Unidade Curricular:Código:
Informação em Rede885IRED
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoJornalismo Especializado5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Compreender o novo formato do sistema mediático, que abandona o paradigma da massificação e se adapta ao modelo de comunicação em rede, onde o jornalista perdeu o monopólio da informação. Multimédia, interatividade, sinergia e convergência. Adequação dos conteúdos jornalísticos às plataformas digitais.
Conteúdos Programáticos:
1. A sociedade em rede
1.1 A informação analógica e a informação digital
1.2 Sistemas e fluxos informacionais
2. Comunicação digital
2.1 Plataformas e ferramentas multimédia
2.2 A interatividade e a convergência
2.3 Escrita digital
3. O jornalismo na era digital
3.1 Investigação em rede
3.2 As redes sociais e a informação jornalística
3.3 Motores de busca e angariação de informação online
3.4 Informação e filtros de credibilidade
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
De forma a garantir um conhecimento e uma capacidade de compreensão de textos teóricos sobre a sociedade em rede, a comunicação digital e o jornalismo na era digital, os três pontos do programa centram-se no estudo desses conceitos téoricos, seu enquadramento, com análise de exemplos e aplicação de conhecimentos ao nível das ferramentas de agregação de conteúdos multimédia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Projecto e paper
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
O projecto, bem como seu respectivo enquadramento teórico, têm como objectivo garantir que o aluno leu e compreendeu os textos estudados nas aulas teóricas, aplicando as metodologias de trabalho evidenciadas nas aulas de cariz prático.
Bibliografia:
Boczkowski, P. (2004) Digitizing the News. Innovation in Online Newspapers. MIT Press, Cambridge, MA
Deuze, M. (2003) The Web and its journalism: considering the consequences of different types of new media online. New Media and Society 5(2), 203–230
Höyer, S. (2003) Newspapers without journalists. Journalism Studies 4(4), 451–463
Van Couvering, E. (2008) The history of the Internet search engine: navigational media and the traffi c commodity. In Spink, A. and Zimmer, M. (eds) Web Search: Interdisciplinary Perspectives. Springer Verlag, Berlin, 177–206
Zamith, F. (2008). Ciberjornalismo – As potencialidades da Internet nos sites noticiosos portugueses. Porto: Afrontamento