Unidade Curricular: | Código: | ||
Teorias da Violência e do Crime | 1149TVCR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Espera-se que os alunos no final do semestre tenham adquirido as seguintes competências e resultados: Conhecimento e capacidade de compreensão: a) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área da violência e do crime de forma aprofundada; b) Reconhecer, diferenciar e confrontar os diferentes contributos teóricos; c) Desenvolver uma compreensão holística do fenómeno criminal. Aplicação de conhecimentos e compreensão: a) Adquirir a capacidade para uma correta avaliação de problemáticas específicas de crime e violência para a resolução de problemas num contexto alargado. Realização de julgamentos/tomada de decisão: a)Desenvolver um pensamento crítico face à realidade criminológica actual assim como uma tomada de posição madura e fundamentada; b) Saber aplicar o conhecimento adquirido a diferentes contextos de investigação. Comunicação: a) O aperfeiçoamento de competências de comunicação oral e escrita; b) Compreender, utilizar e definir terminologia específica. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Biologia e cultura como determinantes do comportamento. Principais perspectivas teóricas actuais. Teorias biológicas. Teorias psicológicas: teorias das diferenças individuais, personalidade, teorias cognitivas. Teorias sociológicas: Anomia, subculturas, teorias ambientais, teorias da rotulagem, teorias da aprendizagem social, teorias do controlo social. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos visam fornecer ao aluno conhecimento sobre as diferentes posições teóricas em relação à explicação do comportamento violento e criminal. Desta forma o aluno poderá adquirir a capacidade de interpretar e compreender de forma crítica ditos comportamentos em contextos reais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As metodologias de ensino incluem a exposição oral de conteúdos teórico-práticos e a utilização de notícias actuais sobre crimes, textos, exercícios e material audiovisual que permitam ao aluno identificar e aplicar as perspectivas teóricas aprendidas em sala de aula a casos reais. A avaliação é constituída por um teste escrito e um trabalho prático (50% da nota cada). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A exposição oral das diferentes perspetivas teóricas seguida da elaboração de exercícios práticos permite ao aluno compreender as diferentes propostas teóricas explicativas do comportamento violento e criminal e aplicar esse conhecimento a casos reais. A forma de avaliação pretende verificar a aquisição destas duas capacidades: de conhecimento e compreensão dos diferentes contributos teóricos e de aplicação prática. | |||
Bibliografia: | |||
*Born, M. (2005). Psicologia da delinquência. Lisboa: Ed. Climepsi. Britt, C. & Gottfredson, M. (Ed.) (2017 imprint). Control Theories of Crime and Delinquency. New York: Routledge. *Dias, J. F., & Andrade, M. C. (Eds.). (2013-reimp). Criminologia: O homem delinquente e a sociedade criminógena. Coimbra: Coimbra Editora. *Maguire, M.; Morgan, M & Reiner, R. (Ed. 2007). The Oxford Handbook of Criminology. New York : Oxford University Press. *Maia, R., Nunes, L., Caridade, S., Sani, A., Estrada, R., Nogueira, C., Fernandes, H. & Afonso, L. (2016). Dicionário "Crime, Justiça e Sociedade". Lisboa: Edições Sílabo. Marques-Teixeira J. (2000). Comportamento criminal. Perpectiva Biopsicológica. Vale e Vale Editores. Shoemaker, D. (Ed.) (2017-7ª ed). Theories of Delinquency: An Examination of Explanations of Delinquent Behavior. New York: Oxford University Press. * Na biblioteca | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ana Sacau (pssacau@ufp.edu.pt) |