Unidade Curricular: | Código: | ||
Métodos Avançados de Investigação | 1153MAIV | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Doutoramento | Estudos Políticos e Humanitários | 12 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 156 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Fornecer conhecimentos teóricos sobre procedimentos de investigação científica orientados para o desenho de projetos, a construção de planos de investigação e a apresentação de resultados. Apresentar metodologias avançadas de investigação com recurso a bases de dados disponíveis e a procedimentos de recolha de informações e de tratamento, quantitativo e qualitativo. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências na resolução de problemas em situações novas e em contextos alargados e multidisciplinares. Competências Instrumentais: de análise e síntese; de aquisição de conhecimentos específicos da área científica; de comunicação oral e escrita; de gestão de informação (capacidade para procurar e analisar informação de várias fontes); Competências Interpessoais: de crítica e de autocrítica; de comunicação interdisciplinar; de compromisso ético; Competências Sistémicas: de investigação; de adaptação a novas situações; de promoção da qualidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
UL1 - Fundamentos do processo de investigação; Epistemologia e evolução científica - paradigmas objetivista e interpretativista. O tópico de investigação; o tipo de pergunta de investigação; decidir por investigação qualitativa ou quantitativa; escolher tipo de projeto de investigação; consideração das fontes a serem trabalhadas; ética em investigação. UL2 - A Observação como técnica de recolha de dados; A entrevista como ferramenta de recolha de dados; Tipos de entrevista; Técnicas de preparação, condução e conclusão das entrevistas; A análise de conteúdo. Inquéritos por questionário como ferramenta de recolha de dados. A amostragem. UL3 - A escrita do trabalho científico: a estrutura; o estilo gráfico; revisão de literatura; estilos de citação e referências bibliográficas. Implicações para o conhecimento científico. As regras de escrita: aplicação prática. Submissão e revisão de artigos e trabalhos científicos; apresentação pública de trabalhos de investigação. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com o âmbito teórico e metodológico em contexto de Investigação e dotar os alunos das capacidades instrumentais preliminares para o trabalho académico; visa promover a reflexão crítica sobre a análise dos resultados efetivos; fomentar o trabalho autónomo e crítico dos alunos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, análise e discussão de bibliografia específica bem como reflexões críticas. Elaboração de exercícios práticos. Realização de um trabalho prático contemplando a temática da escolha de assunto de tese, a metodologia escolhida e escrita de texto académico (100%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Exposição teórica: Conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; compromisso ético; desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, comunicação oral e escrita e de gestão de informação e resolução de problemas; da comunicação interdisciplinar; de aplicação de conhecimentos na prática de investigação; de trabalho autónomo. | |||
Bibliografia: | |||
UL1 Flick, U. (2015). Introducing Research Methodology: A Beginner's Guide to Doing a Research Project . London: Sage. Fortín, M. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Sabooks Editora Hughes, K et al (2020) Introduction: making the case for qualitative interviews , In International Journal of Social Research Methodology. Vol. 23 Issue 5, p541-545. (B-On, DOI:10.1080/13645579.2020.1766756) UL2 Creswell, J. & Poth, C. (2017), Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Approaches, London, Sage. Denzin, N. & Lincoln, Y. (Ed.) (2017), The Handbook of Qualitative Researsh, London: Sage. Hollway, W. & Jofferson, T. (2000), Doing Qualitative Researsh Differently, London: Sage. UL3 Normas de Estilo para Teses de Doutoramento, UFP, 2013. Sarmento, M. (2008), Guia Prático sobre Metodologia Científica para a Elaboração, Escrita e Apresentação de Teses de Doutoramento, Dissertações de Mestrado e Trabalhos de Investigação Aplicada. Lisboa: U. Lusíada. |