Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia do Trabalho e das Organizações | 1138PTOR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e competências no domínio da psicologia do trabalho, em contexto organizacional. Aptidões/Competências a desenvolver: (i) Analisar e integrar os fatores psicológicos na análise dos sistemas de trabalho (ii) Organizar, planear e aplicar estratégias de intervenção psicológica nos contextos de trabalho (iii) Selecionar métodos e técnicas apropriados de avaliação do comportamento do Homem no trabalho (iv) Capacidade de análise e diagnóstico psicossocial nos contextos de trabalho (v) Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal (vi) Demonstrar uma atitude de investigação e desenvolvimento auto-orientado | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade. 1. Psicologia do trabalho e das organizações: fundamentos históricos do quadro teórico e do projecto de intervenção. 1.1. Desenvolvimento da sociedade industrial. 1.2. Evolução das formas e processos de trabalho. 1.3. O projecto da psicologia do trabalho e das organizações: paradigmas de análise 2ª Unidade. 2. Psicologia do trabalho e das organizações contemporânea: relações e evoluções. 2.1. Da ciência psicológica à psicologia do trabalho. 2.2. O estudo do homem no trabalho: elementos de análise e reflexão. 2.3. Processos de análise nas organizações: do indivíduo ao grupo. 2.4. Metodologias de investigação em psicologia do trabalho e das organizações 3ª Unidade. 3. Abordagens e aplicações aos contextos de trabalho: 3.1. A gestão de pessoas nas organizações: modalidades de estudo. 3.2. Promoção e prevenção da saúde e da qualidade de vida no trabalho. 3.3. Processos de análise – o indivíduo e o grupo – nas organizações | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas específicas dos fundamentos históricos do projecto da psicologia do trabalho e das organizações, permitindo compreender e integrar conceitos, modelos, teorias na área dos fundamentos do quadro teórico do projecto da psicologia do trabalho e das organizações; Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas e práticas específicas da psicologia do trabalho e das organizações, permitindo integrar conhecimentos, capacidades e competências para uma actuação técnica e ética; saber avaliar e intervir nas características psicossociais da actividade de trabalho no contexto de trabalho. Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam a aplicação prática dos modelos e teorias, permitindo aplicar métodos, técnicas de avaliação e intervenção nos sistemas de trabalho e, mais concretamente, no comportamento do Homem no trabalho; mostrar autonomia e conduta responsável na prática profissional. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na participação do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do projecto específico da psicologia do trabalho e das organizações; Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem os pilares da psicologia do trabalho; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências na compreensão da especificidade da intervenção na psicologia do trabalho e das organizações; Unidade 2- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas e práticas específicas da psicologia do trabalho e das organizações área de actuação; Apresentação e discussão de casos práticos de avaliação e intervenção na relação de trabalho (a nível do indivíduo, do grupo e da organização); Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem a gestão e do desenvolvimento do Homem no trabalho; Demonstrações; Dominar as principais técnicas e metodologias de avaliação psicológica no contexto de trabalho; Unidade 3 - Exposição prática de conteúdos para caracterização de diferentes temáticas de aplicação da psicologia do trabalho e das organizações; Apresentação de estudos de caso; Análise individual e discussão em grupo das análises respectivas para cada caso; simulação de técnicas de observação e análise do comportamento individual e em grupo; de modo a revelar competências de avaliação e intervenção nos sistemas de trabalho e, mais concretamente, no comportamento do Homem no trabalho; mostrar autonomia e conduta responsável na prática profissional. | |||
Bibliografia: | |||
Barros, C. (2017). Fatores psicossociais de risco no trabalho de hoje (pp 141-159). In M.M. Roxo (Coord.). Trabalho sem fronteiras ? O papel da regulação. Coimbra : Almedina. ISBN 978-972-40-7051-3 Barros, C., Cunha, L., Oliveira, A., Baylina, P., & Rocha, A. (2017). Development and Validation of a Health and Work Survey Based on the Rasch Model among Portuguese Workers. J Med Syst, 41 (79), 1-9. Clot, Y. (2016). A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Editora Vozes. Gomes, J., Cunha, M., Rego, A., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C (2008). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo Guérin, et al. (2021). Concevoir le travail, le défi de l'ergonomie. Toulouse: Éditions Octarès Leplat, J. & Cunny, X. (1983). Introdução à psicologia do trabalho. Lisboa: FCG |