Unidade Curricular: | Código: | ||
Comportamento Adaptativo e Actividade Motora Adaptada | 1066CAAM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Educação: Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objetivos específicos do seu ensino: O Comportamento Adaptativo e a Atividade Motora Adaptada pretende fornecer bases de conhecimento sobre o enquadramento do comportamento da pessoa com deficiência com vista a sua autonomia e independência, através da atividade física adaptada, da alimentação saudável e de hábitos do sono adequados. Competências a adquirir: OA1- Identificar e compreender as componentes e áreas do comportamento adaptativo. OA2- Reconhecer a importância da alimentação, do sono e da atividade física na saúde e no bem-estar da pessoa com deficiência. OA3- Compreender as escalas de avaliação do comportamento adaptativo. OA4- Identificar e compreender a importância da atividade física adaptada com vista a saúde, autonomia, independência e socialização da pessoa com deficiência. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Comportamento adaptativo. Componentes e áreas. Capacidades, Envolvimento e Funcionalidade. A influência da alimentação, do sono e da atividade física. Escalas de Avaliação do Comportamento Adaptativo. CP 2. Atividade física adaptada: Movimento, Corpo, Meio e Capacidade de Adaptação. Mobilidade Funcional e Independência. Atividades da Pessoa com Deficiência Motora e outras deficiências. Acessibilidade e Mobilidade. Adaptação Criação, Cultura, Desporto e Lazer. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1. Comportamento adaptativo - visa atingir OA1, OA2 e OA3. CP2. Atividade física adaptada - visa atingir OA4. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
M1 - Utilização da plataforma Canvas para armazenar material didático (slides das aulas, textos de apoio desenvolvidos pelo docente e fichas de trabalho) que será disponibilizado aos alunos. M2- Exposição oral dos conceitos que estão na base dos conteúdos programáticos, estimulando a participação dos alunos, com resposta a questões. M3 - Atividades de pesquisa e estudo autónomos. Avaliação A avaliação será contínua com um teste escrito (70%) e um trabalho em grupo (30%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma Canvas para armazenar material didático (slides das aulas, textos de apoio desenvolvidos pelo docente e fichas de trabalho) que será disponibilizado aos alunos- todos os objectivos. M2- Exposição oral dos conceitos que estão na base dos conteúdos programáticos, estimulando a participação dos alunos, com resposta a questões- - todos os objectivos. M3 - Atividades de pesquisa e estudo autónomo- todos os objectivos. Aulas Teórico-Práticas A.1. Descrição: Combinam a dimensão teórica com a aplicabilidade prática. Terão também o papel de aprofundar determinados temas. A.2. Objetivo: Desenvolver aprendizagens contextualizadas em torno de questões fulcrais. Adicionalmente às horas de contacto previstas no período letivo, o processo de aprendizagem pode ser orientado pelo docente presencialmente (horário de atendimento) ou utilizando as ferramentas de comunicação digital institucionais (e-mail/e-learning). | |||
Bibliografia: | |||
Almeida JP, Silva M-RG. 2020. A gestão democrática aplicada à educação alimentar em escolas públicas do Município de Raposa, Maranhão, Brasil. DOI:10.36229/978-65-86127-06-5. Cordovil R, Barreiros J. 2014. Desenvolvimento motor na infância.Cruz Quebrada: UL-FMH. Fonseca V. 2000. Comportamento adaptativo.Revista de educação especial e reabilitação; 7/1:37-46. Freitas R, Silva M-RG. 2018. Athletes’ attitudes about food and supplementation in adapted sports.Revista científica da FPDPD, 4(1):56-63. Pereira P, Silva M-RG. O desporto paralímpico no contexto educacional.In:Perspectivas contemporâneas de educação.Rio Janeiro:Pembroke Collins,2020. Silva M-RG. 2015. Alimentação na ginástica:de pais para filhos.Lisboa:FGP/IPDJ I.P. Silva M-RG, Paiva T. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Lisboa:FGP/IPDJ I.P. Winnick JP. 2011. Adapted physical education and sport, 5thed.Champaign,IL:Human Kinetics. |