Unidade Curricular:Código:
Política Demográfica e Movimentos Migratórios777PDMM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
i. Assimilar os campos teóricos fundamentais sobre a política demográfica e os movimentos migratórios e suas implicações na sociedade global contemporânea.
ii. Perceber a relação entre políticas de controlo de população e direitos da família; as consequências económicas, sociais e políticas dos programas de controlo/incentivo da natalidade
iii.Entender as diferentes posições quanto à demografia familiar presentes em grupos étnicos numa mesma sociedade;
Iv.Discernir sobre os grandes desafios contemporâneos em relação às alterações demográficas em diferentes contextos e realidades.
v.Conhecer e compreender os grandes movimentos migratórios contemporâneos, suas origens, suas consequências e implicações politicas, culturais, económicas e ecológicas.
vi.Adquirir competências para trabalhar na definição de políticas demográficas, e na previsão e gerência de conflitos associados a graves mutações demográficas, como é o caso das migrações.
Conteúdos Programáticos:
1. Introdução à Unidade Curricular. Conceitos Gerais. Os conceitos de Demografia, População, Movimentos Migratórios e Politica Demográfica.
2: Políticas de Natalidade. Políticas de controlo demográfico: contracepção e esterilização; incentivos à Natalidade.
3: Movimentos Migratórios.
4: Movimentos Migratórios e Desafios Políticos.
5. Conclusão: Os desafios da Politica Demográfica
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da sociologia da família e da demografia. Os discentes devem dominar os conceitos de estrutura familiar, género, população, estrutura populacional, migrações e teorias demográficas.
Unidade 2 - Os conteúdos programáticos têm por objetivo possibilitar aos discentes a compreensão das políticas de controlo de natalidade. Os discentes devem compreender e dominar as dimensões biológicas culturais e sociais que influem nas políticas de natalidade.
Unidade 3 - Os conteúdos programados aprofundam as implicações das migrações na estrutura demográfica de uma população e devem possibilitar aos discentes a compreensão das politicas migratórias.
Unidade 4 – Os conteúdos programáticos pretendem possibilitar os conhecimentos fundamentais para que os discentes tomem consciência das profundas alterações nas sociedades contemporâneas e suas consequências nos movimentos migratórios.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos. Leitura de artigos específicos sobre uma das temáticas, para aprofundamento e discussão. Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos. Apresentação de um Documentário. Unidade 3 - Exposição teórica de conteúdos. Leitura de artigos específicos sobre uma das temáticas, para aprofundamento e discussão. Unidade 4 - Exposição teórica de conteúdos. Leitura de artigos específicos sobre uma das temáticas, para aprofundamento e discussão.
Bibliografia:
BANDEIRA, Mário Leston (2004). Demografia. Objecto. Teorias e Métodos, Lisboa: Escolar Editora.
BLACK, R., (1998). Refugees, Environment and Development, London: Addison Wesley Longman.
CHASTELAND, J-C, CHESNAIS, J-C (dir), (2003). La Population du Monde. Géants démographiques et défis internationaux, Paris: INED.
DUPÂQUIER, Jacques (1999). A População Mundial no Século XX, Lisboa: Piaget, Lisboa.
GRAHAM-SMITH, Francis (1994). Population. The Complex Reality, London: Royal Society.
NAZARETH, M, (2004). Demografia – A Ciência da População, Lisboa: Ed. Presença.
SKELDON, R., Migration and Development – A Global Perspective, Longman, Harlow, 1997
VEIGA, Teresa (2003). “A População Portuguesa no último século: permanências e mudanças”, in Ler História, nº45, pp.91-109.
VIDAL, Annie (1994). La Pensée Démographique, Col. Economie en Plus, Grenoble: PUG.
Docente (* Responsável):
Álvaro Campelo (campelo@ufp.edu.pt)