Unidade Curricular: | Código: | ||
Estatística | 870EST | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Gestão Comercial e Contabilidade | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Capacidade de calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros; Capacidade de caracterizar devidamente conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação; Capacidade de identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1. Conceitos Estatísticos Básicos. CP2. Estatística Descritiva: Medidas de Tendência Central; Medidas de Partição; Medidas de Dispersão e de assimetria e curtose. CP3. Associação entre variáveis. CP4. Teoria Elementar da Probabilidade. CP5. Distribuições Teóricas de Probabilidade. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
CP1., CP2. e CP3. Objetivos: Capacidade de calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros; Capacidade de caracterizar devidamente conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação;CP4. e CP5. Objetivo: Capacidade de identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Esta unidade será alvo de uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, recorrendo à resolução de situações práticas que permitam proporcionar a aplicação dos conteúdos programáticos. A avaliação de conhecimentos é feita de forma contínua, verificando-se para o efeito a realização de um teste e de duas questões de aula (uma escrita e a outra oral). O 1º teste incide sobre os CP's 1, 2 e 3 com um peso de 60%, a questão de aula escrita é relativa ao CP4 (com um peso de 30%) e a questão-aula oral terá uma peso de 10% (Incidindo sobre o CP5.). Pode, eventualmente, ser questionado algum conteúdo anterior por forma a verificar eventuais aquisições de competências não manifestadas nos primeiros momentos de avaliação). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Dada a natureza essencialmente prática da UC todos os conceitos expostos são aplicados com o recurso à resolução de um número considerável de exercícios. Essa metodologia permite alcançar os objetivos específicos enumerados em cada capítulo do programa da UC. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Fernando, M. (2009). Statistics for Business and Economics. Marcelo Fernandes & Ventus Publishing. Bookboon.com. [2] Jonsson, R. (2014). Exercises in Statistical Inference. 1ª Edição. Robert Jonsson & Ventus Publishing. Bookboon. [3] Keller, G. (2005). Statistics for Management and Economics. Thomson. [4] Reis, E. (2008). Estatística Descritiva. 7ª Edição. Edições Sílabo. [5] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2015). Estatística Aplicada – vol. 1. 6ª Edição. Edições Sílabo. [6] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2018). Estatística Aplicada – vol. 2. 6ª Edição. Edições Sílabo. |