Unidade Curricular: | Código: | ||
Questões Aprofundadas em Estudos Culturais | 292QAEC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Estudos Culturais (Estudos Antropológicos) | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 104 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Aquisição da definição do campo de estudos em questão Promover a capacidade de um entendimento da complexidade do conceito de cultura/identidade nas suas várias dimensões Desenvolver capacidade de identificação dos principais linhas dos temas leccionados e sua instanciação prática em questões sociais específicas e respectivas análises | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
identidade social num presente globalizado: as políticas identitárias - questões de género, raça e etnicidade vistas pelo prisma da encorporação ul1 1. conceito de identidade social 2. concepção essencialista vs concepção processual 3. identidade social na modernidade tardia 4. espaço e pertença ul2 5.o corpo humano como lugar de cruzamento do ''natural'' e do ''cultural'' 7. conceptualização e diferenciação (o caso das categorias de sexo, género e raça) 8.Corpo e Raça: identidade e encorporação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aquisição da definição do campo de estudos em questão (pontos 1 a 8) Promover a capacidade de um entendimento da complexidade do conceito de cultura/identidade nas suas várias dimensões (pontos 1; 2; 3 e 4) Desenvolver capacidade de identificação dos principais linhas dos temas leccionados e sua instanciação prática em questões sociais específicas e respectivas análises (pontos 5; 6 e 7) | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo complementadas por aulas de práticas (discussão de materiais lidos) Trabalhos práticos escritos de análise de temáticas sociais atuais | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A natureza dos pontos da UL1 é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via de trabalhos práticos (UL2) visa a produção das capacidades de aplicação prática referidas nos Objetivos. | |||
Bibliografia: | |||
APPADURAI, A, (2004), Dimensões culturais da globalização : a modernidade sem peias, Lisboa : Teorema BARTHES, R, (c1976), ‘O Mito, hoje ’, in Mitologias, Lisboa, edições 70, pp249/298 FRASER, M, and GRECO, M, (ed by), (2004 ) The Body – a reader, London, Routledge JACKSON, S, and SCOTT, S, (ed by, (2002), Gender – a sociological reader, London, Routledge LOVELL, N, (ed), (1998), Locality and Belonging, London and New York, Routledge WOODWARD, Katherine, (org) Identity and Difference, Milton Keynes and London, Open University & Sage |