Unidade Curricular:Código:
Teorias da Violência e do Crime1149TVCR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Espera-se que os alunos no final do semestre tenham adquirido as seguintes competências e resultados:
Conhecimento e capacidade de compreensão: a) Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área da violência e do crime de forma aprofundada; b) Reconhecer, diferenciar e confrontar os diferentes contributos teóricos; c) Desenvolver uma compreensão holística do fenómeno criminal.
Aplicação de conhecimentos e compreensão: a) Adquirir a capacidade para uma correta avaliação de problemáticas específicas de crime e violência para a resolução de problemas num contexto alargado.
Realização de julgamentos/tomada de decisão: a)Desenvolver um pensamento crítico face à realidade criminológica actual assim como uma tomada de posição madura e fundamentada; b) Saber aplicar o conhecimento adquirido a diferentes contextos de investigação.
Comunicação: a) O aperfeiçoamento de competências de comunicação oral e escrita; b) Compreender, utilizar e definir terminologia específica.
Conteúdos Programáticos:
Biologia e cultura como determinantes do comportamento. Principais perspectivas teóricas actuais. Teorias biológicas. Teorias psicológicas: teorias das diferenças individuais, personalidade, teorias cognitivas. Teorias sociológicas: Anomia, subculturas, teorias ambientais, teorias da rotulagem, teorias da aprendizagem social, teorias do controlo social.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos visam fornecer ao aluno conhecimento sobre as diferentes posições teóricas em relação à explicação do comportamento violento e criminal. Desta forma o aluno poderá adquirir a capacidade de interpretar e compreender de forma crítica ditos comportamentos em contextos reais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias de ensino incluem a exposição oral de conteúdos teórico-práticos e a utilização de notícias actuais sobre crimes, textos, exercícios e material audiovisual que permitam ao aluno identificar e aplicar as perspectivas teóricas aprendidas em sala de aula a casos reais. A avaliação é constituída por um teste escrito e um trabalho prático (50% da nota cada).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição oral das diferentes perspetivas teóricas seguida da elaboração de exercícios práticos permite ao aluno compreender as diferentes propostas teóricas explicativas do comportamento violento e criminal e aplicar esse conhecimento a casos reais. A forma de avaliação pretende verificar a aquisição destas duas capacidades: de conhecimento e compreensão dos diferentes contributos teóricos e de aplicação prática.
Bibliografia:
*Born, M. (2005). Psicologia da delinquência. Lisboa: Ed. Climepsi.
Britt, C. & Gottfredson, M. (Ed.) (2017 imprint). Control Theories of Crime and Delinquency. New York: Routledge.
*Dias, J. F., & Andrade, M. C. (Eds.). (2013-reimp). Criminologia: O homem delinquente e a sociedade criminógena. Coimbra: Coimbra Editora.
*Maguire, M.; Morgan, M & Reiner, R. (Ed. 2007). The Oxford Handbook of Criminology. New York : Oxford University Press.
*Maia, R., Nunes, L., Caridade, S., Sani, A., Estrada, R., Nogueira, C., Fernandes, H. & Afonso, L. (2016). Dicionário "Crime, Justiça e Sociedade". Lisboa: Edições Sílabo.
Marques-Teixeira J. (2000). Comportamento criminal. Perpectiva Biopsicológica. Vale e Vale Editores.
Shoemaker, D. (Ed.) (2017-7ª ed). Theories of Delinquency: An Examination of Explanations of Delinquent Behavior. New York: Oxford University Press.
* Na biblioteca
Docente (* Responsável):
Ana Sacau (pssacau@ufp.edu.pt)