Unidade Curricular:Código:
Gramática da Comunicação - Discurso Político1142GRCP
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta unidade curricular as competências são as seguintes:
1 - O discurso como memória e identidade dos humanos;
2 - Compreender e contextualizar o aparecimento e a gramática do discurso político;
3 - Compreender e identificar a estrutura desse discurso enquanto mecanismo de persuasão nas sociedades democráticas;
4 - Compreender a manipulação inerente a esse discurso, sobretudo nos regimes populistas actuais.
Quanto aos resultados da aprendizagem, é suposto os alunos;
1 - Em sentido estrito, identificarem a história do discurso democrático e as suas vicissitudes.
2 - Em sentido geral, revelarem um nível elevado de maturidade intelectual, capaz de reforçar a personalidade cívica e as futuras aptidões profissionais.
Pretende-se ainda o desenvolvimento de competências que lhe permitam fazer análise do discurso e reflectir nas suas relações com a ciência e a sociedade.
Conteúdos Programáticos:
A destruição do discurso e a destruição da memória;
A democracia, e a importância do discurso, na Grécia Antiga;
A estrutura do discurso em geral e do discurso político como meio de persuasão;
A demagogia, a manipulação e a desinformação no discurso político do populismo actual.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos acima descritos permitem justamente alcançar os conteúdos programáticos da unidade curricular: compreender a importância do discurso como memória e identidade e perceber a conceptualização e práticas discursivas das sociedades democráticas.
Em termos genéricos, procura-se incentivar a maturidade crítica, intelectual e de intervenção cívica dos alunos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Num primeiro momento as aulas são de natureza expositiva: será discutido um conjunto de textos sobre os tópicos enunciados, sendo sempre solicitada, contudo, a intervenção dos alunos.
Seguir-se-á uma prova individual de avaliação de conhecimentos.
Na segunda parte do semestre há lugar a uma apresentação individual de um trabalho. É de tema livre de CPRI, mas tem de debater pontos da matéria leccionada anteriormente.
Em suma, a avaliação é contínua e contempla uma frequência (12 valores), uma apresentação individual em sala de aula (6 valores) e 2 valores restantes para a intervenção e participação dos alunos na discussão e análise dos textos do programa.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A forma da avaliação enunciada em cima permite dar cumprimento ao que está descrito nos objectivos de aprendizagem: a aquisição de conhecimento, a prática desse conhecimento, através dos trabalhos individuais, e a dimensão cívica e crítica inerente aos dois pontos anteriores.
Bibliografia:
Aristóteles (1998). Retórica. IN-CM
Barroso, E. P. e Estrada, R. (2018). "De Hípias Menor a Trump: das virtudes do erro (e da mentira) ao erro da pós-verdade." Estudos em Comunicação, 26.
Harari, Y. N. (2018). "A árvore do conhecimento" in Sapiens De Animais a Deuses. Elsinore
Mello, P. C. (2021). "Bolsonaro e o manual de Viktor Orbán para acabar com a imprensa crítica" in Máquina do Ódio. Quetzal.
Meyer et alii. (2002). História da Retórica. Temas & Debates.
Muirhead, R. and Rosenblum, N. L. (2020). "Knowledge" in A lot of people are saying. Princeton UP
Nietzsche, F. (1996). Acerca da verdade e da mentira no sentido extramoral. Círculo de Leitores
Ovenden, R. (2020). "Saravejo Mon Amour" in Burning the Books. John Murray
Platão (1981). Fedro. Guimarães Editores.
Docente (* Responsável):
Rui Estrada (restrada@ufp.edu.pt)