Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação - Discurso Político | 1142GRCP | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Nesta unidade curricular as competências são as seguintes: 1 - O discurso como memória e identidade dos humanos; 2 - Compreender e contextualizar o aparecimento e a gramática do discurso político; 3 - Compreender e identificar a estrutura desse discurso enquanto mecanismo de persuasão nas sociedades democráticas; 4 - Compreender a manipulação inerente a esse discurso, sobretudo nos regimes populistas actuais. Quanto aos resultados da aprendizagem, é suposto os alunos; 1 - Em sentido estrito, identificarem a história do discurso democrático e as suas vicissitudes. 2 - Em sentido geral, revelarem um nível elevado de maturidade intelectual, capaz de reforçar a personalidade cívica e as futuras aptidões profissionais. Pretende-se ainda o desenvolvimento de competências que lhe permitam fazer análise do discurso e reflectir nas suas relações com a ciência e a sociedade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
A destruição do discurso e a destruição da memória; A democracia, e a importância do discurso, na Grécia Antiga; A estrutura do discurso em geral e do discurso político como meio de persuasão; A demagogia, a manipulação e a desinformação no discurso político do populismo actual. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos acima descritos permitem justamente alcançar os conteúdos programáticos da unidade curricular: compreender a importância do discurso como memória e identidade e perceber a conceptualização e práticas discursivas das sociedades democráticas. Em termos genéricos, procura-se incentivar a maturidade crítica, intelectual e de intervenção cívica dos alunos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Num primeiro momento as aulas são de natureza expositiva: será discutido um conjunto de textos sobre os tópicos enunciados, sendo sempre solicitada, contudo, a intervenção dos alunos. Seguir-se-á uma prova individual de avaliação de conhecimentos. Na segunda parte do semestre há lugar a uma apresentação individual de um trabalho. É de tema livre de CPRI, mas tem de debater pontos da matéria leccionada anteriormente. Em suma, a avaliação é contínua e contempla uma frequência (12 valores), uma apresentação individual em sala de aula (6 valores) e 2 valores restantes para a intervenção e participação dos alunos na discussão e análise dos textos do programa. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A forma da avaliação enunciada em cima permite dar cumprimento ao que está descrito nos objectivos de aprendizagem: a aquisição de conhecimento, a prática desse conhecimento, através dos trabalhos individuais, e a dimensão cívica e crítica inerente aos dois pontos anteriores. | |||
Bibliografia: | |||
Aristóteles (1998). Retórica. IN-CM Barroso, E. P. e Estrada, R. (2018). "De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade." Estudos em Comunicação, 26. Harari, Y. N. (2018). "A árvore do conhecimento" in Sapiens De Animais a Deuses. Elsinore Mello, P. C. (2021). "Bolsonaro e o manual de Viktor Orbán para acabar com a imprensa crítica" in Máquina do Ódio. Quetzal. Meyer et alii. (2002). História da Retórica. Temas & Debates. Muirhead, R. and Rosenblum, N. L. (2020). "Knowledge" in A lot of people are saying. Princeton UP Nietzsche, F. (1996). Acerca da verdade e da mentira no sentido extramoral. Círculo de Leitores Ovenden, R. (2020). "Saravejo Mon Amour" in Burning the Books. John Murray Platão (1981). Fedro. Guimarães Editores. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Rui Estrada (restrada@ufp.edu.pt) |