Unidade Curricular:Código:
Comércio Interno e Distribuição870CID
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaGestão Comercial e Contabilidade4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos
Compreender a importância da distribuição o contexto da actividade da gestão comercial, nomeadamente as novas funções e tipologias de distribuição e comercio, a interdependência entre o marketing e a distribuição, e as relações entre os produtores e os distribuidores.
Competências:
Caracterizar e analisar a tipologia dos canais de distribuição.
Adquirir conhecimentos e instrumentos que permitem a optimização das redes de distribuição e as operações logísticas a elas associadas.
Analisar e categorizar a performance comercial dos diferentes canais de distribuição.
Conteúdos Programáticos:
1.A Distribuição num contexto de marketing.
2. Funções e Tipos de distribuição.
3. Comércio grossista e Logistica.
4. Gestão do retalho e do ponto de venda.
5. Comércio Eletrónico.
6. Relacionamento nos canais de distribuição.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Objectivos:
1. Compreender a importância da distribuição o contexto da actividade da gestão comercial, nomeadamente as novas funções e tipologias de distribuição e comercio, a interdependência entre o marketing e a distribuição: 1. A Distribuição num contexto de marketing. Funções e Tipos de distribuição. Comércio grossista. Gestão do retalho e do ponto de venda. Gestão do retalho e do ponto de venda.Comércio Eletrónico.
2 As relações entre os produtores e os distribuidores: Relacionamento nos canais de distribuição.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua/Avaliação periódica do conhecimento.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologia de ensino ao assentarem em: Aulas Teórico-práticas e Práticas: exposição dos conteúdos seguida de exemplificações e demonstrações. Discussão e resolução de casos práticos sobre situações reais. Exercícios práticos de aplicação. Cobrem todos os objectivos e competências requeridas aos alunos.
Bibliografia:
Kotler, Keller (2016) Marketing Managment, Prentice Hall
Rosseau (2008) Manual de Distribuição, Principia
Christopher (2007) Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, Thompson
Christopher, Payne, Ballantine (1992) Relationship Marketing, BH
Coughlan, Anderson, Stern, El-Ansary (2006) Marketing Channels, Prentice Hall
Docente (* Responsável):
Paulo Ramos (pramos@ufp.edu.pt)