bioquímicos. Nesse sentido, deverão os alunos desenvolver uma mentalidade crítica em relação a diferentes conceitos por forma a valorizar a sua correcta utilização e entendimento, noutros blocos de aprendizagem e no futuro exercício profissional. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Termodinâmica Conceitos básicos Linguagem termodinâmica Tipos de sistemas e fronteiras Princípio zero da termodinâmica. As leis de Boyle, de Charles e Gay-lussac e dos gases perfeitos. Primeira Lei da Termodinâmica Trabalho e Calor Trabalho de expansão reversível e irreversível. Primeira lei da Termodinâmica. Capacidades Caloríficas Termoquímica Segunda Lei da Termodinâmica Variações de Entropia Terceira Lei da Termodinâmica Energias de Gibbs e de Helmholtz Energias de Gibbs e de Helmholtz Cinética Química Lei da velocidade Ordem de Reacção Tempo de semi-vida Equação de Arrhenius Catálise química. Definição de catalisador e tipos de catalisadores. Cinética Enzimática Velocidade inicial de uma reacção enzimática Velociade máxima da reacção enzimática Equação e Constante de Michaelis-Menten Linearização da equação de Michaelis-Menten | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina de Química-Física tem como objectivo a promoção do conhecimento das diferentes abordagens quantitativas para o estudo de problemas químicos, recorrendo para isso a modelos e postulados. Adicionalmente, pretende-se aplicar os conhecimentos da química-física ao estudo dos vários sistemas químicos, com destaque para os sistemas biológicos e bioquímicos. Nesta disciplina, incidir-se-á mais na compreensão dos fenómenos físicos do que no desenvolvimento dos modelos matemáticos implícitos, pelo que se dará mais destaque às aplicações nos sistemas químicos e bioquímicos. Nesse sentido, deverão os alunos desenvolver uma mentalidade crítica em relação a diferentes conceitos por forma a valorizar a sua correcta utilização e entendimento, noutros blocos de aprendizagem e no futuro exercício profissional. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular compreende 2 componentes, teórica (T, 1h contacto/semana) e Teórico - prática (TP, 1h contacto/semana). Nas aulas T, os tópicos do sumário são desenvolvidos em aulas de contacto, atempadamente calendarizadas, recorrendo a equipamento audiovisual adequado e enfatizando os aspectos que exigem a integração de conceitos. Adicionalmente são desenvolvidas deduções e demonstrações no quadro. No final da exposição de cada tema são colocadas questões para discussão/revisão. A avaliação é efectuada através da realização de 2 testes escritos. As aulas de contacto TP envolvem a consolidação dos conhecimentos adquiridos na componente T e a realização de exercícios de aplicação. A avaliação é efectuada através da realização de 2 testes escritos. A aprovação à unidade curricular implica aprovação global a ambas as componentes, cuja ponderação é de 67% para a T e 33% para a TP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A aplicação das metodologias de ensino adoptadas para a componente teórica visam a aquisição e consolidação de conhecimento no domínio técnico-científico da unidade curricular, a melhoria da capacidade de aplicação dos conceitos à resolução de problemas práticos e a orientação do aluno para a aprendizagem autónoma. A aplicação das metodologias de ensino adoptadas para a componente P visam melhorar especificamente a capacidade resolução de problemas, o treino dos cálculos termodinâmicos e a identificação dos conceitos em cenário real. Adicionalmente pretende-se também a interpretação e análise crítica de resultados e estimular os hábitos de pesquisa e de aprendizagem autónoma. | |||
Bibliografia: | |||
- Physical Chemistry; I.N. Levine; 4ª ed., McGraw-Hill; 1995 - Physical Chemistry; Barrow; 6ª ed., McGraw-Hill; 1996 - Physical Chemistry for the chemical and biological sciences; R. Chang; 3ª ed., University Science Books, 2000 - Physical Chemistry; P. Atkins e J. DePaula; 7ª ed., Freeman; 2001 |