Unidade Curricular: | Código: | ||
Avaliação Psicológica do Adulto e do Senescente | 1138APAS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Psicologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão das especificidades inerentes à avaliação psicológica do adulto e senescente; (ii) Conhecer e compreender os objetivos, os pressupostos teóricos, as considerações práticas, as vantagens e os limites específicos das diferentes metodologias e técnicas de avaliação psicológica do adulto e senescente (ex.: entrevistas, observação directa, escalas de avaliação de comportamentos, testes psicológicos); (iii) Saber selecionar as metodologias e técnicas adequadas na avaliação psicológica do adulto e do senescente; (iv) Treinar competências básicas de aplicação, cotação e interpretação dos resultados de diferentes instrumentos usados na avaliação psicológica do adulto e senescente; (v) Demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita da informação obtida. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.ª Unidade: Aplicações e especificidades da avaliação psicológica do adulto e senescente. Implicações da avaliação para a intervenção psicológica. O relatório de avaliação psicológica: especificidades relativas aos adultos e senescentes. Modelos e metodologias de avaliação psicológica do adulto e senescente: entrevistas(clínicas) e observação direta. 2.ª Unidade: Metodologias e instrumentos de avaliação psicológica do adulto: Avaliação comportamental. Avaliação da inteligência (ex.: WAIS, Matrizes Progressivas de Raven, etc.). Avaliação da personalidade: Testes de autorrelato. Testes projetivos. 3.ª Unidade: Metodologias e instrumentos de rastreio/avaliação psicológica do senescente: Avaliação cognitiva (incluindo despiste de demências) (ex.: MMSE; MOCA, BLAD). Avaliação neuropsicológica (ex.: BANC). Avaliação emocional (ex.: GDS-30, GDS-15). Avaliação funcional (ex.: IAFAI). | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - aquisição de conhecimentos e capacidade de compreensão das especificidades inerentes à avaliação. Unidade 2 - caracterização e aplicação prática dos instrumentos e metodologias de avaliação psicológica do adulto, de forma a: compreender dos objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos das diferentes metodologias e técnicas; selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados; demonstrar competências de aplicação, cotação e interpretação. Unidade 3 - caracterização e aplicação prática dos instrumentos e metodologias de avaliação psicológica do senescente, de forma a: compreender os objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos das diferentes metodologias e técnicas; selecionar e aplicar métodos e técnicas apropriados; demonstrar competências de aplicação, cotação e interpretação; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica, debates temáticos, reflexões críticas bem como observação de consultas na CPP. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de um trabalho prático(30%), na apresentação e discussão oral desse trabalho (10%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de actuação; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas que constituem solicitações de avaliação psicológica; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências básicas para executar tarefas de avaliação psicológica nos seus diferentes contextos de aplicação. Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização e aplicação prática da avaliação psicológica com adultos; Apresentação de casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na avaliação psicológica do adulto; Demonstrações; observações na CPP com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na administração de provas de avaliação psicológica; Revelar capacidade de comunicação oral e de redação de relatórios; Unidade 3 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização e aplicação prática da avaliação psicológica com senescentes; Apresentação de casos reais (anónimos); manuseamento dos materiais usados na avaliação psicológica do senescente; Demonstrações; observações na CPP com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na administração de provas de avaliação psicológica; Revelar capacidade de comunicação oral e de redação de relatórios. | |||
Bibliografia: | |||
Arslan, R. (2018). A Review on Ethical Issues and Rules in Psychological Assessment. Journal of Family, Counseling, and Education, 3(1), 17-29 Bornstein, R. (2017). Evidence-Based Psychological Assessment. Journal of Personality Assessment, 99(4), 435-445. Cohen, R.J., & Swerdlik, M.E. (2018). Psychological testing and assessment: An introduction to tests and measurement (9th ed.). NY: McGraw-Hill. Goldstein, G. Allen, D. & DeLuca, J. (2019). Handbook of Psychological Assessment (4th ed). USA: Academic Press Gonçalves, M. et al. (2017). Psicologia clínica e da saúde: instrumentos de avaliação. Lisboa: Pactor Simões, M. et al. (2017). Psicologia Forense: Instrumentos de avaliação. Lisboa: Pactor Simões, M. R; Santana, I.; GEECD. (2015). Escalas e Testes na Demência. ed. 3, ISBN: 978-989-20-5611-1. Lisboa: Novartis. Simões, M. (2012). Instrumentos de avaliação psicológica de pessoas idosas: investigação e estudos de validação em Portugal. RIDEP, 34, 9-33. |