Unidade Curricular: | Código: | ||
Anatomofisiologia | 843AMOF | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A Unidade Curricular de Anatomofisiologia pretende fornecer bases de conhecimento sobre o funcionamento dos aparelhos e sistemas que constituem o organismo humano, nomeadamente os sistemas músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório, digestivo, urinário, reprodutor, nervoso e endócrino. O estudo desta disciplina deverá permitir ao aluno a aquisição de conhecimentos relativos à anatomia do corpo humano e suas implicações funcionais: dominar a terminologia anatómica, localizar e relacionar estruturas anatómicas e descrever a sua acção na manutenção da homeostasia corporal. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Organização do Corpo humano. Planos de referência. Sistema Esquelético: descrição dos ossos do esqueleto. Desenvolvimento e Crescimento ósseo. Tipos de articulações. Sistema Muscular: descrição dos músculos. Fisiologia do músculo esquelético, liso e cardíaco. Fontes de energia. Sistema Cardiovascular: Anatomia do coração. Vasos Sanguíneos. Circulação Pulmonar e Sistémica. Sistema Linfático. Sistema Respiratório: Funções e anatomia. Trocas gasosas. Transporte de gases no sangue. Sistema Digestivo: Anatomia e Fisiologia. Sistema Urinário: Anatomia e Fisiologia. Produção de urina. Regulação da concentração e volume de urina. Sistema reprodutor: Anatomia e fisiologia dos aparelhos reprodutores masculino e feminino. Sistema Nervoso: Divisões do Sistema Nervoso. Sinapses. Sistema Nervoso Central e Periférico. Nervos cranianos. Sistema Nervoso Autónomo. Sistema Endócrino: Hormonas. Controle da secreção hormonal. Mecanismos de ação e receptores hormonais. Glândulas endócrinas. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A construção dos conteúdos programáticos, com a abordagem dos aspetos morfológicos e funcionais do organismo humano, contando com informação teórica e teórico-prática dos temas abordados, incluindo a utilização de recursos didáticos apropriados, como manipulação de modelos anatómicos, devidamente adequada ao processo de aprendizagem da disciplina de Anatomofisiologia Humana. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino conta com a utilização de recursos didáticos, como material em power-point e manipulação de modelos anatómicos. Serão realizados 2 testes teórico-práticos, ao longo do semestre, envolvendo o conteúdo programático lecionado. As médias ponderadas serão calculadas com 2 casas decimais. O aluno é considerado "Aprovado" com classificação igual ou superior a 9,50 valores | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular. | |||
Bibliografia: | |||
Stranding, S. (2020). Gray’s Anatomy, 42 th edition , Elsevier. Drake, R.L., Vogl, W., Mitchell, A. (2019). Gray´s Anatomy for students, 4nd edition. Elsevier. Pina,J. A. E. (2017) Anatomia Humana Da Locomoção, 5ª edição,Lidel Edições Técnicas Ltda. Friedrich Paulsen & Jens Waschke (2018) Sobbota; Atlas of Human Anatomy. 24th edition, Elsevier Netter,F.H. (2018) Atlas of Human Anatomy , 7th edition, Elsevier. Vanputte, C.; Regan, J.; Russo, A.; Seeley, R. (2020) Seeley’s anatomy & phisiology. 12th edition, McGraw-Hill. |