Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicopatologia do Adulto e do Senescente | 1138PASE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1- Conhecer as origens e evolução da Psicopatologia referenciando a diversidade e complementaridade de correntes e abordagens. 2- Compreender a relatividade do normal, do desvio e do patológico a partir de diversas perspectivas. Compreender o equilíbrio dinâmico entre a saúde e a doença, o processo dinâmico de descompensação e a questão estrutural. 3- Conhecer os quadros clínicos mais relevantes na psicopatologia do Adulto e do Senescente no plano teórico e em articulação a casos práticos. 4- Adquirir competências de análise em psicopatologia evidenciando a distinção de níveis e dimensões do ponto de vista conceptual e clínico. 5- Exercitar competências de observação e análise de casos clínicos à luz de diferentes grelhas e modelos aplicando os conteúdos programáticos. 6- Desenvolver trabalho de leitura conceptual e pesquisa bibliográfica, competências de interpretação, expressão oral e escrita, capacidade de selecção da informação e espírito crítico na área disciplinar. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1-Enquadramento da Psicopatologia: origens e evolução histórica e epistemológica até à actualidade e algumas noções básicas. 2-2.1 O "normal" e o "patológico". 2.2 Saúde mental: Descompensação, tipo de sintomas e Organizações psicopatológicas estruturais. 2.3 Casos clínicos. 3- Quadros Ansiosos. 3.1 Tipos de sintomas. 3.2 Neuroses. 3.3 P.s de Ansiedade; P. Obsessivo-compulsiva; P.s de Sintomas Somáticos; P.s de Trauma e F.s de Stress; Ps. Dissociativas. 4- Organizações Estados-limite (border-line). Perturbações Border-line e outras Patologias da Personalidade. 5-Depressões. Polimorfia. DSM 5: Perturbações Depressivas (adulto e senescente). E Ps. Bipolares. Ep. maníaco, hipomaníaco, e melancolia. 6-Psicoses. Perturbações Psicóticas. 7- Psicopatologia do Envelhecimento e Senescência. 7.1 Dinâmica do Envelhecimento. 7.2 Semiologia diferencial. Senilidade, depressão e demência. 7.3 Nosologia e nosografia dos quadros clínicos mais associados à senescência. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade Lectiva 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam a aquisição de referências constituintes da Psicopatologia do adulto e da senescência, a origem e evolução das concepções e teorias, práticas e métodos (observação, investigação, intervenção). Este conhecimento epistemológico é estruturante de competências e da realização dos objectivos programáticos. Unidades Lectivas 2 a 6 - Promove-se o estudo dos principais quadros psicopatológicos do adulto à luz de diversas abordagens e dimensões (clínicas, nosográficas, fenomenológicas, psicodinâmico-estruturais), com aplicação a casos práticos (bibliografia, e observação de consultas). Unidade Lectiva 7 - Promove-se a compreensão de envelhecimento e senescência, a distinção de noções semiológicas fundamentais, e conhecimento dos principais quadros psicopatológicos e nosológicos da senescência à luz de diversas dimensões, e aplicações a casos clínicos (bibliografia, e observação de consultas) promovendo a aquisição de competências. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá a exposição, análise e aplicação dos fundamentos conceptuais e metodológicos da psicopatologia do adulto e do senescente. Promove-se a aprendizagem dos conteúdos programáticos, a partir da exposição em aula pelo docente, da leitura e análise de bibliografias e da análise de casos clínicos com base na distinção de dimensões do funcionamento psicopatológico. Acresce a participação oral dos alunos, diálogo e exercícios sobre os conteúdos em estudo, trabalho não presencial sobre os temas abordados; e eventualmente a observação de A avaliação é contínua, baseando-se num teste escrito presencial e num trabalho sobre um tema do programa (monografia) realizado em grupo de três elementos. Estes dois elementos de avaliação contínua têm a cotação respectiva de 60% e 40%, uma vez que o teste presencial tenha a nota mínima de oito (8.0) valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade Letiva 1 e 2 serão alvo de exposição descritiva e comentada, no sentido de se organizar e orientar o estudo da psicopatologia nas suas diversas vertentes e dimensões, e assim alicerçar o conhecimento teórico e o desenvolvimento de noções aplicadas. As Unidades Letivas 3 a 7 serão alvo de exposição descritiva dos principais quadros clínicos e perturbações psicopatológicas do Adulto e do Senescente, assim como análise de casos clínicos, no sentido de se promover conhecimentos e competências de compreensão e diagnóstico. A observação de consultas engloba posteriormente a sua discussão com o psicólogo da consulta e o docente, registo, análise à luz de diversas dimensões e modelos (fenomenológica, classificativa, psicopatológica e dinâmica) e elaboração diagnóstica, promovendo conhecimentos e competências de análise diferencial, compreensão de diferentes níveis, dimensões e diagnóstico em psicopatologia. | |||
Bibliografia: | |||
A.P.A.(2014). DSM 5-Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais. Lisboa: Climepsi. Barnhill, J. (2018). DSM-5 Casos clínicos. Lisboa: Climepsi. Correira, D.T. (2014).Manual de Psicopatologia. Lisboa: Lidel. 2ªed. Firmino, H.,Simões, M., Cerejeira, J.(2016). Saúde Mental das Pessoas Mais Velhas. Lisboa: Lidel. Lingiardi,V.& Mcwilliams, N. (2017). Psychodynamic diagnostic manual. (2nd ed.). NY:Guilford. Charrier,P. & H.-Ambrosi (2006). Os estados-limite. Climepsi. Matos, M. (2019). Mecanismos de defesa. In Nunes et al. (Coord.), Comportamento e Saúde Mental. Lisboa:Pactor. Matos,M (2019).Neuroses vs. Psicoses. In Nunes et al. (Coord.), Comportamento e Saúde Mental. Lisboa:Pactor. Nordgaard, L. & Parnas, J.(2012). The psychiatric interview:validity, structure, and subjectivity. In Eur Arch Psychiatry Clin Neurosci., 2012. PEDINIELLI, J.-L. & BERTAGNE (2005).As neuroses. Climepsi. PEDINIELLI, J.L. & GIMENEZ,G. (2007).As psicoses do adulto. Lisboa: Climepsi. |