Unidade Curricular:Código:
Questões Aprofundadas em Estudos Culturais292QAEC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEstudos Culturais (Estudos Antropológicos)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Aquisição da definição do campo de estudos em questão
Promover a capacidade de um entendimento da complexidade do conceito de cultura/identidade nas suas várias dimensões
Desenvolver capacidade de identificação dos principais linhas dos temas leccionados e sua instanciação prática em questões sociais específicas e respectivas análises
Conteúdos Programáticos:
identidade social num presente globalizado: as políticas identitárias - questões de género, raça e etnicidade vistas pelo prisma da encorporação
ul1
1. conceito de identidade social
2. concepção essencialista vs concepção processual
3. identidade social na modernidade tardia
4. espaço e pertença

ul2
5.o corpo humano como lugar de cruzamento do ''natural'' e do ''cultural''
7. conceptualização e diferenciação (o caso das categorias de sexo, género e raça)
8.Corpo e Raça: identidade e encorporação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aquisição da definição do campo de estudos em questão (pontos 1 a 8)
Promover a capacidade de um entendimento da complexidade do conceito de cultura/identidade nas suas várias dimensões (pontos 1; 2; 3 e 4)
Desenvolver capacidade de identificação dos principais linhas dos temas leccionados e sua instanciação prática em questões sociais específicas e respectivas análises (pontos 5; 6 e 7)
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo complementadas por aulas de práticas (discussão de materiais lidos)
Trabalhos práticos escritos de análise de temáticas sociais atuais
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza dos pontos da UL1 é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via de trabalhos práticos (UL2) visa a produção das capacidades de aplicação prática referidas nos Objetivos.
Bibliografia:
APPADURAI, A, (2004), Dimensões culturais da globalização : a modernidade sem peias, Lisboa : Teorema
BARTHES, R, (c1976), ‘O Mito, hoje ’, in Mitologias, Lisboa, edições 70, pp249/298
FRASER, M, and GRECO, M, (ed by), (2004 ) The Body – a reader, London, Routledge
JACKSON, S, and SCOTT, S, (ed by, (2002), Gender – a sociological reader, London, Routledge
LOVELL, N, (ed), (1998), Locality and Belonging, London and New York, Routledge
WOODWARD, Katherine, (org) Identity and Difference, Milton Keynes and London, Open University & Sage