Unidade Curricular: | Código: | ||
Estágio | 1108ESTG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Mestrado | Psicologia Clínica e da Saúde | 30 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 390 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Aprofundar conhecimentos que permitam o desenvolvimento de aplicações originais; - Aplicar os conhecimentos, capacidades de compreensão e de resolução de problemas a situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares; - Desenvolver a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas; - Desenvolver competências de comunicação que permitam comunicar as suas conclusões – e os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes – a especialistas e não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades; - Desenvolver competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado e autónomo; - Desenvolver competências de reflexão crítica e auto-crítica ao desempenho profissional do psicólogo em contexto de trabalho. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Conteúdos definidos num plano de estágio individual, de acordo com a instituição onde o aluno realiza o estágio e com o orientador da UFP. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular Estágio tem como principal objetivo preparar o estudante para o Estágio Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses e para a futura prática profissional independente enquanto Psicólogo, desenvolvendo e aprofundando conhecimentos e competências de investigação e de avaliação e intervenção psicológicas num contexto específico da Psicologia Aplicada (adequado ao ramo de especialização). Concretamente, esta unidade curricular contempla a realização de um estágio curricular sob supervisão, numa instituição de acolhimento, com vista ao desenvolvimento de competências práticas fundamentais à futura atividade profissional. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Serão realizadas sessões de orientação regulares com o objetivo de supervisionar a prática, assim como a pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica e de casos práticos, bem como estimular uma reflexão crítica e autocrítica. A avaliação será contínua, baseando-se em: I. Avaliação de competências práticas pelo supervisor de campo (Grau de autonomia no desenvolvimento de competências práticas; Fundamentação técnico-científica das intervenções; Postura e comportamento ético e deontológico; Capacidade para gerir situações imprevistas; Organização e gestão do tempo; Postura, integração e relacionamento interpessoal; Profissionalismo) – 50%; II. Relatório de estágio (Conteúdo; Mobilização de conhecimentos científicos da área de estágio; Conclusão - reflexão crítica e global; Apresentação; Cumprimento de prazos intermédios na produção do relatório; Comunicação regular com o orientador; Estrutura do relatório) – 50%. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As áreas de estágio deverão ser adequadas ao ramo de especialização que o aluno se encontra a realizar e serão definidas em função do local de estágio. Durante o primeiro mês do estágio, o estudante deverá elaborar o Plano de Estágio, que será assinado por todos os intervenientes. O estagiário deverá elaborar todas as semanas uma Ficha de Actividades de Estágio, sintética, que deverá ser igualmente assinada por todos os intervenientes. A regularidade das reuniões com o orientador da UFP deverá ser semanal. | |||
Bibliografia: | |||
American Psychological Association. (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Author. BFP 159.9:001.89 Barlow, D. H. (Ed.). (2014). The Oxford handbook of clinical psychology (updated ed.). Oxford University Press. BFP 615.85/OXF Bor, R., & Watts, M. (Eds.) (2017). The trainee handbook. A guide for counselling and psychotherapy trainees (4th ed.). Sage. BFP 615.85/TRA Carr, A., & McNulty, M. (Eds.). (2016). The handbook of adult clinical psychology: An evidence-based practice approach (2nd ed.). Routledge. BFP 615.85/HAN Leal, I. (Coord.). (2018). Psicoterapias. Pactor. BFP 615.85/LEA Lobato, C., Brites, R., Paulino, M., & Silva, F. (2020). Intervenção em Psicologia Clínica. Lisboa: Pactor. Reeves, A. (2018). An introduction to counselling and psychotherapy: From theory to practice (2nd Ed.). Sage. BFP 615.85/REE |