Unidade Curricular:Código:
Psicologia da Aprendizagem e Dimensão Social935PADS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês104
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Promover a aquisição de conhecimentos de quadros concetuais no domínio da Psicologia da Aprendizagem;
(ii) Adquirir conhecimento fundamental no campo da Psicologia da Aprendizagem e Dimensão Social;
(iii) Aplicar conhecimento básico do campo da Psicologia da Aprendizagem e Dimensão Social na análise de situações do campo educativo;
(iv) Conhecer os processos e estratégias de aprendizagem e de motivação e saber aplicá-los em diversos contextos
(v) Desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Aprendizagem e da Dimensão Social;
(vi) Conhecer e avaliar criticamente padrões diferenciados de interação entre indivíduos e grupos em contextos educativos.
(vii) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(viii) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos
Conteúdos Programáticos:
1. Psicologia da Aprendizagem
1.1.Definições e principais teorias da aprendizagem;
1.2. Implicações pedagógicas das teorias
1.3. Ambientes de aprendizagem e de motivação
1.4. Estratégias de aprendizagem
1.5. Perturbações de Aprendizagem Especificas
2. Dimensão Social
2.1. Conceitos de Educação, Desenvolvimento e Sociedade. Educação, Familias e Comunidade E
2.2. A Escola como organização social.
2.3. Atividade Educativa (Modalidade, funções e papéis).
2.4. Relacionamento Interpessoal em Contextos Educativos
2.5. Relação Educativa e Diversidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1: para a consecução dos objetivos é privilegiada a abordagem de matérias teóricas específicas, permitindo integrar conhecimentos, competências e capacidades para conhecer as teorias, as implicações pedagógicas destas, a aplicação prática em diferentes contextos das diferentes estratégias assim como desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Aprendizagem.
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas referentes à Dimensão Social e, deste modo, atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades quanto aos Conceitos de Educação, Desenvolvimento e Sociedade. Educação, Familias e Comunidade; a Escola como organização social, relacionamentos e relações educativas e diversidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas .
As aulas teórico-práticas basear-se-ão na exposição e discussão dos conteúdos do programa e na resolução de casos práticos. Dar-se-á ênfase à promoção de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Serão feitos trabalhos a pares nas horas de trabalho e que serão depois submetidos à análise e discussão pelos alunos da turma.
A avaliação de conhecimentos consistirá na realização de 1 trabalho individual escrito (a); na elaboração de 1 trabalho de grupo com análise e discussão em grupo (b). O resultado final (RF) será obtido através da fórmula: RF = 60% (a) + 40% (b).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O desenvolvimento das aulas decorrerá integrando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da UC. O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com o conhecimento prévio dos alunos. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar. Será estimulado um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber levando à partilha do conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar uma aprendizagem motivadora e significativa onde conhecimentos adquiridos, podem ser aplicados em diferentes contextos e variáveis. O trabalho prático de grupo exigido aos alunos terá um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, assim como a partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo. A avaliação dos alunos servirá para aferir a eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas.
Bibliografia:
1. Abrantes, P. & Sebastião, J. (2012). Portões que se abrem e que se fecham. Processos de inclusão e de segregação nas escolas públicas portuguesas. Em Dornelas et a.l (org.), Portugal Invisível. Lisboa: Ed. Mundos Sociais, 75-93.
2. Barroso, J. (2005). Politicas Educativas e Organização Escolar. Lisboa: Livraria Aberta;
3. Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem. Lisboa: Editora Sílabo.
4. Kail, R. (2004). A criança. S. Paulo: Pearson Prentice Hall.
5. Papalia, D., Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw-Hill.
6. Torres, L. & Palhares, J. A. (2009). Estilos de Liderança e Escola Democrática, Actas do Encontro Sociedade e Educação. Lisboa: Universidade do Minho.
7. van de Pol, J., Volman, M. & Beishuizen, J. (2010) Scaffolding in teacher-student interaction: A decade of research. Educational Psychology Review
8. Vygotsky, L. (2008). Pensamento e Linguagem. Lisboa: Relógio D´Água.
Docente (* Responsável):
Ana Costa (acosta@ufp.edu.pt)
João de Almeida (jalmeida@ufp.edu.pt)
Luísa Saavedra (mmartins@ufp.edu.pt)