Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | 1138PDCA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O1) Adquirir um conhecimento básico dos principais modelos de compreensão dos processos do desenvolvimento da criança e do adolescente; (O2) conhecer e articular as principais teorias do desenvolvimento nestas etapas e posicionar-se criticamente face a elas. (O3) Identificar e compreender as caraterísticas do desenvolvimento percetivo, motor, cognitivo, emocional, linguístico, afetivo e da personalidade em cada grande etapa do desenvolvimento; (O4) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (O5) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica bem como adotar valores éticos e deontológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade – Psicologia do Desenvolvimento: Questões fundamentais 1.1. Psicologia do Desenvolvimento: Objeto, Métodos de investigação para o estudo do desenvolvimento; Modelos teóricos fundamentais. 2ª Unidade – Desenvolvimento na infância 2.1. Desenvolvimento no Período Pré-natal 2.1. Desenvolvimento físico e percetivo (conceitos chave) 2.2. Desenvolvimento cognitivo (abordagem operatória e do processamento da informação) 2.3. Desenvolvimento psicossocial (conceitos chave e principais abordagens teóricas) 3ª Unidade – Desenvolvimento na Adolescência 3.1. Desenvolvimento Físico e implicações psicológicas 3.2. Desenvolvimento Cognitivo, moral e da identidade (contribuições das neurociências, abordagem operatória e processamento da informação e outras abordagens teóricas) 3.3. Desenvolvimento Psicossocial (conceitos chave e principais abordagens teóricas). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - São privilegiadas as matérias teóricas que servem de introdução ao estudo do desenvolvimento humano, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular. Unidade 2 e 3: Os conteúdos programáticos privilegiam a abordagem de matérias teóricas específicas na área do desenvolvimento , permitindo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para conhecer o desenvolvimento normal da infância à adolescência de uma forma holística tomando em linha de conta o contexto; identificar e compreender as caraterísticas e os padrões do desenvolvimento cognitivo, linguístico, percetivo, motor, social, afetivo e da personalidade em cada grande etapa do desenvolvimento; adquirir competências básicas de observação, assim como desenvolver uma atitude critica e adotar valores éticos e deontológicos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização e duas provas escritas (30% cada), na execução de um trabalho teórico-prático (10%), de grupo, na apresentação e discussão oral desse trabalho (20%) e participação positiva na sala de aula (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam as matérias teóricas que servem de introdução ao estudo do desenvolvimento humano, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades quanto aos diversos teóricos do desenvolvimento e conhecer as principais técnicas e metodologias usadas na investigação da Psicologia do Desenvolvimento. Unidade 2 e 3: Os conteúdos programáticos privilegiam a abordagem de matérias teóricas específicas na área do desenvolvimento , permitindo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para conhecer o desenvolvimento normal da infância à adolescência de uma forma holística tomando em linha de conta o contexto; identificar e compreender as caraterísticas e os padrões do desenvolvimento cognitivo, linguístico, percetivo, motor, social, afetivo e da personalidade em cada grande etapa do desenvolvimento. | |||
Bibliografia: | |||
Craig, G. (2001). Desarrollo Psicológico (8th Ed.). México: Pearson Educación. Papalia, D., Olds, S. W. & Feldman, R. D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw-Hill. Kail, R. (2004). A criança. S. Paulo: Pearson Prentice Hall. Martorell, G., Papalia, D.E. & Feldman, R.D. (2019). O mundo da criança. McGraw-Hill. ISBN: 9788580556292 Siegler, R. S., Saffran, J., Gershoff, E., Eisenberg, N. (2020). How children Develop, 6th Edition. Publisher Worth Publishers, Macmillan Learning, ISBN 9781319184568 Slater, A. (ed.) & Bremner, J.G. (Ed.) (2017). An Introduction to Developmental Psychology, 3rd Edition. Wiley. ISBN: 978-1-119-02511-5 Sprinthall, N. A., & Collins, W. A. (2011). Psicologia do Adolescente. Uma abordagem desenvolvimentista. 5ª ed., Lisboa: FCG. Nota: Outra bibliografia será fornecida no decurso das aulas | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ana Costa (acosta@ufp.edu.pt) |