Unidade Curricular:Código:
Planeamento e Prospetiva em Educação876PPED
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoDocência e Gestão da Educação (Administração Escolar e Administração Educacional)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(O1) - Refletir sobre o planeamento prospetivo em Educação.
(O2) - Aprofundar conhecimentos sobre metodologias de análise e planeamento de projetos no contexto educativo.
(O3) - Elaborar projetos de planeamento e prospetiva em diferentes cenários educativos.
Conteúdos Programáticos:
1. Reflexão sobre o Planeamento e prospetiva
1.1. O empowerment das comunidades educativas
1.2. Modelos e paradigmas de intervenção
1.2.1. Ao nível da gestão da sala de aula
1.2.2. Ao nível da gestão e liderança escolar
1.2.3. Ao nível comunitário
2. A construção de cenários educativos
2.1. Implementação de projetos de planeamento e prospetiva em Educação
2.1.1. Análise de dados quantitativos
2.1.2. Indicadores para o planeamento educativo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos (CP) foram estão articulados com os objetivos de aprendizagem (O) da UC, promovendo nos estudantes o desenvolvimento de competências e aprofundamento de conhecimentos que lhes permitam analisar e refletir criticamente sobre o planeamento e prospetiva em Educação, da seguinte forma:
CP1 corresponde a O1 e O2
CP2 corresponde a O2 e O3
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Seminários de exposição teórica relativos aos conteúdos basilares em termos conceptuais e metodológicos, através de uma metodologia interrogativa e participativa no sentido de manter o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, seguidas por aplicação prática das aprendizagens em situações aplicadas ao contexto específico da Educação e à elaboração do projeto.
No decurso das horas de contacto (aulas teórico-práticas, seminários, orientação tutorial) são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno.
A unidade curricular “Planeamento e Prospetiva em Educação” será avaliada de forma contínua através da realização de um projeto de planeamento prospetivo (100%) aplicando os conhecimentos adquiridos ao domínio da educação, a realizar individualmente.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada nas aulas teórico-práticas (de caráter mais expositivo e participativo com apresentação, análise e discussão de estudos, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados
Bibliografia:
Landini, S. & Trojan, R.( 2014). TALIS no Brasil, na Áustria e na Eslováquia: limites e viabilidade dos estudos comparados. Revista Educação Pública, 23, 52, 33-49
Martins, E C. (2006). Ideias e Tendências Educativas no Cenário Escolar: Onde estamos, para onde vamos? Revista Lusófona de Educação, 7, 71-90
OECD (2009). Effective Teaching and Learning Environments: First Results from TALIS
OECD (2012). Programme for International Student Assessment – Results from PISA 2012. Disponível em www.oecd.org.edu/pisa
OECD (2012), Education Today 2013: The OECD Perspective, OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/edu_today-2013-en
Thiesen, J. S. (2013). Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção. Educar em Revista,50, 253-268
Tudge, J. (2008). A teoria de Urie Bronfenbrenner: Uma teoria contextualista? In LVC Moreira & AMA Carvalho (orgs), Família e Educação: Olhares da psicologia (pp 209-231). São Paulo: Paulinas.