Unidade Curricular: | Código: | ||
Portuguese for Foreigners (Level A1) | 1054PEA1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Português para Estrangeiros Aplicado | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo da UC é ensinar português como língua estrangeira e desenvolver várias competências simultaneamente: a linguística, a social, e a intercultural no país de acolhimento. Os objetivos específicos são: desenvolver competências linguísticas e comunicativas dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações socioprofissionais; ser uma ferramenta ao serviço da formação académica e profissional específica; promover a aprendizagem e investigação autónomas. Visa ainda a consolidação de estruturas gramaticais, bem como a identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas neste idioma. As competências genéricas a desenvolver são: comunicar, compreender, e produzir textos orais e escritos em português, tanto em contextos sociais, como académicos e profissionais; usar o idioma em situações reais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Socializar 2. Atividades do quotidiano 3. Lugares e serviços 4. Rotinas e passatempos 5. Férias e compras 6. Corpo e saúde 7. Viagens 8. Festas e tradições 9. Falar de ações passadas 10. Trabalho: apresentação oral sobre a experiência pessoal e académica em Portugal. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam a aquisição de vocabulário e gramática portuguesa, permitindo, deste modo atingir os objetivos da UC, mais especificamente: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma comunicação eficaz e mais fluente em contextos académicos e profissionais multiculturais; demonstrar conhecimentos e competências para executar tarefas recorrendo à língua Portuguesa como meio de comunicação; e a imersão na Universidade e no país de acolhimento. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Desenvolvem-se diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em português. A avaliação é contínua ou final. A avaliação contínua será o somatório de vários elementos: trabalhos de pesquisa, relatórios de leitura, participação oral, apresentação oral do trabalho de projeto e 2 testes escritos. A nota final será a ponderação das várias prestações escritas e orais, com ponderação de 50% para a componente escrita e 50% para a componente oral. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As diferentes atividades de leitura, escrita, compreensão e produção discursivas, inerentes ao desenvolvimento da competência de comunicação em língua portuguesa, adequam-se ao objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações académicas e socioprofissionais neste idioma. A exposição teórica de vocabulário em Português está relacionada com: a vida privada, social, e académica; a conversação em Português sobre as diferentes temáticas; a aprendizagem e aplicação de estruturas gramaticais que surgem em textos escritos e orais relacionados com estas temáticas; as atividades individuais e em grupo para promover a aquisição do vocabulário e da gramática lecionados; a execução individual e em grupo de atividades que promovam a fluência oral e escrita; a exposição teórica de vocabulário e recursos linguísticos para fazer uma apresentação em Português e para debater um assunto; a discussão de casos em Português; a elaboração de um trabalho de projeto sobre a experiência do aluno como estudante estrangeiro em Portugal. | |||
Bibliografia: | |||
Ciber Cursos da Língua Portuguesa. Coelho, L., Oliveira, C., Casteleiro, J.M. (2018) Português em Foco 1. Lisboa, Lidel. Coimbra, I., Coimbra, O.M. (2011) Gramática Ativa 1. Lisboa, Lidel. Oliveira, C., Coelho, L., Ballmann, M. J., Casteleiro, J. M. (2012) Aprender Português 1. Lisboa, Texto Editora. Tavares, A., Sousa, R. Borges de (2018) Português XXI 1. Lisboa, Lidel. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Stéphanie Silva (stephanie@ufp.edu.pt) Susana Teixeira (susanat@ufp.edu.pt) |