Unidade Curricular: | Código: | ||
Investigação e Análise de Dados | 885IADA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Pós-Graduação | Jornalismo Especializado | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Habilitar os estudantes de conhecimentos teóricos experiência prática que lhes permita frequentar um estágio profissional na Redacção da Agência Lusa. No âmbito desta Unidade Curricular trata-se de dar a conhecer técnicas de investigação jornalística e analisar dados informativos provenientes de diversas fontes. Deste modo os estudante adquirem competências que lhe que os tornem aptos a desenvolver trabalhos de investigação jornalística. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fontes de informação 1.1 Tipologias e formas de relacionamento 1.2 Declarações em ‘on’ e em ‘off’ 1.3 Informações privilegiadas e embargos 2. Técnicas de investigação 2.1 Metodologia de investigação jornalística 2.2 Modelos de entrevista 2.3 Investigação para reportagem 3. Análise de dados 3.1 Jornalismo quantitativo 3.2 Interpretação e análise de informações 3.3 Análise de imagens e sons | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos interrogam o papel das fontes de informação nos actuais contextos mediáticos, relacionam a investigação com géneros jornalísticos, e analisam casos concretos. Deste modo promovem o desenvolvimento de técnicas de angariação de informações, relacionamento com as fontes, bem como de processamento de dados, tentando entender a tendência para o desenvolvimento de procedimentos analíticos na formatação das peças jornalísticas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação contínua, envolve a apresentação e discussão de trabalhos práticos e exposições teóricas orais e escritas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias utilizadas colocam os estudantes em situações e contextos reais, enquadrados por jornalistas profissionais e fomentam a reflexão teórica sobre o valor e as consequências éticas, sociais e politicas da investigação em jornalismo. | |||
Bibliografia: | |||
Fuller, J. (1996) News Values: Ideas for an Information Age. Chicago: University of Chicago Press. Gray, J., Chambers, L., Bounegru, L. (2012) The Data Journalism Handbook. New York: O’Reilly Media. Meyer, P. (2002) Precision journalism: a reporter’s introduction to social science methods. New York: Rowman & Littlefield. Ribeiro, V. (2009) Fontes Sofisticadas de Informação. Lisboa: Media XXI. Santos, R. (2006) Jornalistas e Fontes de Informação. Coimbra: Edições Minerva. |