Unidade Curricular:Código:
Química Analítica I843QAN1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Química Analítica é uma ciência aplicada que exige a aprendizagem e desenvolvimento de uma série de princípios, leis e técnicas. É eminentemente uma ciência de medição sendo um instrumento de trabalho indispensável com aplicação em várias áreas de conhecimento, incluindo as relacionadas com as ciências da saúde, sendo inúmeros os exemplos em química clínica, análise farmacêutica, no controlo da qualidade alimentar, no controlo da poluição do ar, solo e água e na saúde e segurança ocupacional.
Pretende-se fornecer consistentes bases teóricas e práticas nesta área de conhecimento, sendo abordados conceitos relativos a etapas fundamentais a um procedimento analítico, incerteza associada aos resultados experimentais, equilíbrios em solução (ácido-base, precipitação, oxidação-redução e complexação).
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Química Analítica
2. Solução padrão e medição de reagentes
3. Procedimento Analítico
4. Resultados experimentais - medições, erros e algarismos significativos
5. Conceitos fundamentais de equilíbrio químico
6. Equilíbrios de ácido-base
7. Equilíbrios em reações de precipitação
8. Equilíbrios em reações de complexação
9. Equilíbrios em reações de oxidação-redução
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Para a aprovação a esta unidade curricular, os estudantes devem reconhecer e descrever as mais importantes reações químicas subjacentes à análise quantitativa contemporânea. Isto permite o controlo cuidadoso e estrito de todos os parâmetros que limitam a qualidade da análise, com o objetivo de obter resultados com precisão e exatidão adequadas. O facto que toda a análise química envolver uma sequência de etapas (cujo modo de execução tem uma influência decisiva no resultado obtido) e de haver sempre alguma incerteza associada ao resultado final de uma análise quantitativa deve ser claramente compreendido. Os conceitos principais de equilíbrio químico são lecionados em aulas teóricas. A aprendizagem destes conceitos é reforçada com a execução de uma série de exercícios propostos em aulas práticas. Os estudantes confirmam todos estes princípios teóricos na componente prática laboratorial, em que executam trabalhos experimentais escolhidos com esta finalidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias (M): (M1) Nas aulas T procede-se à exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo autónomo. Os princípios associados ao equilíbrio químico são estudados e debatidos, recorrendo, sempre que necessário, a esquemas e imagens. (M2) Estes conteúdos são consolidados em aulas P dedicadas à resolução de questões de resposta objetiva e problemas numéricos que permitem o esclarecimento de dúvidas e aprofundamento de temas específicos. (M3) Participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem através da execução de um conjunto de trabalhos laboratoriais.
Avaliação: a aquisição de conhecimentos da componente T é validada através da realização de 2 provas escritas (70% na nota final). A avaliação à componente P (30% na nota final) será baseada no desempenho laboratorial, na qualidade das fichas de resultados entregues (50%) e em duas provas escritas (50%). A classificação final só é atribuída se as duas componentes estiverem aprovadas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter a capacidade de descrever os principais tipos reações químicas subjacentes à análise quantitativa contemporânea que lhes permitirão depois entender as suas limitações/especificidades e controlar cuidadosa e rigorosamente todos os parâmetros para a correta implementação de muitos procedimentos analíticos, com vista à obtenção de resultados com adequada precisão e exatidão. Deverão compreender que qualquer análise química envolve um conjunto etapas (cujo modo de execução influencia a qualidade do resultado obtido) e que há sempre uma incerteza associada ao resultado final de uma análise quantitativa. Neste sentido, todas as componentes desta unidade curricular estão interligadas e se complementam. Nas aulas teóricas os fundamentos dos equilíbrios químicos são alvo de estudo detalhado. Estes fundamentos são consolidados pela execução de exercícios de aplicação propostos aos alunos para resolução em aulas práticas. A componente prática laboratorial permite que o aluno comprove todos esses princípios teóricos executando trabalhos laboratoriais escolhidos para esse efeito.
Bibliografia:
Harris, D. C. e Lucy C. A. Quantitative Chemical Analysis, 10ª ed., W. H. Freeman, 2019. ISBN: 978-1319164300.
Souto, R., Pimenta, A. e Catarino, R. Manual Prático de Análise Química, Lusodidacta, 2018. ISBN: 978-9898075857.
Christian, G. D., Dasgupta, P. K. e Schug, A. Analytical Chemistry, 7ª ed, Wiley, 2013. ISBN: 978-0470887578.
Skoog D. A., West D. M., Holler, F. J. e Crouch S. R. Fundamentals of Analytical Chemistry, 9ª ed, Cengage Learning, 2013. ISBN: 978-0495558286.
Skoog, D. A., West, D. M., Holler, F. J. e Crouch, S. R. Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 9ª ed. norte-americana, Cengage Learning, 2014. ISBN: 978-8522116607.