Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia do Trabalho Científico | 1149MTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Dominar as diferentes etapas e respetivos procedimentos, no desenvolvimento de um quadro de investigação científica; (ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências que permitam planear uma investigação científica; (iii) Aplicar esses conhecimentos no planeamento e ao desenvolvimento de uma investigação científica; (iv) Desenvolver e aplicar o quadro geral da metodologia científica no estabelecimento dos diferentes desenhos de estudo; (v) Caracterizar/Distinguir a forma como se estabelecem os limites da metodologia científica às múltiplas situações e domínios. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.1. A planificação da investigação 1.1.1. A opção/planificação do estudo quantitativo e/ou qualitativo 1.1.2. As grandes decisões metodológicas aos níveis das hipóteses, variáveis e objetivos 1.1.3. A definição do procedimento geral 1.1.4. A definição do procedimento integrado em cada uma das etapas definidas para um estudo. II - Definição dos momentos da investigação 2.1. A preparação/redação/apresentação do protocolo de investigação 2.2. A definição das etapas principais 2.2.1. Revisão da literatura 2.2.2. Definição de grandes objetivos/formulação de hipóteses/definição de questões centrais; 2.2.3. Contrução da situação e papel das variáveis a analisar 2.2.4. Protocolo de recolha de dados 2.2.4.1. Considerações éticas e deontológicas da investigação no domínio da psicologia da justiça | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma actuação ética; demonstrar conhecimentos e competências para planear uma investigação científica; Selecionar métodos e técnicas apropriados; Unidade 2 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica quantitativa e qualitativa: Conhecer as principais técnicas de recolha de dados quantitativos e qualitativos; saber fazer o tratamento de dados; | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa e discussão dos projetos de pesquisa dos alunos. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um trabalho individual escrito (60%) - Protocolo de investigação, preferencialmente sob o tema que o aluno prevê explorar na sua tese - e de uma prova oral de aferição de conhecimentos (40%), assim como na execução de tarefas práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do conhecimento científico; Exposição, apresentação e debate sobre as vantagens e as limitações das investigações qualitativas e quantitativas; Debate individual e em grupo das diferentes opções entre os métodos quantitativa, qualitativo ou da complementaridade dos dois; Demonstrações; Exercícios práticos com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos; Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da investigação quantitativa/qualitativa; Exposição, apresentação e debate sobre as diferentes formas de recolha e de tratamento de dados quantitativos/qualitativos; Demonstrações e exercícios práticos sobre a opção pelo método quantitativo/qualitativo, com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos; | |||
Bibliografia: | |||
Almeida, L. & Freire, T. (2003). Metodologia da investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios. (Biblioteca BAC 159.9.07) Antoine, P. & Smith, J. (2016). Getting at experience: An outline of interpretative phenomenological analysis as a qualitative psychology methodology. Société Française de Psychologie. (B-ON) Coutinho, C. (2014). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas – Teoria e Prática. Coimbra: Almedina. (Boblioteca BFP 001.8) Denzin, N. & Lincoln, Y. (2005). Handbook of Qualitative Research. London: SAGE Publications. Jervis, M. & Drake, M. (2014). The use of qualitative research methods in quantitative science: a revew. (B-ON) Howitt, D., & Cramer, D. (2020). Research methods in Psychology. London: Pearson. Kumar, R. (2019). Research methodology: A step-by-step guide for beginners (5th Ed.) London: Sage Pestana, M. & Gageiro, J.N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais (...). Edições Sílabo.(Biblioteca BFP 303) | |||
Docente (* Responsável): | |||
Laura Nunes (lnunes@ufp.edu.pt) |