Unidade Curricular:Código:
Design Gráfico1004DGRF
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoMarketing, Publicidade e Design para PME's3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno adquira competências teórico-práticas para o desenvolvimento de projectos de design gráfico. Partindo de uma base teórica, sobre as grandes problemáticas do design gráfico contemporâneo, o aluno é incentivado a desenvolver produtos gráficos, tendo por base uma metodologia de desenvolvimento utilizada no mercado. O software que se propõe para o desenvolvimento dos trabalhos é profissional.
Conteúdos Programáticos:
Design Gráfico 1
-        Design gráfico e identidade corporativa
-        Signos identificadores básicos
-        Suportes e aplicações
Design Gráfico 2
-        Conceito de cartaz e outros suportes
-        Composição visual e verbal
-        Composição tipográfica, contraste e cor
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Conhecimento e aplicação dos fundamentos formais e teóricos da linguagem do design gráfico. Construir signos, dotados de significado relevante do ponto de vista comunicacional e estético, e desenvolver articulações tipográficas coerentes e eficazes.
Desenvolver um código simbólico capaz de estabelecer uma comunicação eficiente em contextos sociais,
económicos e tecnológicos particulares.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Dado o carácter teórico-prático da disciplina, a avaliação do aluno prevê não só um percurso sustentado na condução dos exercícios, mas também, na sua assiduidade e participação nas aulas, e no cumprimento dos prazos propostos.
A avaliação final resulta da conjugação das componentes:
C1: assiduidade = 10%
C2: participação e contributos nas aulas = 10%
C3: marca = 30%
C4: manual de normas = 40%
C5: cumprimento de prazos e aprumo do trabalho entregue = 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nas aulas teóricas serão feitos o enquadramento e caracterização dos conteúdos programáticos relativos à História, composição gráfica, desenvolvimento e implementação de sistemas de identidade, com recurso a exemplos e apoio de bibliografia específica. Nas aulas práticas serão postos em prática os conhecimentos adquiridos e estimulada a capacidade criativa, de gestão de processo e trabalho em grupo, em contextos originais, ilustrativos do contexto real de comunicação.
Bibliografia:
AMBROSE/HARRIS, The Layout Book, Lausanne: AVA Publishing, 2007.
CHAVES, Norberto, La Imagen Corporativa: Teoria y Metodologia de la Identificación Institucional, Barcelona:
G.Gili, 1994
HELFAND, Jessica – Logocentrism. [Consult. 21 Set. 2014]. Disponível na www:
http://designobserver.com/feature/logocentrism/38552
LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design, São Paulo: Editora Cosac Naify, 2008.
MESQUITA, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl.
MOLLERUP, Per. Marks of Excellence – The History and Taxonomy of trademarks, London: Phaidon, 1997.
MÜLLER-BROCKMANN, Josef. Grid Systems, Niederteufen: Verlag Arthur Niggle, 1981.
OLLINS, Wally. The Brand Handbook. Londres: Thames and Hudson, 2008.
RAPOSO, Daniel. Design de Identidade e Imagem Corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa, Castelo Branco: Edições IPCB, 2008