Unidade Curricular:Código:
Publicidade, Criatividade e Inovação1004PCIN
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoMarketing, Publicidade e Design para PME's6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Fornecer uma base teórica e conceptual sobre os conceitos Criatividade e Inovação.
Entender a relação entre ambos os conceitos na produção do “novo”.
Compreender a importância da intersecção de áreas do saber.
Dar a conhecer algumas das técnicas de criatividade mais utilizadas na produçãoo de ideias.
Fomentar e desenvolver um ambiente criativo em sala de aula que permita ao aluno sair da sua área de conforto.
Compreender a importância de ambos os conceitos na idealização / produção Publicidade e Design.
ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE
Entender o papel do Mashup/Transmédia no âmbito da criatividade e da publicidade, criando e justificando estratégias para circulação de produtos em múltiplos formatos digitais e através de diferentes comunidades/audiências/plataformas.
Compreender e aplicar mecanismos de produção criativa que envolvam Intertextualidade, Crossover, Colagem e Montagem
Conteúdos Programáticos:
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
1. Criatividade e Inovação, conceitos
2. Ideia e criação
3. Ideias direcionais vs ideias de intersecção e Pensamento vertical vs pensamento lateral
4. De onde vêm as boas ideias
5, Criatividade e Inovação, Publicidade e Design
ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE
Mecanismos de produção textual publicitária sob constrangimento
Combinatória e generatividade no texto publicitário
Apropriação e cultura do remix na Publicidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
DO MERCADO AO MERCADO (subunidade).
Não se aplica.
ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
DO MERCADO AO MERCADO (subunidade).
Após a descrição dos módulos da PG, é pedido aos alunos um texto explicativo de como cada um deles vê o mercado em termos de publicidade.
ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE
Aulas de cariz teórico-prático divididas em aulas teóricas, de exposição pelo docente, seguidas de debate; e aulas de cariz prático que têm como objetivo o desenvolvimento de competências de produção textual publicitária, aplicando aspectos relativos a processos Combinatórios, Apropriação e remix.
A avaliação faz-se através de um trabalho prático, fundamentado, com uma proposta de estratégia para circulação de produtos em múltiplos formatos digitais e através de diferentes comunidades/audiências/plataformas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
DO MERCADO AO MERCADO (subunidade). Não se aplica. ESCRITA CRIATIVA E PUBLICIDADE
Bibliografia:
Bono, E. (2007). How to have a creative ideas. McQuaig Group In.
Buzato, M. K.; Silva, D. P. da; Coser, D. S.; Barros, N. N. de; Sachs, R. S. (2013). Remix, mashup, paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 13(4), p. 1191-1221. https://doi.org/10.1590/S1984-63982013000400011
Johansson, F. (2007). Efeito Medici. Cruz Quebrada, Casa das letras.
Johnson, S. (2010). As ideias que mudaram o mundo. Lisboa, Clube do autor.
Krippendorff, K. (2019). Driving innovation from within. New York: Columbia University Press.
Mesquita, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl.
Mesquita, F. (2018). O cartaz camaleónico – Design, Criatividade, Inovação e Tecnologia. Ilhavo,
Plucker, J. (2017). Creativity & innovation, theory, research and pratic. Prufrock Press Inc.