Unidade Curricular: | Código: | ||
Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados | 1149MICA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo desta disciplina consiste em formar o aluno na compreensão, aplicação e interpretação dos métodos de análise de dados quantitativos e qualitativos. Espera-se que os alunos no final do semestre tenham adquirido as seguintes competências e resultados: a) Analisar e reflectir criticamente acerca das principais características, potencialidades e limitações das metodologias quantitativas e qualitativas de investigação em Psicologia e conhecer os seus princípios básicos; b)Reflectir criticamente sobre os diferentes métodos de recolha de dados e sua adequação às questões de investigação; c)Dominar a aplicação de diferentes técnicas de análise de dados, elaboração de conclusões e a sua comunicação a um público especializado. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. 1. Introdução aos métodos quantitativos multivariados. 2. Análise de variância múltipla. 3. Regressão múltipla. 4. Análise factorial II. 1. A Investigação Qualitativa 2. Métodos Qualitativos de Investigação 3. Tratamento de Dados 4. Apresentação e Discussão de Dados Qualitativos 5. A validade da investigação qualitativa | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino inclui a apresentação teóricas dos diferentes métodos e técnicas de análise de dados e a sua aplicação prática através de exercícios. A avaliação consiste na elaboração de um trabalho prático no qual o aluno deverá desenvolver uma investigação (100% da nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. | |||
Bibliografia: | |||
Denzin, N. K. & Lincoln, Y.S. (2005) The Sage Handbook of Qualitative Research. New York: Sage. Fortin, M. (2009). Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação. Loures: Lusodidacta. Guerra, I. (2006). Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo - Sentidos e Formas de Uso. Estoril: Principia. Gonçalves, S. P., Gonçalves, J. P., & Marques, C. G. (2021). Manual de Investigação Qualitativa: Conceção, análise e aplicações. Lisboa: PACTOR. Haslam, A. (2003). Doing Psychology : an introduction to research methodology ans statistics.London : Sage. Ho, R. (2006). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Florida: Chapman & Hall. Pestana, H. & Gageiro, J.N. (2014 - 6ª ed.). Análise de Dados para Ciências Sociais. A Complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo. |