Unidade Curricular:Código:
Transnacionalismos e Transculturações150TNTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEstudos Culturais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se com esta disciplina que os alunos debatam a temática da relação entre o cultural e o político, na dimensão espacializada do estado-nação e sua superação, no quadro da globalização. Para tal, este último conceito será primeiramente abordado num conspecto geral das suas implicações, seguindo-se uma análise mais detalhada do quadro político-cultural.
Os alunos deverão desenvolver competências de leitura, apresentação oral e escrita e debate crítico de ideias. Deverão ainda desenvolver competências básicas de investigação.
Conteúdos Programáticos:
CONTENTS
Unit I: Transnationalism and transculturation
1. The traditional framework: state, nation and nationalism
2. Beyond nationalism: transnationalism and globalization – cultural impacts
3. Core concepts and methodologies for studying transnationalism and transculturation
Unit II: The political-cultural fields
4. Migration and diasporas
5. Transnational civil-society
6. Transnational politics
7. Summary: citizenship versus identity?
8. Case studies
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
O conhecimento e reflexão crítica sobre transnacionalismo requerem conhecimento de base da ciência política e dos estudos culturais, nos seus conteúdos e métodos. Os estudos de caso complementam a aprendizagem e envolvem o aluno em atividades de pesquisa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-praticas: discussão de textos; apresentação de trabalhos pelos alunos
REGRAS DE AVALIAÇÃO
Dois testes escritos: 70%
Trabalho temático individual (escrito c/ apresentação oral): 30%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia adoptada visa despertar o interesse e ajudar a consolidar os conhecimentos dos alunos. Os testes e trabalhos pretendem produzir, com objectividade, indicadores das aprendizagens.
Bibliografia:
APPADURAI, A. (1996). Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minnesota UP
BARKER, C. (2003). The SAGE Dictionary of Cultural Studies. London: Sage
DE JONG, S. & DANNECKER, P. (2018). Connecting and confronting transnationalism: bridging concepts and moving critique. In Identities, 25(5), pp. 493-506
HANNERZ, U. (1996). Transnational connections: Culture, people, places. London: Routledge
LECHNER, F. & BOLI, J. (eds.) (2008). The Globalization reader. 3rd ed. Oxford: Blackwell
NOWICKA, M. (2020). (Dis)connecting migration: transnationalism and nationalism beyond connectivity. In Comparative Migration Studies, 8(20).
TEDESCHI, M., VOROBEVA, E. & JAUHIAINEN (2020). Transnationalism: current debates and new perspectives In Geojournal
VERTOVEC, S. (1999) Conceiving and researching transnationalism. In Ethnic and Racial Studies, 22(2), pp. 447-462
VERTOVEC, S. (2001) Transnationalism and identity, Journal of Ethnic and Migration Studies, 27(4), pp. 573-582
Docente (* Responsável):
Ana Campina (acampina@ufp.edu.pt)