Unidade Curricular:Código:
Higiene Social e Saúde Pública248HSSP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português39
Objectivos de Aprendizagem:
A Unidade Curricular tem como objetivos permitir a aquisição de competências aos alunos que lhes possibilitem:
1. Serem capazes de resolver sozinhos problemas de higiene social e saúde pública;
2. Estabelecer uma correlação entre os conhecimentos adquiridos e os comportamentos de saúde e doença das populações;
3. Interligar os conhecimentos com os de outras disciplinas no sentido de implementar práticas preventivas e curativas aos níveis individual e coletivo;
4. Intervir eficazmente na rede de cuidados primários;
5. Compreender a importância dos fatores ambientais, sócio-económicos e ocupacional no tratamento e prevenção de doenças.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Letiva I
História da Saúde Pública. Definição e funções da Saúde Pública. Saúde pessoal e da comunidade. Cuidados de Saúde Primários e Secundários. Sistema de Saúde em Portugal e Europa. Declaração de “Alma-Ata”.Saúde Pública e Epidemiologia. Indicadores de Saúde.
Unidade Letiva II
Higiene. Saúde Ambiental. Salubridade. Higiene e Segurança.
Unidade Letiva III
O papel do Farmacêutico na prevenção e promoção da Saúde. Educação para a Saúde. Programas e protocolos para atuação em doenças crónicas em Farmácia comunitária.
Unidade letiva IV
Epidemiologia das doenças infeciosas. Intervenção nas doenças infecciosas: prevenção e tratamento. Vacinação: Programa Nacional de vacinação e vacinas não incluídas no programa nacional de vacinação.
Unidade Letiva V
Conceitos de Saúde e doenças. Conceitos de epidemiologia. Indicadores epidemiológicos. Estudos epidemiológicos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O Farmacêutico é um dos profissionais de saúde que tem como função a atuação a nível da Higiene Social e Saúde Pública. Necessita por isso de conceitos básicos de epidemiologia e infeciologia para fundamentar a sua atuação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas e teórico-práticas. A avaliação será de cariz contínuo, com recurso a frequências escritas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Além da exposição de conceitos atuais e pertinentes (aulas teóricas) é necessário que os alunos sejam capazes de interpretar dados epidemiológicos e os consigam gerar através de informação a que tenham acesso, pelo que são necessárias aulas teórico-práticas. Além disso, importa que consigam fazer pesquisa autónoma e gerar documentos, quer científicos quer informativos para o público em geral.
Bibliografia:
Documentos em:
Direção Geral de Saúde: www.dgs.pt/
World Health Organization: WHOwww.who.int/
Centers for Disease Control and Prevention: www.cdc.gov/
Portal do Instituto Nacional de Estatística: https://www.ine.pt/