Unidade Curricular:Código:
Métodos Avançados de Investigação1153MAIV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1DoutoramentoEstudos Políticos e Humanitários12 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês156
Objectivos de Aprendizagem:
Fornecer conhecimentos teóricos sobre procedimentos de investigação científica orientados para o desenho de projetos, a construção de planos de investigação e a apresentação de resultados.
Apresentar metodologias avançadas de investigação com recurso a bases de dados disponíveis e a procedimentos de recolha de informações e de tratamento, quantitativo e qualitativo.
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências na resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares. Competências Instrumentais: de análise e síntese; de aquisição de conhecimentos específicos da área científica; de comunicação oral e escrita; de gestão de informação (capacidade para procurar e analisar informação de várias fontes); Competências Interpessoais: de crítica e de autocrítica; de comunicação interdisciplinar; de compromisso ético; Competências Sistémicas: de investigação; de adaptação a novas situações; de promoção da qualidade.
Conteúdos Programáticos:
UL1 - Fundamentos do processo de investigação; Epistemologia e evolução científica - paradigmas objetivista e interpretativista. O tópico de investigação; o tipo de pergunta de investigação; decidir por investigação qualitativa ou quantitativa; escolher tipo de projeto de investigação; consideração das fontes a serem trabalhadas; ética em investigação.
UL2 - A Observação como técnica de recolha de dados; A entrevista como ferramenta de recolha de dados; Tipos de entrevista; Técnicas de preparação, condução e conclusão das entrevistas; A análise de conteúdo. Inquéritos por questionário como ferramenta de recolha de dados. A amostragem.
UL3 - A escrita do trabalho científico: a estrutura; o estilo gráfico; revisão de literatura; estilos de citação e referências bibliográficas. Implicações para o conhecimento científico. As regras de escrita: aplicação prática. Submissão e revisão de artigos e trabalhos científicos; apresentação pública de trabalhos de investigação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com o âmbito teórico e metodológico em contexto de Investigação e dotar os alunos das capacidades instrumentais preliminares para o trabalho académico; visa promover a reflexão crítica sobre a análise dos resultados efetivos; fomentar o trabalho autónomo e crítico dos alunos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, análise e discussão de bibliografia específica bem como reflexões críticas. Elaboração de exercícios práticos.
Realização de um trabalho prático contemplando a temática da escolha de assunto de tese, a metodologia escolhida e escrita de texto académico (100%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica: Conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; compromisso ético; desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, comunicação oral e escrita e de gestão de informação e resolução de problemas; da comunicação interdisciplinar; de aplicação de conhecimentos na prática de investigação; de trabalho autónomo.
Bibliografia:
UL1
Flick, U. (2015). Introducing Research Methodology: A Beginner's Guide to Doing a Research Project . London: Sage.
Fortín, M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Sabooks Editora
Hughes, K et al (2020) Introduction: making the case for qualitative interviews , In International Journal of Social Research Methodology. Vol. 23 Issue 5, p541-545. (B-On, DOI:10.1080/13645579.2020.1766756)
UL2
Creswell, J. & Poth, C. (2017), Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, London, Sage.
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Ed.) (2017), The Handbook of Qualitative Researsh, London: Sage.
Hollway, W. & Jofferson, T. (2000), Doing Qualitative Researsh Differently, London: Sage.
UL3
Normas de Estilo para Teses de Doutoramento, UFP, 2013.
Sarmento, M. (2008), Guia Prático sobre Metodologia Científica para a Elaboração, Escrita e Apresentação de Teses de Doutoramento, Dissertações de Mestrado e Trabalhos de Investigação Aplicada. Lisboa: U. Lusíada.
Docente (* Responsável):
Daniel Seabra (das@ufp.edu.pt)
Isabel Costa Leite (icleite@ufp.edu.pt)
Paula Mota Santos (pmsantos@ufp.edu.pt)