Unidade Curricular:Código:
Avaliação Psicológica do Adulto e do Senescente1138APAS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão das especificidades inerentes à avaliação psicológica do adulto e senescente;
(ii) Conhecer e compreender os objetivos, os pressupostos teóricos, as considerações práticas, as vantagens e os limites específicos das diferentes metodologias e técnicas de avaliação psicológica do adulto e senescente (ex.: entrevistas, observação directa, escalas de avaliação de comportamentos, testes psicológicos);
(iii) Saber selecionar as metodologias e técnicas adequadas na avaliação psicológica do adulto e do senescente;
(iv) Treinar competências básicas de aplicação, cotação e interpretação dos resultados de diferentes instrumentos usados na avaliação psicológica do adulto e senescente;
(v) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita da informação obtida.
Conteúdos Programáticos:
1.ª Unidade: Aplicações e especificidades da avaliação psicológica do adulto e senescente. Implicações da avaliação para a intervenção psicológica. O relatório de avaliação psicológica: especificidades relativas aos adultos e senescentes. Modelos e metodologias de avaliação psicológica do adulto e senescente: entrevistas(clínicas) e observação direta.
2.ª Unidade: Metodologias e instrumentos de avaliação psicológica do adulto: Avaliação comportamental. Avaliação da inteligência (ex.: WAIS, Matrizes Progressivas de Raven, etc.). Avaliação da personalidade: Testes de autorrelato. Testes projetivos.
3.ª Unidade: Metodologias e instrumentos de rastreio/avaliação psicológica do senescente: Avaliação cognitiva (incluindo despiste de demências) (ex.: MMSE; MOCA, BLAD). Avaliação neuropsicológica (ex.: BANC). Avaliação emocional (ex.: GDS-30, GDS-15). Avaliação funcional (ex.: IAFAI).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - aquisição de conhecimentos e capacidade de compreensão das especificidades inerentes à avaliação.
Unidade 2 - caracterização e aplicação prática dos instrumentos e metodologias de avaliação psicológica do adulto, de forma a: compreender dos objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos das diferentes metodologias e técnicas; selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados; demonstrar competências de aplicação, cotação e interpretação.
Unidade 3 - caracterização e aplicação prática dos instrumentos e metodologias de avaliação psicológica do senescente, de forma a: compreender os objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos das diferentes metodologias e técnicas; selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados; demonstrar competências de aplicação, cotação e interpretação; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, debates temáticos, reflexões críticas bem como observação de consultas na CPP. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de um trabalho prático(30%), na apresentação e discussão oral desse trabalho (10%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações de avaliação psicológica; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências básicas para executar tarefas de avaliação psicológica nos seus diferentes contextos de aplicação. Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização e aplicação prática da avaliação psicológica com adultos; Apresentação de casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na avaliação psicológica do adulto; Demonstrações; observações na CPP com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na administração de provas de avaliação psicológica; Revelar capacidade de comunicação oral e de redação de relatórios; Unidade 3 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização e aplicação prática da avaliação psicológica com senescentes; Apresentação de casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na avaliação psicológica do senescente; Demonstrações; observações na CPP com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na administração de provas de avaliação psicológica; Revelar capacidade de comunicação oral e de redação de relatórios.
Bibliografia:
Arslan, R. (2018). A Review on Ethical Issues and Rules in Psychological Assessment. Journal of Family, Counseling, and Education, 3(1), 17-29
Bornstein, R. (2017). Evidence-Based Psychological Assessment. Journal of Personality Assessment, 99(4), 435-445.
Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. (2018). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.). NY: McGraw-Hill.
Goldstein, G. Allen, D. & DeLuca, J. (2019). Handbook of Psychological Assessment (4th ed). USA: Academic Press
Gonçalves, M. et al. (2017). Psicologia clínica e da saúde: instrumentos de avaliação. Lisboa: Pactor
Simões, M. et al. (2017). Psicologia Forense: Instrumentos de avaliação. Lisboa: Pactor
Simões, M. R; Santana, I.; GEECD. (2015). Escalas e Testes na Demência. ed. 3, ISBN: 978-989-20-5611-1. Lisboa: Novartis.
Simões, M. (2012). Instrumentos de avaliação psicológica de pessoas idosas: investigação e estudos de validação em Portugal. RIDEP, 34, 9-33.
Docente (* Responsável):
Ângela Fernandes (angelaf@ufp.edu.pt)
Rute Meneses (rmeneses@ufp.edu.pt)