Unidade Curricular: | Código: | ||
Planeamento e Apresentação do Projeto de Tese | 1153PAPT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Estudos Políticos e Humanitários | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 104 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
a) Coadjuvar cada estudante na identificação de possíveis problemas a estudar no âmbito da tese; b) Planear a metodologia apropriada a desenvolver de forma rigorosa e objetiva o problema a tratar; c) Definir de estratégias de planificação do trabalho de investigação; d) Fomentar as condições de realização de teses com carácter inovador da investigação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1) Fases do trabalho de doutoramento, estabelecimento de um cronograma de atividades, sua implementação e problemáticas associadas; 2) Referência analítica aos estudos dos diversos domínios e subdomínios dos Estudos Políticos e Humanitários (nomeadamente o estudo dos diferentes clusters institucionais e funcionais); 3) Método de realização de um estudo do estado da arte: principais fases de pesquisa, recolha, tratamento e classificação da informação; 4) Etapas da formalização do problema a tratar; 5) O planeamento do doutoramento: componentes, formato, planeamento temporal de recursos; 6) Elaboração propedêutica de um projeto de doutoramento numa subárea do ciclo de estudos, incluindo o estudo do estado da arte. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de capacidades e competências para elaborar uma proposta de investigação e estabelecer o correspondente plano de trabalhos. Neste sentido, são identificadas e analisadas as problemáticas relacionadas com um trabalho de doutoramento em Estudos Políticos e Humanitários, realçando as principais questões de investigação numa dimensão multidisciplinar e interdisciplinar. Pretende-se familiarizar os doutorandos com as etapas de elaboração de uma proposta de trabalho de doutoramento que inclua as questões de investigação ou o problema a tratar, em ordem ao estabelecimento de um plano de trabalho pormenorizado, organizado e inovador, bem como proporcionar o conhecimento e a leitura de trabalhos de investigação avançada nas subáreas de conhecimento dos Estudos Políticos e Humanitários. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Método expositivo, incluindo a demonstração de recursos para que os alunos entendam os processos dinâmicos das atividades de pesquisa científica. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo o objetivo principal a aprendizagem de conceitos, regras e procedimentos de investigação em ciências sociais, realizado com apoio no uso das tecnologias e explanação de estudos de caso. As funções realizadas pela tecnologia incluem: 1. Demonstração e explicação de notas para complementar a apresentação oral do professor; 2. Disponibilização de materiais com assuntos relevantes para os alunos discutirem; 3. Demonstração de recursos e procedimentos para que os alunos entendam os processos dinâmicos da pesquisa científica. | |||
Bibliografia: | |||
Heintze, H.-J. ; Thielborger, P. (2018). International Humanitarian Action – NOHA Textbook. New York: Springer. Kellstedt, P. M. (2018).The Fundamentals of Political Science Research. Cambridge: CUP. Kovács, G.; Spens, K. (2011). Relief Supply Chain Management for Disasters: Humanitarian Aid and Emergency Logistics. IGI Global. Mazurana, D., Jacobsen, K. & Gale, L.A. (2013). Research Methods in Conflict Settings. Cambridge: CUP. Stallings, R. A. (2003). Methods of Disaster Research. Xlibris. |