Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Cognitiva II: Linguagem e Cognição | 1138PCO2 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1. Familiarizar o aluno com áreas recentes de investigação no domínio da psicologia da cognição OA2. Descrever e explicar os principais conceitos da psicologia cognitiva: a atenção, raciocínio, resolução de problemas e tomada de decisão OA3. Descrever e explicar a linguagem, designadamente as teorias do desenvolvimento da linguagem, aquisição e processamento e as perturbações da linguagem | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1: A cognição Humana 1.1. Definição e a sua relação com o behaviorismo 1.2. O estudo das representações mentais 1.3. A Atenção: o arousal, a atenção selectiva, a atenção sustentada e a atenção dividida 1.4. A Resolução de problemas 1.5. O Raciocínio 1.6. A Tomada de Decisão CP2. A Linguagem 2.1. As teorias do desenvolvimento da linguagem 2.2. Aquisição e processamento 2.3. Perturbações da linguagem. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade I. Cognição Humana Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da cognição humana; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. Unidade II. Linguagem Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá a exposição teórica-prática, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica à história e epistemologia da psicologia bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação (com ponderação, para cada prova, de 40%) e na execução de um trabalho prático de investigação (com ponderação de 20%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
I. Cognição Humana Aquisição e integração de conhecimentos que permitam o enquadramento da cognição humana; Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. Resolução de problemas. Raciocínio. Tomada de Decisão. Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. II. Linguagem Conhecer alguns processos psicológicos básicos estudados pela Psicologia Cognitiva. Aquisição e desenvolvimento de capacidades de análise, de síntese e de integração de métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia Cognitiva. | |||
Bibliografia: | |||
1. Anderson, J. R. (2015). Cognitive psychology and its implications (8 ed.). New York: Psychology Press. 2. Axmacher, N. & Rasch, B. (2017). Cognitive Neuroscience of Memory Consolidation. Cham: Springer. 3. Eysenck, M. W. & Keane, M. (2015). Cognitive psychology (7th ed.). Hove: Psychology Press. 4. Kemmerer, D. (2014). Cognitive Neuroscience of Language. New York: Psychology Press. 5. Sternberg, (2009). Psicologia Cognitiva. 4ª edição. Lisboa: Artmed Editora. 6. Power, M. & Dalgleish, T. (2015). Cognition and Emotion. (3rd edition). Hove: Psychology Press. |