Unidade Curricular:Código:
Ordem Política e Económica Internacional: Globalização e Glocalização1142OPEI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos:
i. dominem o conceito amplo de globalização, nas suas múltiplas facetas – económica, social, política e cultural; que compreendam a ordem política e económica global: integrando conceitos, teorias e aplicações práticas.
ii. desenvolvam competências de interação pela participação, em sala de aula, nas aresentações e debates sobre as temáticas mencionadas;
iii. aprendam a gerir informação e a avaliá-la criticamente, a partir de leituras orientadas;
iv. aperfeiçoem competências de comunicação oral e escrita;
v. desenvolvam competências de análise crítica e síntese, conducentes à sedimentação de competências de auto-aprendizagem e de abordagem profissional às temáticas da UC.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Lectiva I – Os debates da Globalização
1. Globalização/Glocalização
1.1. Os conceitos.
1.2. Impactos económicos, sociais, políticos e culturais da globalização: sinopse.
2. Governação global: o quadro político
2.1. O quadro tradicional e sua superação: Estado-Nação e nacionalismo.
2.2. Os modelos multinível da governação global: os níveis, sua lógica e articulação.
2.3. Estados frágeis.
2.4. Desafios ao multilateralismo e neonacionalismos.
Unidade Lectiva II – Ordem político-económica internacional
3. Governação global: as políticas.
3.1. O comércio internacional: o ‘regime liberal do comércio internacional’.
3.2. Produção transnacional e direitos laborais.
3.3. Desenvolvimento económico e cooperação num mundo assimétrico.
3.4. Políticas de ambiente.
3.5. Migrações e refugiados.
3.6. Políticas securitárias.
4. Estudos de caso: apresentação e discussão dos relatórios dos alunos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As temáticas abordadas permitem a aquisição de conhecimento amplo e atualizado sobre esta área de estudos.
Esse conhecimento potencia futuro estudo autónomo, ou académico de grau superior, e bem assim a aproximação a uma prática profissional em RI.
A abordagem a estudos de caso reforça essa dimensão aplicada da UC.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas: discussão de textos e outros materiais audio/visuais; apresentação de trabalhos pelos alunos
2 elementos de avaliação teórica (35% + 35%); 1 trabalho (20%); presença e válida participação (10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia adotada visa fornecer a informação necessária sobre as áreas temáticas da UC, despertar o interesse, propiciar momentos de estudo orientado e de progressiva pesquisa autónoma e apresentação de resultados e ajudar a consolidar os conhecimentos e competências dos alunos. Os testes e outros elementos de avaliação pretendem produzir, com objectividade, indicadores das aprendizagens.
Bibliografia:
APPADURAI, A. (2005). Dimensões Culturais da Globalização. Teorema
BURNELL, P., et al. (eds.) (2017). Politics in the Developing World. OUP
CASTELLS, M. (2005). A Era da Informação: Economia, Sociedade, Cultura. F.C. Gulbenkian
FIDDIAN-QASMIYEH, E. et al. (eds.) (2016). The Oxford Handbook of Refugee & Forced Migration Studies. OUP
GLOCALISM. http://www.glocalismjournal.net/
HELD, D. (ed.) (2005). A globalizing world?: culture, economics, politics. Routledge
KARNS, M. & MINGST, K. (2015). International Organizations: The Politics and Processes of Global Governance. 3ª ed. Lynne Rienner Publishers
LECHNER, F. & BOLI, J., (eds.) (2008). The Globalization reader. Blackwell
O'BRIEN, R. & WILLIAMS, M. (2016). Global political Economy. Evolution and Dynamics. Palgrave/Macmillan
ROBERTSON, M. (2017). Sustainability Principles and Practice. 2ª ed. Routledge
SANTOS, B. S. (ed.) (2000). Globalização: Fatalidade ou Utopia? Afrontamento