Unidade Curricular: | Código: | ||
Planeamento e Prospetiva em Educação | 876PPED | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Mestrado | Docência e Gestão da Educação (Administração Escolar e Administração Educacional) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(O1) - Refletir sobre o planeamento prospetivo em Educação. (O2) - Aprofundar conhecimentos sobre metodologias de análise e planeamento de projetos no contexto educativo. (O3) - Elaborar projetos de planeamento e prospetiva em diferentes cenários educativos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Reflexão sobre o Planeamento e prospetiva 1.1. O empowerment das comunidades educativas 1.2. Modelos e paradigmas de intervenção 1.2.1. Ao nível da gestão da sala de aula 1.2.2. Ao nível da gestão e liderança escolar 1.2.3. Ao nível comunitário 2. A construção de cenários educativos 2.1. Implementação de projetos de planeamento e prospetiva em Educação 2.1.1. Análise de dados quantitativos 2.1.2. Indicadores para o planeamento educativo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos (CP) foram estão articulados com os objetivos de aprendizagem (O) da UC, promovendo nos estudantes o desenvolvimento de competências e aprofundamento de conhecimentos que lhes permitam analisar e refletir criticamente sobre o planeamento e prospetiva em Educação, da seguinte forma: CP1 corresponde a O1 e O2 CP2 corresponde a O2 e O3 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Seminários de exposição teórica relativos aos conteúdos basilares em termos conceptuais e metodológicos, através de uma metodologia interrogativa e participativa no sentido de manter o envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem, seguidas por aplicação prática das aprendizagens em situações aplicadas ao contexto específico da Educação e à elaboração do projeto. No decurso das horas de contacto (aulas teórico-práticas, seminários, orientação tutorial) são privilegiadas as metodologias de ensino expositiva, demonstrativa, participativa e ativa. As horas de não-contacto são dedicadas ao trabalho autónomo do aluno. A unidade curricular “Planeamento e Prospetiva em Educação” será avaliada de forma contínua através da realização de um projeto de planeamento prospetivo (100%) aplicando os conhecimentos adquiridos ao domínio da educação, a realizar individualmente. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia utilizada nas aulas teórico-práticas (de caráter mais expositivo e participativo com apresentação, análise e discussão de estudos, bem como orientação em reflexões críticas e na pesquisa e leitura de bibliografia específica), permite obter junto dos alunos um aprofundamento de conhecimentos, bem como uma maior compreensão e capacidade de discussão sobre os conteúdos abordados | |||
Bibliografia: | |||
Landini, S. & Trojan, R.( 2014). TALIS no Brasil, na Áustria e na Eslováquia: limites e viabilidade dos estudos comparados. Revista Educação Pública, 23, 52, 33-49 Martins, E C. (2006). Ideias e Tendências Educativas no Cenário Escolar: Onde estamos, para onde vamos? Revista Lusófona de Educação, 7, 71-90 OECD (2009). Effective Teaching and Learning Environments: First Results from TALIS OECD (2012). Programme for International Student Assessment – Results from PISA 2012. Disponível em www.oecd.org.edu/pisa OECD (2012), Education Today 2013: The OECD Perspective, OECD Publishing. http://dx.doi.org/10.1787/edu_today-2013-en Thiesen, J. S. (2013). Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção. Educar em Revista,50, 253-268 Tudge, J. (2008). A teoria de Urie Bronfenbrenner: Uma teoria contextualista? In LVC Moreira & AMA Carvalho (orgs), Família e Educação: Olhares da psicologia (pp 209-231). São Paulo: Paulinas. |