Unidade Curricular:Código:
Estatística870EST
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Capacidade de calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros;
Capacidade de caracterizar devidamente conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação;
Capacidade de identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade.
Conteúdos Programáticos:
CP1. Conceitos Estatísticos Básicos. CP2. Estatística Descritiva: Medidas de Tendência Central; Medidas de Partição; Medidas de Dispersão e de assimetria e curtose. CP3. Associação entre variáveis. CP4. Teoria Elementar da Probabilidade. CP5. Distribuições Teóricas de Probabilidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1., CP2. e CP3. Objetivos: Capacidade de calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros;
Capacidade de caracterizar devidamente conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer a sua correta interpretação;CP4. e CP5. Objetivo: Capacidade de identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Esta unidade será alvo de uma metodologia expositiva, descritiva e demonstrativa no âmbito das aulas teórico-práticas, recorrendo à resolução de situações práticas que permitam proporcionar a aplicação dos conteúdos programáticos.
A avaliação de conhecimentos é feita de forma contínua, verificando-se para o efeito a realização de um teste e de duas questões de aula (uma escrita e a outra oral). O 1º teste incide sobre os CP's 1, 2 e 3 com um peso de 60%, a questão de aula escrita é relativa ao CP4 (com um peso de 30%) e a questão-aula oral terá uma peso de 10% (Incidindo sobre o CP5.). Pode, eventualmente, ser questionado algum conteúdo anterior por forma a verificar eventuais aquisições de competências não manifestadas nos primeiros momentos de avaliação).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dada a natureza essencialmente prática da UC todos os conceitos expostos são aplicados com o recurso à resolução de um número considerável de exercícios. Essa metodologia permite alcançar os objetivos específicos enumerados em cada capítulo do programa da UC.
Bibliografia:
[1] Fernando, M. (2009). Statistics for Business and Economics. Marcelo Fernandes & Ventus Publishing. Bookboon.com.
[2] Jonsson, R. (2014). Exercises in Statistical Inference. 1ª Edição. Robert Jonsson & Ventus Publishing. Bookboon.
[3] Keller, G. (2005). Statistics for Management and Economics. Thomson.
[4] Reis, E. (2008). Estatística Descritiva. 7ª Edição. Edições Sílabo.
[5] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2015). Estatística Aplicada – vol. 1. 6ª Edição. Edições Sílabo.
[6] Reis, E.; Melo, P; Andrade, R e Calapez, T. (2018). Estatística Aplicada – vol. 2. 6ª Edição. Edições Sílabo.