Unidade Curricular:Código:
Respostas Sociais à Violência e ao Crime1149RSVC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoPsicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
1-Será fundamental que os alunos possuam conhecimentos e capacidades de comprensão a um nível do 1º ciclo de estudos, sendo esta a base de desenvolvimento e aplicações originais no contexto da investigação em consonância com os requisitos desta unidade curricular no ãmbito do crime e da vitimização.
2-Saibam aplicar os conhecimentos e capacidade de para resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados a multidisciplinares etc.
3-Demonstrem a capacidade para integrar conhecimentos e lidar com questões complexas, bem como desenvolver soluções ou emitir juizos em situações de informação limitada ou incompleta como em situações de vítimas de crime e violência.
4-Sejam capazes de comunicar as suas conclusões quer a especialistas, quer a não especialistas de uma forma clara.
5- Desenvolvam competências para uma aprendizagem ao longo da vida de um modo auto-orientado e sem ambiguidades.
Conteúdos Programáticos:
Os conteúdos programáticos deverão estar em consonância com as temáticas atrás referidas, a fim de que os alunos adquiram competências sólidas e diversificadas das problemáticas lecionadas. SEndo de destacar questões ligadas á Vitimização ( nas suas mais diversas manifestações) e nas respostas sociais ao crime, sejam elas formais ( Tribunais, Polícia, Prisões) ou informais ( Grupos de cidadãos organizados, vigilância social de bairros,siatemas de segurança electrónicos, fechaduras resistentes etc).A intervenção junto de vítimas de crime e violência terá igualmente um papel fundamental nesta unidade curricular.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que os alunos possam ter uma visão clara dos principais intervenientes enquanto respostas sociais aos problemas relacionados com o crime. Assim a presença do direito, da criminologia e da vitimologia, são áreas do conhecimento fundamental para que os alunos entendam ao nível do 2º ciclo como os diversos saberes poderão dar resposta a muitas questões onde o crime a violência e a vitimização estão presentes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Como metodologias principais para a lecionação desta unidade curricular, deverão estar presentes as aulas expositivas de tipo magistral para que os alunos possam assimilar conhecimentos básicos das matérias em presença. As aulas práticas com a participação dos alunos através da leitura e descodificação de textos científicos provenientes de artigos ou de readers de autores classicos, também estarão presentes. Como métodos de avaliação haverá uma frequência e a elaboração de trabalhos em grupo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias utilizadas serão a exposição magistral e a aplicação prática dos conhecimentos através de casos discutidos nas aulas como dissemos anteriormente, a fim de que os alunos possam ser levados a organizar e a sistematizar todo uma informação que será avaliada quer num teste quer em trabalhos de grupo com apresentação na aula e participação de toda a turma. Deste modo, pretende-se uma assimilação e compreensão das temáticas desta unidade curricular a um nível mais elevado.
Bibliografia:
Garrido, Stegland e Redondo. (2000). Criminologia. Valencia. Tirant lo Blanc.
Gonçalves, R., A., & Machado, C. (2005) Violência e Vítimas de Crimes- Adultos. Coimbra: Quarteto
Gonçalves, R-. A.(2008) Delinquência, Crime e Adaptação à Prisão. Coimbra:Quarteto Quarteto.BFP.17.SIN (BIBLIOTECA UFP)
Lewis, D., A.(Ed) (2010) Reactions to Crime. NY: Sage.
Mohler, G. et al. (2020). Impacte of social ... Journal of Criminal Justice, 68 (B-ON)
Newburn, T., (2005). Criminology.Ny.Wiley. (BIBLIOTECA UFP)
Sani, A.(Ed)(2011). Temas de Vitimização. Coimbra : Almedina. (BIBLIOTECA UFP)
Sani, A., & Caridade, S. (Eds) (2018) Violência, Agressão e Vitimização- Práticas de Intervenção. Coimbra: Almedina.(BIBLIOTECA UFP)
Silva, G., M.(2015) Direito Penal Português- Teoria do Crime.Lx: Universidade Católica.
Akers, R., & Sellers,M (2016). Criminal Theories. Ny. Oxford
Docente (* Responsável):
António Pinto (paulopinto@ufp.edu.pt)