Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia da Educação | 1138PEDU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Promover a aquisição de conhecimentos de quadros concetuais no domínio da Psicologia da Educação; (ii) Adquirir conhecimento fundamental no campo da Psicologia Educação; (iii) Aplicar conhecimento básico do campo da Psicologia da Educação na análise de situações do campo educativo; (iv) Conhecer os processos e estratégias de aprendizagem e de motivação e saber aplicá-los em diversos contextos (v) Desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Educação.. (vi) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (vii) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adoptar valores éticos e deontológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade Letiva I: A Psicologia da Educação 1.1. Breve perspectiva histórica da Psicologia da Educação 1.2. A Psicologia da Educação no contexto da Psicologia e das Ciências da Educação 1.3.Definição,objeto e estatuto epistemológico da Psicologia da Educação 1.4. Metodologia e investigação em Psicologia da Educação 1.5. O psicólogo escolar e da educação Unidade Letiva II: A aprendizagem e a motivação 2.1..Teorias da aprendizagem e teorias da motivação 2.2. Implicações pedagógicas das teorias 2.3. Ambientes de aprendizagem e de motivação 2.4. Estratégias de aprendizagem 2.5. Programas de treino da motivação Unidade Letiva III: As necessidades educativas especificas 3.1. Carateristicas dos contextos inclusivos 3.2. A intervenção precoce 3.3. A educação especial 3.4. As necessidades educativas especificas Unidade Letiva IV: Temas atuais 4.1. O bulliyng 4.2. Autoconceito, autoestima e autoeficácia 4.3. A sobredotação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas que servem de introdução ao estudo da Psicologia da Educação, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades quanto à definição, objeto e estatuto epistemológico assim como conhecer as principais técnicas e metodologias usadas na investigação nesta área; e à diferenciação entre o psicólogo escolar e da educação. Unidades 2,3 e 4: para a consecução dos objetivos é priveligiada a abordagem de matérias teóricas específicas, permitindo integrar conhecimentos, competências e capacidades para conhecer as teorias, as implicações pedagógicas destas, a aplicação prática em diferentes contextos das diferentes estratégias assim como desenvolver competências reflexivas sobre os fenómenos psicológicos e suas implicações para a mudança no âmbito educativo à luz dos contributos da Psicologia da Educação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de um trabalho teórico-prático, de grupo (10%), na apresentação e discussão oral desse trabalho (20%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Os conteúdos programáticos da Unidades Letiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, ativo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir conhecer e situar a Psicologia da Educação no contexto da Psicologia e das Ciências da Educação, considerando o seu objeto e o seu estatuto epistemológico, assim como promover a identificação de domínios e métodos da investigação nesta área. Unidade 2 - Os conteúdos programáticos da Unidade Letiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, ativo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir contribuir para uma maior compreensão da dinâmica dos processos de aprendizagem e motivação nos diversos contextos educativos e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos. Unidade 3: Os conteúdos programáticos da Unidade Letiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, ativo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a permitir contribuir para uma maior compreensão das necessidades educativas especificas e dos contextos inclusivos e contribuir para construção dos mesmos; pretende-se ainda o desenvolvimento de competências de comunicação oral e escrita e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adptar valores éticos e deontológicos. Visualização e análise de documentários considerados pertinentes. Unidade 4: Os conteúdos programáticos da Unidades Letiva serão alvo de exposição descritiva e organizativa utilizando os métodos expositivo, ativo e participativo (privilegiando estes últimos) de forma a contribuir para a análise e interpretação de diferentes casos e situações à luz dos contributos da Psicologia da Educação; aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita e desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos. Para a prossecução dos objetivos serão ainda efetuadas visitas de estudo, contacto com Psicólogos da Educação e estudos de caso. | |||
Bibliografia: | |||
Alderson, P. (2018). How the rights of all school students and teachers are affected by special educational needs or disability (SEND) services: Teaching, psychology, policy’. London Review of Education, 16 (2): 175–190. DOI https://doi.org/10.18546/LRE.16.2.01 Costa, A. R. (2012). Relações entre a Competência Percebida e o Talento a Matemática em alunos dos 8 aos 13 anos. https://dspace.usc.es/bitstream/10347/6126/1/rep_264.pdf Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem. Lisboa: Editora Sílabo Karimi-Aghdam, S. (2017). Zone of Proximal Development (ZPD) as an Emergent System: A Dynamic Systems Theory Perspective. Integr Psych Behav (2017), 51, pp76–93 DOI 10.1007/s12124-016-9359-1. Miranda, G.L. & Bahia, S. (Org.) (2005). Psicologia da Educação. Temas de Desenvolvimento, Aprendizagem e Ensino. Lisboa: Relógio d’ Água Woolfolk, A. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed. Woolfolk, A. (2015).Educational Psychology . Pearson Education (US). ISBN: 9780133549928 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ana Costa (acosta@ufp.edu.pt) |