Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologias de Análise de Dados | 874MADA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) | 15 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 195 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O módulo de “Metodologias de análise de dados” enquadra-se dentro do conjunto de disciplinas que pretendem uma formação integral do aluno nos aspectos metodológicos teóricos e práticos da análise de dados. O objectivo desta disciplina consiste em fornecer aos alunos em fase de doutoramento ferramentas complexas de análise de dados. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Bases de dados. Comparação de médias. Relação entre variáveis. Testes multivariados. Entrevista. Grupo focal. Análise do discurso. Observação participante. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos abordados nesta unidade curricular incidem sobre métodos de investigação qualitativa e quantitativa usados comummente nas Ciências da Informação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas expositivas; aulas de análise e interpretação de textos científicos; aulas práticas aplicação de conhecimentos à investigação, análise da metodologia usada em diversas teses de doutoramento nas Ciências da Informação e da Comunicação. A avaliação baseia-se na presença e na participação dos doutorandos nas aulas, no seu trabalho e na sua performance individuais. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular visa familiarizar os estudantes de doutoramento com ferramentas metodológicas quantitativas e qualitativas das quais se poderão socorrer para a elaboração das suas teses. As aulas teóricas expositivas e de análise e interpretação de textos, complementadas com aulas práticas de análise metodológica a investigações para aplicação de conhecimentos e desenvolvimento de competências de investigação permitem atingir os objetivos de aprendizagem. | |||
Bibliografia: | |||
HO, R. (2013). Handbook of univariate and multivariate data analysis and interpretation with SPSS. Florida: Chapman & Hall. MAROCO, J. (2011). Análise estatística com utilização do SPSS. Lisboa: Ed. Sílabo. (A 1ª edição de 2003 encontra-se na biblioteca). PEREIRA, A. (2006). Spss. Guia prático de utilização. Análise de dados para ciências sociais e psicologia. Lisboa: Ed. Sílabo. PESTANA, M.H. & GAGEIRO, J.N. (2008). Análise de dados para ciências sociais. A complementaridade do Spss. Lisboa: Ed. Sílabo. DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (2017): The SAGE Handbook of Qualitative Research. London: Sage. GIBBS, G. (2018). Analyzing Qualitative Data. London: Sage. SOUSA, J. P. (2006). Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto: UFP. WIMMER, R. D. e DOMINICK, J. R. (1996). La Investigación Científica de los Medios de Comunicación. Barcelona: Bosch. |