Unidade Curricular: | Código: | ||
Administração do 3º Setor | 876ATSC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Mestrado | Docência e Gestão da Educação (Administração Escolar e Administração Educacional) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Procura-se com a presente UC, capacitar os alunos para novas formas de observar e interpretar as organizações do terceiro setor, enquanto espaços projectados, no seu esforço para adequarem a definição de iniciativas e serviços às oportunidades culturais, educativas e sociais locais. Será também reforçada a problematização da heterogeneidade que as caracteriza, pela atenção à especificidade das práticas e dos locais, assumindo uma nova cultura de empresa e de organização. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1 - Das raízes do Terceiro Sector ao Terceiro Setor na sociedade contemporânea. 2 - Os contornos atuais do Terceiro Setor: experiências vividas. 3 - O Estado, o Mercado e a Comunidade. Conceito, natureza e papel do Terceiro Setor. 4 - A Educação para o Terceiro Setor: criatividade e inovação no século XXI. 5 - Funções de administração: planeamento, organização, direção e controle em organizações do Terceiro Setor. 6 - Formulação de projetos e captação de recursos. 6.1 Requisitos para a captação de recursos 6.2 Diagnóstico e análise das instituições 6.3 Documentos de suporte à captação de recursos 6.4 Fontes de financiamento de projetos 6.5 Plano de ação para captação de recursos 7 - Cidadania, corresponsabilidade institucional e Terceiro Setor. 8 - Voluntariado e filantropia: práticas de investimento social. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os adultos aprendem fazendo e depois refletem sobre o que fizeram. Idealmente isso deve acontecer na fronteira da sua zona de conforto, que é onde a nova compreensão e aprendizagem acontece. Com base em experiências profissionais e ou pessoais, este programa pretende elevar habilidades profissionais dos alunos para um outro nível, construir uma rede de conhecimento e entender como criar mudança, enquanto explora a educação com uma cultura de inovação próspera. A nossa abordagem é baseada em projetos experienciados, trabalhando em equipe sobre como o trabalho realmente acontece no mundo real. O conteúdo é sempre baseado em estudos de caso do mundo real, tanto locais como globais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
-Aulas expositivas -Dinâmicas de grupo (discussões, grupos de estudo, dinâmicas específicas) -Exercícios individuais -Casos de estudo Provas teóricas (escrita): 80% Exercícios práticos: 10% Trabalho Individual: 10% Participação nas sessões letivas | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Através de metodologia participativa pretendemos desenvolver profissionais para criar impacto social. Por esse motivo, a nossa abordagem da aprendizagem prioriza o trabalho experiencial, prático, reflexivo e de grupo em detrimento de abordagens académicas. Provocar um impacto é difícil, e precisamos nos capacitar para isso, partindo dos recursos de formação que adquirimos. | |||
Bibliografia: | |||
Bornstein, David, (2007), Como mudar o mundo. Os empreendedores sociais e o poder das novas ideias, Cruz Quebrada, Oficina do Livro, Sociedade Editorial Ld /COSTA, C (org.), OLIVIERI, C, CASTRO, G, SOARES, I de O, FERRAZ, L, KISIL, M, MOTTER, M de L, FÍGARO, R. Gestão da Comunicação: Terceiro Setor, Organizações Não Governamentais, Responsabilidade Social e Novas Formas de Cidadania. Editora Atlas, 2007. 102p. / Coutinho, M. (2003), Economia Social em Portugal. Emergência do Terceiro Setor na Política Social, Lisboa, APSS/CPIHTS / Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cabral Cardoso, C. (2003). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa: RH / DOMENEGHETTI, A.M. Voluntariado: gestão do trabalho voluntário em organizações sem fins lucrativos. São Paulo: Esfera, 2001 /DRUCKER, P. Administração de Organizações Sem fins Lucrativos. São Paulo: Pioneira, 1995. 166p./ Fischer, R.M., (2002), O desafio da colaboração, S. Paulo, Gente |