Unidade Curricular: | Código: | ||
Sociedade, Cultura e Ciência | 885SCCI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Jornalismo Especializado | 10 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 130 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
- Promover junto dos estudantes uma literacia para os media que permita tomar decisões informadas sobre o consumo e utilização dos diferentes meios de comunicação de massas. - Desenvolver um espírito critico alicerçado em valores e referências éticas que permitam formular julgamentos e decisões de acordo com uma vocação profissional no âmbito da comunicação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Temas de Sociedade 1.1 Direito e justiça 1.2 Saúde e bem estar 1.3 Educação 1.4 Estilos de vida 1.5 Ambiente e ecologia 1.6 Turismo e transportes 1.7 Segurança e proteção civil 2. Jornalismo cultural 2.1 Informação cultural e agenda 2.2 Organizações e eventos culturais 2.3 Políticas culturais 2.4 A crítica na Cultura 3. Jornalismo e Ciência 3.1 A descodificação das ciências 3.2 A linguagem científica no jornalismo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos interrogam a importância dos acontecimentos sociais, culturais e científicos nos actuais contextos mediáticos, relacionam o tratamentos da informação recolhida no âmbito da cobertura desses acontecimentos com a representação do espaço público em função de casos concretos. Deste modo promovem o desenvolvimento de técnicas de expressão e comunicação jornalística. Focam-se na aplicação de linguagem rigorosa e critica consoante os registos e géneros de texto jornalístico a editar. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua, envolve a apresentação e discussão de trabalhos práticos e exposições teóricas orais e escritas | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias utilizadas colocam os estudantes em situações e contextos reais, enquadrados por jornalistas profissionais e fomentam a reflexão teórica sobre o valor da Agenda em domínios especializados e a sua relação com áreas do conhecimento | |||
Bibliografia: | |||
Oliveira, F. (2002) Jornalismo Científico. Lisboa: Contexto. Lindoso, F. (2007) Rumos do Jornalismo Cultural. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro. Stephens, M. (2014) The Future of Journalism. New York: Columbia University Press. Virieu, F. (1990) La Médiacratie. Paris: Flammarion. Wilson, J. (1996) Understanding Journalism. Routledge: London. Barroso, Eduardo Paz (2008) A Locomotiva dos Sonhos, Critica Cinema e Arte Contemporânea, Porto, Edições UFP |