Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia da Doença Crónica e Terminal | 1108PDCT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos aprofundem conhecimentos sobre os conceitos chave de saúde, doença, doenças de mau prognóstico, e doenças terminais; que aprofundem conhecimentos sobre rastreios e desenvolvam uma perspetiva crítica sobre estes; aprofundem o seu conhecimento sobre reações psicológicas ao diagnóstico e coping com a doença e com o tratamento quer por parte do doente, quer da sua família, e sobre determinantes psicossociais de ajustamento à doença, com particular ênfase para as doenças de grande mortalidade e morbilidade; aprofundem o conhecimento e adquiram competências práticas no que respeita à intervenção psicológica com doentes e seus familiares; aprofundem conhecimentos sobre intervenção com doentes terminais, em particular no que respeita à comunicação de más notícias, coping com a informação, fases do processo do luto, cuidados paliativos e eutanásia, assim como que desenvolvam uma reflexão crítica sobre estes domínios. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Saúde, doenças agudas, doenças crónicas, doenças de mau prognóstico, doenças terminais – definição de conceitos 2. Os rastreios 2.1 Impactos psicossociais do rastreio 3. Diagnóstico de doença 3.1 Reações cognitivas, emocionais e comportamentais ao diagnóstico 3.2 Determinantes psicossociais da adaptação à doença 3.3 Lidar com o sofrimento e com a doença crónica em geral 3.4 Impacto da doença na família 3.5 Aspetos a considerar no apoio psicológico de pessoas com doença 3.6 Adesão aos tratamentos 3.7 Comunicação centrada no doente 3.8 Entrevista motivacional 4. Doença terminal 4.1 História e princípios dos cuidados paliativos 4.2 Dor total, sintomatologia física e sintomatologia psicológica 4.3 O papel do psicólogo na equipa de cuidados paliativos e articulação com esta 4.4 Medição em cuidados paliativos | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
- Aprofundamento de conhecimentos sobre os conceitos chave em saúde e doenças: Ponto 1. -Aprofundamento de conhecimentos sobre rastreios e desenvolvimento de perspetiva crítica sobre estes: Ponto 2. - Aprofundamento do conhecimento sobre reações psicológicas ao diagnóstico e tratamento e coping por parte do doente e família, e sobre determinantes psicossociais de ajustamento à doença: Ponto 3. -Aprofundamento do conhecimento e aquisição de competências práticas no que respeita à intervenção psicológica com doentes e seus familiares: Ponto 3. e 4. - Aprofundamento de conhecimentos sobre intervenção com doentes terminais, em particular no que respeita à comunicação de más notícias, coping com a informação, fases do processo do luto, cuidados paliativos e eutanásia, assim como que desenvolvam uma reflexão crítica sobre estes domínios: Ponto 4. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
São adotadas metodologias expositivas e ativas/participativas, com exploração realizada pelos alunos a partir de publicações científicas, apresentação e discussão de casos clínicos, implementação de estratégias de role play, promoção de debate crítico em sala de aula e visitas de estudo. A avaliação adotada é contínua, consistindo em práticas específicas (que valem 50% da nota final) - trabalho esse que é sistematizado num relatório final - e numa prova oral de aferição de conhecimentos (que valem 50% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
- Aprofundamento de conhecimentos sobre os conceitos chave de saúde, doença, doenças de mau prognóstico, e doenças terminais: Metodologias expositivas. -Aprofundamento de conhecimentos sobre rastreios e desenvolvimento de uma perspetiva crítica sobre estes: Metodologias expositivas, promoção da análise crítica da literatura científica e promoção de debate entre alunos. - Aprofundamento do conhecimento sobre reações psicológicas ao diagnóstico e coping quer por parte do doente, quer da sua família, e sobre determinantes psicossociais de ajustamento à doença, com particular ênfase para as doenças de grande mortalidade e morbilidade: Metodologias expositivas, análise de casos clínicos e visitas de estudo. -Aprofundamento do conhecimento e aquisição de competências práticas no que respeita à intervenção psicológica com doentes e seus familiares: Metodologias expositivas, promoção de role plays e visitas de estudo. - Aprofundamento de conhecimentos sobre intervenção com doentes terminais, em particular no que respeita à comunicação de más notícias, coping com a informação, fases do processo do luto, cuidados paliativos e eutanásia, assim como que desenvolvam uma reflexão crítica sobre estes domínios: Metodologias expositivas, promoção de role play e promoção de debate entre alunos. | |||
Bibliografia: | |||
Leal, I. & Ribeiro, J.P. (2021). Manual de psicologia da saúde.Lisboa : Pactor. [BFP 159.9/MAN/103651] Bonino, S. (2021). Coping with chronic illness: Theories, issues and lived experiences . Oxon: Routledge [BFP 159.9/BON/103638] Bolton, D., et al. (2019). The Biopsychosocial Model of Health and Disease. Palgrave Pivot. https://doi.org/10.1007/978-3-030-11899-0 Mittelmark, M.B., et al. (2017). The Handbook of Salutogenesis. Switzerland: Springer Nature. http://library.oapen.org/handle/20.500.12657/27747 OPP. Linhas de Orient. para a Prática Profiss. no Âmbito dos Cuidados Paliativos. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/lopp_no_a_mbito_dos_cuidados_paliativos.pdf OPP. Linhas de Orient. para a Prática Profiss., Comunicação Interprofissonal e Partilha de Informação. Disponível online Ribeiro (2012). Psicologia da Saúde. Placebo Bonino, S. (2021). Coping with Chronic Illness. Theories, Issues and Lived Experiences. Routledge. |