Unidade Curricular:Código:
Tendências, Arte e Emoções1004TAEM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoMarketing, Publicidade e Design para PME's4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
- Identificar as variáveis que definem a vantagem competitiva das organizações;
- Caraterizar as componentes do capital intelectual: Capital estrutural, capital humano, e capital social;
- Caraterizar as componentes do capital humano;
- Caraterizar as componentes do capital psicológico positivo e o seu impacto no bem-estar;
- Identificar causas e consequências da insalubridade psicológica nas organizações;
- Caraterizar as organizações autentizóticas;
- Identificar as funções psicossociais do trabalho;
- Discutir a importância das relações e da gestão de emoções no contexto de trabalho e fora dele;
- Identificar e discutir diferentes ferramentas de gestão de emoções.
Conteúdos Programáticos:
A vantagem competitiva das organizações
Componentes do capital intelectual: Capital estrutural, capital humano, e capital socia
Componentes do capital humano
Componentes do capital psicológico positivo e o seu impacto no bem-estar
Causas e consequências da insalubridade psicológica nas organizações
As carateristicas das organizações autentizóticas
As funções psicossociais do trabalho
As relações e a gestão de emoções no contexto de trabalho e fora dele
Ferramentas de gestão de emoções
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão definidos para promover a sensibilização do aluno para o facto de as pessoas serem a variável que se constitui na vantagem competitiva de qualquer organização. São apresentados e caraterizados conceitos que têm proximidade com a perspetiva economicista, com o propósito de trazer um olhar objetivo, mas com humanidade, para a dinâmica relacional e emocional que se vive nas organizações. Simultaneamente, são apresentadas e discutidas diferentes ferramentas com o objetivo de melhorar a dinâmica organizacional.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá a pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica e debate temático e reflexão crítica. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um trabalho escrito curto e individual. Os alunos deverão identificar 3 ferramentas de gestão de relações e emoções no contexto de trabalho e/ou fora dele e discutir essas ferramentas com base em revisão de literatura relevante; simultaneamente os alunos farão uma apresentação e discussão em sala de aula da pesquisa efetuada.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica de conteúdos, para caracterização de cada temática teórica e a sua aplicação; debate em grupo de casos para distintas problemáticas. Pretende-se com esta metodologia que o aluno demonstre a capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções, resolver problemas, e/ou emitir juízos em situações diversas (novas, não familiares, complexas), nomeadamente aquelas que ponham em evidência questões éticas e sociais relevantes. Para tal, a metodologia de aprendizagem promove a capacidade do aluno para comunicar os seus conhecimentos e raciocínio de uma forma clara e objetiva, a diferentes grupos de pessoas (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, desta metodologia de ensino-aprendizagem, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, de modo auto-orientado e autónomo.
Bibliografia:
- Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano
- Viver, a Arte Maior de Acertos Constantes
- O sentido da vida ´
- 12 Regras para a Vida
- Awaken the giant within
- The Happiness Project
- Emotional Intelligence 2.0
- Happier
- Man's Search for Meaning
- Big Magic
- The 5am Club
- O poder das emoções positivas
- 100 Regras Para o Amor
- O movimento slow