Unidade Curricular:Código:
Avaliação Psicológica do Adulto e do Senescente784APAS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão das especificidades inerentes à avaliação psicológica do adulto e senescente;
(ii) Conhecer e compreender os objetivos, os pressupostos teóricos, as considerações práticas, as vantagens e os limites específicos das diferentes metodologias e técnicas de avaliação psicológica do adulto e senescente (ex.: entrevistas, observação directa, escalas de avaliação de comportamentos, testes psicológicos);
(iii) Saber selecionar as metodologias e técnicas adequadas na avaliação psicológica do adulto e do senescente;
(iv) Treinar competências básicas de aplicação, cotação e interpretação dos resultados de diferentes instrumentos usados na avaliação psicológica do adulto e senescente;
(v) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita da informação obtida.
Conteúdos Programáticos:
1.ª Unidade: Aplicações e especificidades da avaliação psicológica do adulto e senescente. Implicações da avaliação para a intervenção psicológica. O relatório de avaliação psicológica: especificidades relativas aos adultos e senescentes. Modelos e metodologias de avaliação psicológica do adulto e senescente: recolha de dados.
2.ª Unidade: Metodologias e instrumentos de avaliação psicológica do adulto: Avaliação da inteligência: Metodologias gerais de avaliação da inteligência. Provas de avaliação da inteligência (ex.: WAIS, Matrizes Progressivas de Raven, etc.). Avaliação da personalidade: Metodologias gerais de avaliação da personalidade. Testes de auto-relato. Testes projetivos.
3.ª Unidade: Metodologias e instrumentos de avaliação psicológica do senescente: Avaliação cognitiva e neuropsicológica. Instrumentos de avaliação. Relatório de avaliação neuropsicológica.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - aquisição de conhecimentos e capacidade de compreensão das especificidades inerentes à avaliação.
Unidade 2 - caracterização e aplicação prática dos instrumentos e metodologias de avaliação psicológica do adulto, de forma a: compreender dos objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos das diferentes metodologias e técnicas; selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados; demonstrar competências de aplicação, cotação e interpretação.
Unidade 3 - caracterização e aplicação prática dos instrumentos e metodologias de avaliação psicológica do senescente, de forma a: compreender os objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos das diferentes metodologias e técnicas; selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados; demonstrar competências de aplicação, cotação e interpretação; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, debates temáticos, reflexões críticas bem como observação de consultas na CPP. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações de avaliação psicológica; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências básicas para executar tarefas de avaliação psicológica nos seus diferentes contextos de aplicação. Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização e aplicação prática da avaliação psicológica com adultos; Apresentação de casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na avaliação psicológica do adulto; Demonstrações; observações na CPP com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na administração de provas de avaliação psicológica; Revelar capacidade de comunicação oral e de redação de relatórios; Unidade 3 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização e aplicação prática da avaliação psicológica com senescentes; Apresentação de casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na avaliação psicológica do senescente; Demonstrações; observações na CPP com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na administração de provas de avaliação psicológica; Revelar capacidade de comunicação oral e de redação de relatórios.
Bibliografia:
Almeida, L.; Simões, M.; Machado, C.; & Gonçalves, M. (2006). Avaliação Psicológica. Instrumentos validados para a população portuguesa. Volume II. Coimbra:
Machado, C.; Gonçalves, M.; Almeida, L.; & Simões, M. (2010). Instrumentos e contextos de avaliação psicológica. Volume I. Coimbra: Almedina.
Maia, L., Leite, R., & Correia, C. (2009). Avaliação e intervenção neuropsicológica. Estudos de casos e instrumentos. Lidel.
Gonçalves, M.; Simões, M.; Almeida, L. & Machado, C. (2006) Avaliação Psicológica. Instrumentos validados para a população portuguesa. Volume I. Coimbra: Quarteto
Groth-Marnat, G. (2009). Handbook of Psychological Assessment (5th ed.). New York: John Wiley & Sons.
Simões, M.; Machado, C.; Gonçalves, M.; & Almeida, L. (2006). Avaliação Psicológica. Instrumentos validados para a população portuguesa. Volume III. Coimbra:
Wright, A. J. (2011). Conducting psychological assessment: A guide for practitioners. New York: Wiley.
Docente (* Responsável):
Sónia Caridade (soniac@ufp.edu.pt)