Unidade Curricular: | Código: | ||
Portuguese for Foreigners (Level B1) | 1054PEB1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Pós-Graduação | Português para Estrangeiros Aplicado | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Aprofundar e desenvolver a competência comunicativa em língua portuguesa em contextos variados, possibilitando a compreensão de questões principais quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos são familiares ao discente. Ter a capacidade de lidar com a maioria das situações encontradas em ambiente de estudo, trabalho e familiar, produzindo um discurso simples e coerente sobre assuntos de interesse pessoal. Descrever experiências e eventos no passado, presente e futuro, assim como ações expressas como uma possibilidade ou como um desejo. Expor brevemente razões e justificações para uma opinião fundamentada. Entrar em contacto com aspetos da cultura portuguesa e reconhecer as variantes da língua. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1- Identificação e caracterização pessoal, atividades de tempo livre e reflexão sobre momentos de vida importantes; 2- Descrição física e psicológica de si e de outros, nomeadamente personagens da ficção; 3- Provérbios, expressões idiomáticas e ditados populares; 4- Emigração, imigração, migração; as comunidades portuguesas; 5- Portugal continental e ilhas: sotaques, hábitos e pontos de interesse; 6- A vida num mundo com pressa (artigo crítico); 7- O sonho e a imaginação: férias, planos e desejos; 8- Textos publicitários da área do turismo; guias de viagens; 9- Desemprego, voluntariado e solidariedade social; 10 - As novas tecnologias: redes sociais 11 - Comunicação em língua portuguesa aplicada à área da saúde. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam a aquisição de vocabulário e gramática portuguesa, permitindo: - Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada ou escrita que incida sobre assuntos correntes; - Compreender os pontos principais de programas de rádio e televisão quando o débito da fala é relativamente lento e claro; - Compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, nomeadamente texto literário não complexo; - Entrar espontaneamente numa conversa sobre assuntos conhecidos, de interesse pessoal ou pertinentes; - Articular expressões de forma consistente para descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições; - Explicar ou justificar opiniões e planos; - Contar e recontar uma história; - Relatar o enredo de um livro ou de um filme; - Escrever textos com descrição de experiências e impressões. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Desenvolvem-se diferentes atividades (expressão e compreensão orais e escritas) utilizando diferentes suportes (manual, compêndio gramatical, material audiovisual, Internet, artigos de imprensa), privilegiando o material recolhido em contexto real e relacionado com as áreas de estudo dos discentes. Plataformas interativas e aplicações didáticas em contexto online. A avaliação é contínua ou final. A avaliação contínua será o somatório de vários elementos: trabalho de pesquisa, relatórios de leitura, participação oral, apresentação oral de um procedimento técnico e 2 testes escritos. A nota final será a ponderação das várias prestações escritas e orais, com a ponderação de 50% para a componente escrita, 30% para a componente oral e 20% para a participação em contexto de aula. A outra modalidade de avaliação, avaliação final, será constituída por um teste escrito e a avaliação de competências de oralidade, à qual podem aceder os alunos que obtenham mais de 7,5 valores no exame escrito. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As atividades de expressão e compreensão, nas suas diversas formas, são próprias do desenvolvimento da proficiência da comunicação em língua portuguesa, tendo em vista o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz nas mais variadas situações a que o discente está exposto, enquanto aprendente da língua portuguesa que vive num país de expressão linguística portuguesa. As áreas gramaticais e lexicais relacionam-se com a vida privada, social, e académica, procurando ir ao encontro do campo de estudos dos alunos, nomeadamente a área dos cuidados de saúde; privilegia-se a conversação e interação oral, consolidando a aprendizagem e aplicação de estruturas gramaticais que surgem em textos escritos e orais; as atividades individuais e em grupo para promover a aquisição do vocabulário e da gramática lecionados, sempre que possível utilizando as novas tecnologias; a execução individual e em grupo de atividades que promovam a fluência oral e escrita; a exposição teórica de vocabulário e recursos linguísticos para fazer uma apresentação e para debater um assunto; a elaboração e apresentação em vídeo de um trabalho de projeto sobre um aspeto da cultura portuguesa. | |||
Bibliografia: | |||
Existência obrigatória/ mandatory: Oliveira, C., Coelho, L. (2018) Aprender Português 2 (B1). Lisboa, Texto Editores. Consulta/ For consultation: Rosa, L. Melo (2020) Vamos lá Continuar! Explicações e Exercícios de Gramática e Vocabulário, Níveis Intermédio e Avançado. Lisboa, Lidel Oliveira, C., Coelho, L. (2008) Aprender Português 2 – Compreensão Oral. Lisboa, Texto Editores. Coimbra, I., Coimbra, O. Mata (2012) Gramática Ativa 2. Lisboa. Lidel Sena-Lino, P., Boléo, M. João Manso (2021) Cidades do Mar B1. Porto. Porto Editora Andresen, S. de Mello Breyner (2021, reimp.) A Menina do Mar. Porto. Porto Editora Peixoto, J. Luís (2011, reimp.) Abraço. Lisboa. Quetzal Pessoa, F. (2014, reimp.) Poesia de Alberto Caeiro. Lisboa. Assírio & Alvim | |||
Docente (* Responsável): | |||
Isabel Patim (isabelp@ufp.edu.pt) |