Unidade Curricular: | Código: | ||
Publicidade, Criatividade e Inovação | 1004PCIN | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Marketing, Publicidade e Design para PME's | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Fornecer uma base teórica e conceptual sobre os conceitos Criatividade e Inovação. Entender a relação entre ambos os conceitos na produção do “novo”. Compreender a importância da intersecção de áreas do saber. Dar a conhecer algumas das técnicas de criatividade mais utilizadas na produçãoo de ideias. Fomentar e desenvolver um ambiente criativo em sala de aula que permita ao aluno sair da sua área de conforto. Compreender a importância de ambos os conceitos na idealização / produção Publicidade e Design. ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE Entender o papel do Mashup/Transmédia no âmbito da criatividade e da publicidade, criando e justificando estratégias para circulação de produtos em múltiplos formatos digitais e através de diferentes comunidades/audiências/plataformas. Compreender e aplicar mecanismos de produção criativa que envolvam Intertextualidade, Crossover, Colagem e Montagem | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 1. Criatividade e Inovação, conceitos 2. Ideia e criação 3. Ideias direcionais vs ideias de intersecção e Pensamento vertical vs pensamento lateral 4. De onde vêm as boas ideias 5, Criatividade e Inovação, Publicidade e Design ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE Mecanismos de produção textual publicitária sob constrangimento Combinatória e generatividade no texto publicitário Apropriação e cultura do remix na Publicidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
DO MERCADO AO MERCADO (subunidade). Não se aplica. ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
DO MERCADO AO MERCADO (subunidade). Após a descrição dos módulos da PG, é pedido aos alunos um texto explicativo de como cada um deles vê o mercado em termos de publicidade. ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE Aulas de cariz teórico-prático divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate; e aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências de produção textual publicitária, aplicando aspectos relativos a processos Combinatórios, Apropriação e remix. A avaliação faz-se através de um trabalho prático, fundamentado, com uma proposta de estratégia para circulação de produtos em múltiplos formatos digitais e através de diferentes comunidades/audiências/plataformas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
DO MERCADO AO MERCADO (subunidade). Não se aplica. ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE | |||
Bibliografia: | |||
Bono, E. (2007). How to have a creative ideas. McQuaig Group In. Buzato, M. K.; Silva, D. P. da; Coser, D. S.; Barros, N. N. de; Sachs, R. S. (2013). Remix, mashup, paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 13(4), p. 1191-1221. https://doi.org/10.1590/S1984-63982013000400011 Johansson, F. (2007). Efeito Medici. Cruz Quebrada, Casa das letras. Johnson, S. (2010). As ideias que mudaram o mundo. Lisboa, Clube do autor. Krippendorff, K. (2019). Driving innovation from within. New York: Columbia University Press. Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl. Mesquita, F. (2018). O cartaz camaleónico – Design, Criatividade, Inovação e Tecnologia. Ilhavo, Plucker, J. (2017). Creativity & innovation, theory, research and pratic. Prufrock Press Inc. |