Unidade Curricular: | Código: | ||
Comércio Interno e Distribuição | 870CID | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Gestão Comercial e Contabilidade | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objectivos Compreender a importância da distribuição o contexto da actividade da gestão comercial, nomeadamente as novas funções e tipologias de distribuição e comercio, a interdependência entre o marketing e a distribuição, e as relações entre os produtores e os distribuidores. Competências: Caracterizar e analisar a tipologia dos canais de distribuição. Adquirir conhecimentos e instrumentos que permitem a optimização das redes de distribuição e as operações logísticas a elas associadas. Analisar e categorizar a performance comercial dos diferentes canais de distribuição. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.A Distribuição num contexto de marketing. 2. Funções e Tipos de distribuição. 3. Comércio grossista e Logistica. 4. Gestão do retalho e do ponto de venda. 5. Comércio Eletrónico. 6. Relacionamento nos canais de distribuição. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Objectivos: 1. Compreender a importância da distribuição o contexto da actividade da gestão comercial, nomeadamente as novas funções e tipologias de distribuição e comercio, a interdependência entre o marketing e a distribuição: 1. A Distribuição num contexto de marketing. Funções e Tipos de distribuição. Comércio grossista. Gestão do retalho e do ponto de venda. Gestão do retalho e do ponto de venda.Comércio Eletrónico. 2 As relações entre os produtores e os distribuidores: Relacionamento nos canais de distribuição. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Contínua/Avaliação periódica do conhecimento. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologia de ensino ao assentarem em: Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações. Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais. Exercícios práticos de aplicação. Cobrem todos os objectivos e competências requeridas aos alunos. | |||
Bibliografia: | |||
Kotler, Keller (2016) Marketing Managment, Prentice Hall Rosseau (2008) Manual de Distribuição, Principia Christopher (2007) Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Thompson Christopher, Payne, Ballantine (1992) Relationship Marketing, BH Coughlan, Anderson, Stern, El-Ansary (2006) Marketing Channels, Prentice Hall |