Unidade Curricular:Código:
Psicologia Cognitiva II: Linguagem e Cognição1138PCO2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
OA1. Familiarizar o aluno com áreas recentes de investigação no domínio da psicologia da cognição
OA2. Descrever e explicar os principais conceitos da psicologia cognitiva: a atenção, raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisão
OA3. Descrever e explicar a linguagem, designadamente as teorias do desenvolvimento da linguagem, aquisição e processamento e as perturbações da linguagem
Conteúdos Programáticos:
CP1: A cognição Humana
1.1. Definição e a sua relação com o behaviorismo
1.2. O estudo das representações mentais
1.3. A Atenção: o arousal, a atenção selectiva, a atenção sustentada e a atenção dividida
1.4. A Resolução de problemas
1.5. O Raciocínio
1.6. A Tomada de Decisão
CP2. A Linguagem
2.1. As teorias do desenvolvimento da linguagem
2.2. Aquisição e processamento
2.3. Perturbações da linguagem.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade I. Cognição Humana
Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da cognição humana; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Unidade II. Linguagem
Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá a exposição teórica-prática, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica à história e epistemologia da psicologia bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação (com ponderação, para cada prova, de 40%) e na execução de um trabalho prático de investigação (com ponderação de 20%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
I. Cognição Humana Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da cognição humana; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. Resolução de problemas. Raciocínio. Tomada de Decisão. Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. II. Linguagem Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva.
Bibliografia:
1. Anderson, J. R. (2015). Cognitive psychology and its implications (8 ed.). New York: Psychology Press.
2. Axmacher, N. & Rasch, B. (2017). Cognitive Neuroscience of Memory Consolidation. Cham: Springer.
3. Eysenck, M. W. & Keane, M. (2015). Cognitive psychology (7th ed.). Hove: Psychology Press.
4. Kemmerer, D. (2014). Cognitive Neuroscience of Language. New York: Psychology Press.
5. Sternberg, (2009). Psicologia Cognitiva. 4ª edição. Lisboa: Artmed Editora.
6. Power, M. & Dalgleish, T. (2015). Cognition and Emotion. (3rd edition). Hove: Psychology Press.