Unidade Curricular: | Código: | ||
Ordem Política e Económica Internacional: Globalização e Glocalização | 1142OPEI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos: i. dominem o conceito amplo de globalização, nas suas múltiplas facetas – económica, social, política e cultural; que compreendam a ordem política e económica global: integrando conceitos, teorias e aplicações práticas. ii. desenvolvam competências de interação pela participação, em sala de aula, nas aresentações e debates sobre as temáticas mencionadas; iii. aprendam a gerir informação e a avaliá-la criticamente, a partir de leituras orientadas; iv. aperfeiçoem competências de comunicação oral e escrita; v. desenvolvam competências de análise crítica e síntese, conducentes à sedimentação de competências de auto-aprendizagem e de abordagem profissional às temáticas da UC. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade Lectiva I – Os debates da Globalização 1. Globalização/Glocalização 1.1. Os conceitos. 1.2. Impactos económicos, sociais, políticos e culturais da globalização: sinopse. 2. Governação global: o quadro político 2.1. O quadro tradicional e sua superação: Estado-Nação e nacionalismo. 2.2. Os modelos multinível da governação global: os níveis, sua lógica e articulação. 2.3. Estados frágeis. 2.4. Desafios ao multilateralismo e neonacionalismos. Unidade Lectiva II – Ordem político-económica internacional 3. Governação global: as políticas. 3.1. O comércio internacional: o ‘regime liberal do comércio internacional’. 3.2. Produção transnacional e direitos laborais. 3.3. Desenvolvimento económico e cooperação num mundo assimétrico. 3.4. Políticas de ambiente. 3.5. Migrações e refugiados. 3.6. Políticas securitárias. 4. Estudos de caso: apresentação e discussão dos relatórios dos alunos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
As temáticas abordadas permitem a aquisição de conhecimento amplo e atualizado sobre esta área de estudos. Esse conhecimento potencia futuro estudo autónomo, ou académico de grau superior, e bem assim a aproximação a uma prática profissional em RI. A abordagem a estudos de caso reforça essa dimensão aplicada da UC. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teórico-práticas: discussão de textos e outros materiais audio/visuais; apresentação de trabalhos pelos alunos 2 elementos de avaliação teórica (35% + 35%); 1 trabalho (20%); presença e válida participação (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia adotada visa fornecer a informação necessária sobre as áreas temáticas da UC, despertar o interesse, propiciar momentos de estudo orientado e de progressiva pesquisa autónoma e apresentação de resultados e ajudar a consolidar os conhecimentos e competências dos alunos. Os testes e outros elementos de avaliação pretendem produzir, com objectividade, indicadores das aprendizagens. | |||
Bibliografia: | |||
APPADURAI, A. (2005). Dimensões Culturais da Globalização. Teorema BURNELL, P., et al. (eds.) (2017). Politics in the Developing World. OUP CASTELLS, M. (2005). A Era da Informação: Economia, Sociedade, Cultura. F.C. Gulbenkian FIDDIAN-QASMIYEH, E. et al. (eds.) (2016). The Oxford Handbook of Refugee & Forced Migration Studies. OUP GLOCALISM. http://www.glocalismjournal.net/ HELD, D. (ed.) (2005). A globalizing world?: culture, economics, politics. Routledge KARNS, M. & MINGST, K. (2015). International Organizations: The Politics and Processes of Global Governance. 3ª ed. Lynne Rienner Publishers LECHNER, F. & BOLI, J., (eds.) (2008). The Globalization reader. Blackwell O'BRIEN, R. & WILLIAMS, M. (2016). Global political Economy. Evolution and Dynamics. Palgrave/Macmillan ROBERTSON, M. (2017). Sustainability Principles and Practice. 2ª ed. Routledge SANTOS, B. S. (ed.) (2000). Globalização: Fatalidade ou Utopia? Afrontamento |