Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia do Comportamento Desviante | 1138PCD | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A presente unidade curricular tem como objectivo global dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca da psicologia do comportamento desviante e suas especificidades. O1-Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão das diversas temáticas que constituem o domínio do comportamento desviante. O2-Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma crítica e ajustada. O3-Estimular o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica ao fenómeno desviante. O4-Estimular uma atitude geral de investigação, reflexão crítica e busca activa de conhecimento de base empírica. O5- Desenvolver competências que permitam aos discentes comunicar informação, ideias, problemas e soluções, num registo integrador e respeitador da diversidade, e eticamente balizado. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
C1.Introdução à Psicologia do Comportamento Desviante. C2. Perspetivas de compreensão do comportamento desviante: estatística, moral, normativa. C3. Comportamento desviante e contemporaneidade (estilos de vida, determinantes sociais e culturais) C4. Psicopatologia e comportamento desviante: comportamento anti-social; consumo de substâncias e outras adicções C5. Comportamento desviante, sexualidade e questões de género. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. C1 e C2 (O1, O2, O5) - Os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados. C3, C4 e C5 (O2, O3; 04 e O5) - Os conteúdos programáticos constituem o ponto de partida para uma análise crítica e para a consequente discussão, visando a flexibilidade nas perspectivas emergentes. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados~(visualização e doscissão de vários documentários); e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Uma prova teórica escrita (60%) 2 trabalhos práticos (40%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A exposição dos modelos teóricos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento. | |||
Bibliografia: | |||
1. American Psychiatric Association (2014). DSM-5: Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. Lxb: Climepsi. 2.Dependências online: o poder das tecnologias / ed. Ivone Patrão e Daniel Sampaio, Lxb: Pactor, 2016, BiblFernandoPessoa. 3.Práticas de Intervenção na Violência e no Crime / Ana Isabel Sani e Sónia Caridade coord.Lisboa.Pactor, 2016, BFP 4. Violência, agressão e vitimação / coord. Ana Sani e Sónia Caridade. 2ª ed. Coimbra: Almedina, 2018, BFP. 5.Crime, desvio e risco na adolescência. Coord. José Soares Martins, Margarida Simões; Lisboa.Edições Sílabo, 2019, BFP. 6.Crime e drogas: relações psicológicas, comportamentais e jurídicas / Laura M. Nunes, Jorge Trindade. Porto Alegre: Livraria Advogado, 2016, BFP. 7.Violence against women: an EU-wide survey : main results / European Union Agency for Fundamental Rights. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2014, BFP. 8. Kazdin, A. E., & Buela-Casal, G. (2001). Conduta anti-social. Lisboa: McGraw-Hill |