Unidade Curricular: | Código: | ||
Higiene Social e Saúde Pública | 248HSSP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Unidade Curricular tem como objetivos permitir a aquisição de competências aos alunos que lhes possibilitem: 1. Serem capazes de resolver sozinhos problemas de higiene social e saúde pública; 2. Estabelecer uma correlação entre os conhecimentos adquiridos e os comportamentos de saúde e doença das populações; 3. Interligar os conhecimentos com os de outras disciplinas no sentido de implementar práticas preventivas e curativas aos níveis individual e coletivo; 4. Intervir eficazmente na rede de cuidados primários; 5. Compreender a importância dos fatores ambientais, sócio-económicos e ocupacional no tratamento e prevenção de doenças. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade Letiva I História da Saúde Pública. Definição e funções da Saúde Pública. Saúde pessoal e da comunidade. Cuidados de Saúde Primários e Secundários. Sistema de Saúde em Portugal e Europa. Declaração de “Alma-Ata”.Saúde Pública e Epidemiologia. Indicadores de Saúde. Unidade Letiva II Higiene. Saúde Ambiental. Salubridade. Higiene e Segurança. Unidade Letiva III O papel do Farmacêutico na prevenção e promoção da Saúde. Educação para a Saúde. Programas e protocolos para atuação em doenças crónicas em Farmácia comunitária. Unidade letiva IV Epidemiologia das doenças infeciosas. Intervenção nas doenças infecciosas: prevenção e tratamento. Vacinação: Programa Nacional de vacinação e vacinas não incluídas no programa nacional de vacinação. Unidade Letiva V Conceitos de Saúde e doenças. Conceitos de epidemiologia. Indicadores epidemiológicos. Estudos epidemiológicos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O Farmacêutico é um dos profissionais de saúde que tem como função a atuação a nível da Higiene Social e Saúde Pública. Necessita por isso de conceitos básicos de epidemiologia e infeciologia para fundamentar a sua atuação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas e teórico-práticas. A avaliação será de cariz contínuo, com recurso a frequências escritas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Além da exposição de conceitos atuais e pertinentes (aulas teóricas) é necessário que os alunos sejam capazes de interpretar dados epidemiológicos e os consigam gerar através de informação a que tenham acesso, pelo que são necessárias aulas teórico-práticas. Além disso, importa que consigam fazer pesquisa autónoma e gerar documentos, quer científicos quer informativos para o público em geral. | |||
Bibliografia: | |||
Documentos em: Direção Geral de Saúde: www.dgs.pt/ World Health Organization: WHOwww.who.int/ Centers for Disease Control and Prevention: www.cdc.gov/ Portal do Instituto Nacional de Estatística: https://www.ine.pt/ |