Unidade Curricular:Código:
Planeamento e Apresentação do Projeto de Tese1153PAPT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEstudos Políticos e Humanitários8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
a) Coadjuvar cada estudante na identificação de possíveis problemas a estudar no âmbito da tese;
b) Planear a metodologia apropriada a desenvolver de forma rigorosa e objetiva o problema a tratar;
c) Definir de estratégias de planificação do trabalho de investigação;
d) Fomentar as condições de realização de teses com carácter inovador da investigação.
Conteúdos Programáticos:
1) Fases do trabalho de doutoramento, estabelecimento de um cronograma de atividades, sua implementação e problemáticas associadas;
2) Referência analítica aos estudos dos diversos domínios e subdomínios dos Estudos Políticos e Humanitários (nomeadamente o estudo dos diferentes clusters institucionais e funcionais);
3) Método de realização de um estudo do estado da arte: principais fases de pesquisa, recolha, tratamento e classificação da informação;
4) Etapas da formalização do problema a tratar;
5) O planeamento do doutoramento: componentes, formato, planeamento temporal de recursos;
6) Elaboração propedêutica de um projeto de doutoramento numa subárea do ciclo de estudos, incluindo o estudo do estado da arte.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de capacidades e competências para elaborar uma proposta de investigação e estabelecer o correspondente plano de trabalhos. Neste sentido, são identificadas e analisadas as problemáticas relacionadas com um trabalho de doutoramento em Estudos Políticos e Humanitários, realçando as principais questões de investigação numa dimensão multidisciplinar e interdisciplinar. Pretende-se familiarizar os doutorandos com as etapas de elaboração de uma proposta de trabalho de doutoramento que inclua as questões de investigação ou o problema a tratar, em ordem ao estabelecimento de um plano de trabalho pormenorizado, organizado e inovador, bem como proporcionar o conhecimento e a leitura de trabalhos de investigação avançada nas subáreas de conhecimento dos Estudos Políticos e Humanitários.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Método expositivo, incluindo a demonstração de recursos para que os alunos entendam os processos dinâmicos das atividades de pesquisa científica.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Sendo o objetivo principal a aprendizagem de conceitos, regras e procedimentos de investigação em ciências sociais, realizado com apoio no uso das tecnologias e explanação de estudos de caso. As funções realizadas pela tecnologia incluem: 1. Demonstração e explicação de notas para complementar a apresentação oral do professor; 2. Disponibilização de materiais com assuntos relevantes para os alunos discutirem; 3. Demonstração de recursos e procedimentos para que os alunos entendam os processos dinâmicos da pesquisa científica.
Bibliografia:
Heintze, H.-J. ; Thielborger, P. (2018). International Humanitarian Action – NOHA Textbook. New York: Springer.
Kellstedt, P. M. (2018).The Fundamentals of Political Science Research. Cambridge: CUP.
Kovács, G.; Spens, K. (2011). Relief Supply Chain Management for Disasters: Humanitarian Aid and Emergency Logistics. IGI Global.
Mazurana, D., Jacobsen, K. & Gale, L.A. (2013). Research Methods in Conflict Settings. Cambridge: CUP.
Stallings, R. A. (2003). Methods of Disaster Research. Xlibris.