Unidade Curricular:Código:
Estatística Aplicada à Psicologia II1138EAP2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaPsicologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Aquisição e integração de métodos, técnicas, conceitos e conhecimentos de investigação em Inferência Estatística aplicados à Psicologia;
(ii) Aquisição e desenvolvimento de competências de análise e interpretação dos dados;
(iii) Aquisição e desenvolvimento de competências básicas de investigação, incluindo a revisão de literatura, o levantamento da(s) questão(ões) científica(s) a investigar e/ou hipótese(s), o planeamento e a preparação da investigação empírica, a recolha de dados e a sua análise estatística;
(iv) Selecionar métodos e técnicas apropriados;
(v) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita.
Conteúdos Programáticos:
Variáveis Aleatórias e Distribuições de Probabilidade. Distribuições Contínuas, nomeadamente a normal, a t-Student, a F e a do qui-quadrado. Métodos de Amostragem e Estimação Por Intervalo de Confiança. Dimensionamento de Amostras. Ensaio de Hipóteses Paramétricos, abordando-se o Procedimento Envolvido em Ensaios de Hipóteses, a Análise de Erros e os Testes Mais Comuns, nomeadamente: Testes t, do qui-quadrado e a ANOVA.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas na área da análise inferencial de dados em Psicologia, permitindo, atingir os objectivos da unidade curricular, mais especificamente: aquisição e integração de métodos, técnicas, conceitos e conhecimentos de investigação aplicados à Psicologia; aquisição de competências de avaliação psicológica, em particular em relação à análise e interpretação dos dados; aquisição de competências básicas de investigação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação, na execução de um trabalho prático, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica de conteúdos sobre conceitos de probabilidade e inferência estatística com aplicações em Psicologia; Resolução de exercícios práticos e casos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas de análise inferencial de dados; Dominar as principais técnicas e metodologias usadas na Inferência Estatística.
Bibliografia:
1. Gomes, J. (2006). Inferência Estatística: Teoria e Casos com EXCEL e SPSS,Future Trends
2. Pestana e Gajeiro (2008) Análise de Dados para as Ciências Sociais, Sílabo
3. Guimarães, R. C. e Cabral, J. A. S. (2011). Estatística. Verlag Dashofer.