Unidade Curricular: | Código: | ||
História e Epistemologia da Psicologia | 1138HEP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Esta unidade curricular visa fornecer um quadro conceptual, interdisciplinar e global que visa o desenvolvimento de conhecimentos que permitam compreender a história da psicologia e as grandes tradições epistemológicas das ciências psicológicas e do comportamento. Esta unidade curricular procura desenvolver conhecimentos: (i) Demonstrar familiaridade com conceitos e perspetivas teóricas históricas na área da psicologia; (ii) Saber descrever e explicar os principais marcos de fundação da psicologia como ciência; (iv) Saber descrever e explicar as principais correntes da psicologia; (v) Saber descrever e aplicar a epistemologia da psicologia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade. 1. História e Epistemologia da Psicologia: introdução. 1.1. Objeto e objetivos. 1.2. Origens da Ciência Psicológica. 1.3. Métodos da psicologia. 2ª Unidade. 2. As grandes correntes da Psicologia no Séc. XX. 2.1. Conceptualização: fundamentos históricos. 2.2. Perspetivas teóricas: Psicanálise, Behaviorismo, Modelo cognitivo-desenvolvimental, Psicologia da Gestalt, Abordagem Humanista. 3ª Unidade. 3. Epistemologia da Psicologia 3.1. Análise histórico-epistemológica da ciência e da Psicologia. 3.2. Modelos de análise histórico-epistemológicos: Positivismo; Racionalismo; Teorias das revoluções Científicas. 3.3. Abordagem histórico-epistemológica da Psicologia: análise crítica. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos matérias teóricas e metodológicas da história da psicologia que permitam o enquadramento histórico da Psicologia; Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam a aquisição e integração de conceitos, modelos, teorias e conhecimentos sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia. Unidade 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de teorias, conceitos e práticas de análise na área da epistemologia da psicologia permitindo a aquisição e desenvolvimento de competências académicas de recolha e organização de informação, de seleção de bibliografia relevante, de leitura crítica e compreensiva e de redação de artigos científicos; Desenvolvimento de uma atitude crítica e autocrítica e a adoção sistemática de valores éticos e deontológicos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova de avaliação (70%), na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho (30%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na participação do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do domínio do estudo da história da psicologia. Apresentação e manuseamento de bibliografia fundamental; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem os pilares da origem da ciência psicológica. Unidade 2- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas aos conceitos, modelos e teorias da psicologia; Apresentação e discussão de casos práticos de estudo das diferentes abordagens da psicologia; Debate individual e em grupo de casos das diferentes perspetivas da ciência psicológica. Unidade 3- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores das matérias teóricas relativas ao estudo da epistemologia da psicologia; Debate individual e em grupo de casos para as abordagens de estudo da epistemologia da psicologia; Apresentação e discussão de casos práticos de estudo sobre as principais especialidades, domínios e contextos de aplicação da Psicologia. | |||
Bibliografia: | |||
1. Eysenck, M. W. & Keane, M. (2015). Cognitive psychology (7th ed.). Hove: Psychology Press. 2. Henley, T. (2018). An Introduction to the History of Psychology. Cengage Learning. 3. Lawson, R. & Graham, J. (2015). A History of Psychology. New York: Routledge. 4. Schultz, D. & Schultz, S. (2014). História da Psicologia Moderna. São Paulo: Trilhos. 5. Kuhn, T. (2009). Estrutura das revoluções científicas. Lisboa: Editora Guerra e Paz. 6. Starling, R. & Carvalho, K. (2016). Ciências do comportamento. Minas Gerais: Esetec Editores. 7. Woody, W. & Viney, W. (2017). A history of psychology. The emergence of science and applications. New York: Routledge Editions. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carla Barros (cbarros@ufp.edu.pt) |