Unidade Curricular: | Código: | ||
Transnacionalismos e Transculturações | 150TNTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Estudos Culturais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se com esta disciplina que os alunos debatam a temática da relação entre o cultural e o político, na dimensão espacializada do estado-nação e sua superação, no quadro da globalização. Para tal, este último conceito será primeiramente abordado num conspecto geral das suas implicações, seguindo-se uma análise mais detalhada do quadro político-cultural. Os alunos deverão desenvolver competências de leitura, apresentação oral e escrita e debate crítico de ideias. Deverão ainda desenvolver competências básicas de investigação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CONTENTS Unit I: Transnationalism and transculturation 1. The traditional framework: state, nation and nationalism 2. Beyond nationalism: transnationalism and globalization – cultural impacts 3. Core concepts and methodologies for studying transnationalism and transculturation Unit II: The political-cultural fields 4. Migration and diasporas 5. Transnational civil-society 6. Transnational politics 7. Summary: citizenship versus identity? 8. Case studies | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O conhecimento e reflexão crítica sobre transnacionalismo requerem conhecimento de base da ciência política e dos estudos culturais, nos seus conteúdos e métodos. Os estudos de caso complementam a aprendizagem e envolvem o aluno em atividades de pesquisa. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-praticas: discussão de textos; apresentação de trabalhos pelos alunos REGRAS DE AVALIAÇÃO Dois testes escritos: 70% Trabalho temático individual (escrito c/ apresentação oral): 30% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia adoptada visa despertar o interesse e ajudar a consolidar os conhecimentos dos alunos. Os testes e trabalhos pretendem produzir, com objectividade, indicadores das aprendizagens. | |||
Bibliografia: | |||
APPADURAI, A. (1996). Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minnesota UP BARKER, C. (2003). The SAGE Dictionary of Cultural Studies. London: Sage DE JONG, S. & DANNECKER, P. (2018). Connecting and confronting transnationalism: bridging concepts and moving critique. In Identities, 25(5), pp. 493-506 HANNERZ, U. (1996). Transnational connections: Culture, people, places. London: Routledge LECHNER, F. & BOLI, J. (eds.) (2008). The Globalization reader. 3rd ed. Oxford: Blackwell NOWICKA, M. (2020). (Dis)connecting migration: transnationalism and nationalism beyond connectivity. In Comparative Migration Studies, 8(20). TEDESCHI, M., VOROBEVA, E. & JAUHIAINEN (2020). Transnationalism: current debates and new perspectives In Geojournal VERTOVEC, S. (1999) Conceiving and researching transnationalism. In Ethnic and Racial Studies, 22(2), pp. 447-462 VERTOVEC, S. (2001) Transnationalism and identity, Journal of Ethnic and Migration Studies, 27(4), pp. 573-582 |