Unidade Curricular: | Código: | ||
Design Gráfico | 1004DGRF | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Marketing, Publicidade e Design para PME's | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que o aluno adquira competências teórico-práticas para o desenvolvimento de projectos de design gráfico. Partindo de uma base teórica, sobre as grandes problemáticas do design gráfico contemporâneo, o aluno é incentivado a desenvolver produtos gráficos, tendo por base uma metodologia de desenvolvimento utilizada no mercado. O software que se propõe para o desenvolvimento dos trabalhos é profissional. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Design Gráfico 1 - Design gráfico e identidade corporativa - Signos identificadores básicos - Suportes e aplicações Design Gráfico 2 - Conceito de cartaz e outros suportes - Composição visual e verbal - Composição tipográfica, contraste e cor | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Conhecimento e aplicação dos fundamentos formais e teóricos da linguagem do design gráfico. Construir signos, dotados de significado relevante do ponto de vista comunicacional e estético, e desenvolver articulações tipográficas coerentes e eficazes. Desenvolver um código simbólico capaz de estabelecer uma comunicação eficiente em contextos sociais, económicos e tecnológicos particulares. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Dado o carácter teórico-prático da disciplina, a avaliação do aluno prevê não só um percurso sustentado na condução dos exercícios, mas também, na sua assiduidade e participação nas aulas, e no cumprimento dos prazos propostos. A avaliação final resulta da conjugação das componentes: C1: assiduidade = 10% C2: participação e contributos nas aulas = 10% C3: marca = 30% C4: manual de normas = 40% C5: cumprimento de prazos e aprumo do trabalho entregue = 10% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Nas aulas teóricas serão feitos o enquadramento e caracterização dos conteúdos programáticos relativos à História, composição gráfica, desenvolvimento e implementação de sistemas de identidade, com recurso a exemplos e apoio de bibliografia específica. Nas aulas práticas serão postos em prática os conhecimentos adquiridos e estimulada a capacidade criativa, de gestão de processo e trabalho em grupo, em contextos originais, ilustrativos do contexto real de comunicação. | |||
Bibliografia: | |||
AMBROSE/HARRIS, The Layout Book, Lausanne: AVA Publishing, 2007. CHAVES, Norberto, La Imagen Corporativa: Teoria y Metodologia de la Identificación Institucional, Barcelona: G.Gili, 1994 HELFAND, Jessica – Logocentrism. [Consult. 21 Set. 2014]. Disponível na www: http://designobserver.com/feature/logocentrism/38552 LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos Fundamentos do Design, São Paulo: Editora Cosac Naify, 2008. MESQUITA, F. (2015). Comunicação visual, design e publicidade. Porto, Media XXl. MOLLERUP, Per. Marks of Excellence – The History and Taxonomy of trademarks, London: Phaidon, 1997. MÜLLER-BROCKMANN, Josef. Grid Systems, Niederteufen: Verlag Arthur Niggle, 1981. OLLINS, Wally. The Brand Handbook. Londres: Thames and Hudson, 2008. RAPOSO, Daniel. Design de Identidade e Imagem Corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa, Castelo Branco: Edições IPCB, 2008 |