Unidade Curricular: | Código: | ||
Tendências, Arte e Emoções | 1004TAEM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Marketing, Publicidade e Design para PME's | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Identificar as variáveis que definem a vantagem competitiva das organizações; - Caraterizar as componentes do capital intelectual: Capital estrutural, capital humano, e capital social; - Caraterizar as componentes do capital humano; - Caraterizar as componentes do capital psicológico positivo e o seu impacto no bem-estar; - Identificar causas e consequências da insalubridade psicológica nas organizações; - Caraterizar as organizações autentizóticas; - Identificar as funções psicossociais do trabalho; - Discutir a importância das relações e da gestão de emoções no contexto de trabalho e fora dele; - Identificar e discutir diferentes ferramentas de gestão de emoções. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
A vantagem competitiva das organizações Componentes do capital intelectual: Capital estrutural, capital humano, e capital socia Componentes do capital humano Componentes do capital psicológico positivo e o seu impacto no bem-estar Causas e consequências da insalubridade psicológica nas organizações As carateristicas das organizações autentizóticas As funções psicossociais do trabalho As relações e a gestão de emoções no contexto de trabalho e fora dele Ferramentas de gestão de emoções | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão definidos para promover a sensibilização do aluno para o facto de as pessoas serem a variável que se constitui na vantagem competitiva de qualquer organização. São apresentados e caraterizados conceitos que têm proximidade com a perspetiva economicista, com o propósito de trazer um olhar objetivo, mas com humanidade, para a dinâmica relacional e emocional que se vive nas organizações. Simultaneamente, são apresentadas e discutidas diferentes ferramentas com o objetivo de melhorar a dinâmica organizacional. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá a pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica e debate temático e reflexão crítica. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um trabalho escrito curto e individual. Os alunos deverão identificar 3 ferramentas de gestão de relações e emoções no contexto de trabalho e/ou fora dele e discutir essas ferramentas com base em revisão de literatura relevante; simultaneamente os alunos farão uma apresentação e discussão em sala de aula da pesquisa efetuada. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica de conteúdos, para caracterização de cada temática teórica e a sua aplicação; debate em grupo de casos para distintas problemáticas. Pretende-se com esta metodologia que o aluno demonstre a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções, resolver problemas, e/ou emitir juízos em situações diversas (novas, não familiares, complexas), nomeadamente aquelas que ponham em evidência questões éticas e sociais relevantes. Para tal, a metodologia de aprendizagem promove a capacidade do aluno para comunicar os seus conhecimentos e raciocínio de uma forma clara e objetiva, a diferentes grupos de pessoas (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, desta metodologia de ensino-aprendizagem, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo. | |||
Bibliografia: | |||
- Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano - Viver, a Arte Maior de Acertos Constantes - O sentido da vida ´ - 12 Regras para a Vida - Awaken the giant within - The Happiness Project - Emotional Intelligence 2.0 - Happier - Man's Search for Meaning - Big Magic - The 5am Club - O poder das emoções positivas - 100 Regras Para o Amor - O movimento slow |